Furacão Milton agora ao vivo: saiba acompanhar fenômeno por app e site
Furacão Milton deve atingir o estado da Flórida, nos Estados Unidos, nas próximas horas; saiba como acompanhar a localização em tempo real da tempestade com app ou site
O Furacão Milton deve atingir o estado da Flórida, nos Estados Unidos, ainda na noite desta quarta-feira (9), e é possível acompanhar o fenômeno meteorológico por meio de sites e apps para se manter informado. Especialistas indicam que a tempestade pode ser extrema, colocando em risco a vida de diversas pessoas. A previsão, segundo o Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center, em inglês), é que a tempestade atinja algum local entre as cidades de Tarpon Springs e Cape Coral entre quarta-feira à noite e quinta de manhã.
🔎 Quantos graus hoje? 6 apps para acompanhar temperatura na onda de calor
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
É esperado que a tempestade, tida como um evento de categoria 5, perca intensidade ao anoitecer, atingindo a categoria 3. Apesar disso, autoridades estadunidenses afirmam que o furacão Milton tem potencial para se tornar uma das tempestades mais destrutivas da Flórida. Pensando nisso, o TechTudo reuniu, a seguir, algumas plataformas que podem ajudar a acompanhar o fenômeno. Abaixo, veja como usar o aplicativo para ver furacões Hurricane Tracker no celular e conheça outros sites que podem ser úteis para se manter informado durante a tempestade.
🎥 Furacão Milton: astronauta da Nasa capta imagens do fenômeno no espaço

Furacão Milton: astronauta da Nasa capta imagens do fenômeno no espaço; veja vídeo
📝 Qual ar condicionado gasta pouca energia? Veja no Fórum TechTudo
Milton agora: saiba usar aplicativo para ver o furacão em tempo real
o 1. Após baixar o Hurricane Tracker no celular, abra o aplicativo e conceda as permissões exigidas por ele. Você deverá permitir o aos dados de localização para que o app possa funcionar;
o 2. Logo na página inicial, é possível conferir as tempestades ativas. No momento, Leslie e Milton atingem o oceano Atlântico, e Barijat, o Pacífico. Para saber mais informações sobre o furacão Milton, clique sobre a aba "Milton". Você também pode checar a aba "Avisos" para ver os alertas ativos no momento;

o 3. Na tela seguinte, é possível checar os pontos calculados de alcance da tempestade clicando sobre as setas. Também há informações sobre a previsão da velocidade dos ventos e o horário em que o furacão possivelmente deve atingir as localidades. Esses dados podem ser observados na parte inferior da tela;

o 4. Além disso, pelo app, também é possível consultar diferentes tipos de mapas alterando as opções no menu do centro da tela. Para checar mais informações sobre eles, basta clicar no ícone "i" no canto superior direito da tela — vale dizer, no entanto, que os textos estão disponíveis apenas em inglês.

Furacão Milton agora ao vivo: outras plataformas para acompanhar online
Outras plataformas podem ser usadas para acompanhar o furacão Milton ao vivo. Uma delas é a Windy, que pode ser ada através do site "www.windy.com/" (sem aspas). Por meio da ferramenta, usuários podem conferir diversas informações detalhadas sobre o clima, além de alertas de fenômenos meteorológicos. O site permite que usuário navegue por diferentes "camadas", são capazes de fornecer diferentes informações.
É possível checar a velocidade dos ventos, a temperatura, a probabilidade de chuva, o tipo de precipitação e se há tempestades sendo formadas, por exemplo. Além disso, o app também tem uma camada de "alertas de clima" que podem indicar fenômenos extremos, como o furacão Milton.

O furacão Milton também pode ser acompanhado por meio da ferramenta Ventusky. Ela pode ser ada tanto pelo navegador, através do site "www.ventusky.com/" (sem aspas), quanto pelo aplicativo para celular. A leitura do mapa é bastante intuitiva: ao clicar em "radar", as áreas em cinza e em tons de azul indicam baixos níveis de precipitação, enquanto cores mais avermelhadas indicam taxas mais altas. O vermelho mais intenso, por outro lado, pode indicar tempestades mais fortes, incluindo o aparecimento de chuvas intensas com furacões e tornados.

As duas plataformas também contam com um recurso que permite checar as previsões para as horas seguintes. Para usá-lo, basta clicar sobre o ícone de "play", na parte inferior da tela, para acompanhar a movimentação do mapa. Com o recurso, é possível checar qual é o momento esperado para que o furacão Milton atinja solo americano.
Além desses sites, também existem outras ferramentas disponibilizadas por veículos de comunicação internacional que permitem acompanhar o furacão. O jornal USA Today, por exemplo, disponibilizou um mapa para monitorar o fenômeno, e também tem feito transmissões ao vivo com informações sobre o furacão.
Por fim, outra forma de ver o furacão Milton em tempo real é por meio de transmissões ao vivo. No canal do YouTube Times Now (https://www.youtube.com/watch?v=hAlBsBsbA3c), por exemplo, é possível acompanhar uma live com imagens da Nasa mostrando o caminho da tempestade.
Com informações de USA Today