Selo Procel: veja o que é, o que significa e como entender as letras
Selo do Inmetro indica quais eletrodomésticos consomem mais ou menos energia elétrica, como geladeiras, air fryers e máquinas de lavar; veja o que é e significado do Procel
O selo Procel é uma etiqueta comumente vista em eletrodomésticos, como geladeiras, ar-condicionados e máquinas de lavar. Desenvolvido segundo os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Procel serve como um indicador de consumo de energia elétrica, mostrando uma média do gasto gerado pelo aparelho. No entanto, nem todos os consumidores sabem o que ele é, o que significa e como pode ajudar na hora de comprar um produto — o que pode doer no bolso no fim das contas.
Além de um bom consumo de luz, o selo ainda atesta a eficiência do aparelho, sendo um bom aliado para quem quer escolher eletrodomésticos sustentáveis. Para explicar melhor o tema, o TechTudo elaborou um guia completo sobre o assunto, como categorias, classificações e as vantagens de comprar produtos que o tenham estampado. Confira, a seguir, o que é, o que significa e como entender as letras do selo Procel.

📝 Computador puxando muita energia? Veja no Fórum do TechTudo
O que é Selo Procel? Entenda o indicador
Para entender a classificação dada pelo selo do Inmetro, primeiro é preciso saber o que ele é, como funciona e quais categorias de eletrodomésticos abrange. Por isso, confira o índice de assuntos que serão abordados nesta matéria sobre selo Procel:
- 1. O que significa Selo Procel?
- 2. Para que serve o Selo Procel?
- 3. Quando o selo Procel é fornecido?
- 4. Quais são as categorias do Selo Procel?
- 6. Quais são as classificações do Selo Procel?
- 7. Vantagens do Selo Procel
1. O que significa Selo Procel?
Composto por um adesivo vermelho de lâmpada amarela e preta com um desenho de um rosto feliz, o selo é uma forma de mostrar ao consumidor que um produto faz parte do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (PROCEL). Presente em 41 equipamentos e edificações, ele reconhece os produtos mais eficientes e com baixo consumo de energia elétrica do mercado.
Atualmente, o Procel é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). O programa foi criado em 1985 pelo Governo Federal e a classificação foi instituída oficialmente em 1993, sendo inicialmente chamada de “Selo Verde de Eficiência Energética”.

2. Para que serve o Selo Procel?
O Selo Procel destaca os aparelhos mais eficientes do mercado, ou seja, que consomem menos energia. O objetivo é auxiliar a população na escolha de eletrodomésticos com maior custo-benefício e incentivar o consumo sustentável de energia elétrica. Geralmente, o adesivo de sinalização é encontrado na superfície do próprio produto ou na embalagem.
Quando um aparelho exibe o selo, também indica que a marca correspondente atendeu às normas exigidas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), baseadas em avaliações técnicas que comprovam a eficiência enérgica do equipamento.
3. Quando o selo Procel é fornecido?
Para obter o Selo Procel, os fabricantes ou importadores devem submeter o produto a uma série de testes em laboratório, como índice de consumo e desempenho e segurança, conforme a categoria do equipamento. Após o processo de fabricação, as características são reavaliadas por garantia, e só então o selo é estampado no produto.

Os índices de consumo são estabelecidos pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Dessa forma, somente os aparelhos que cumprem aos critérios determinados pelo programa recebem o Selo Procel.
4. Quais são as categorias do Selo Procel?
- Eletrodomésticos: congeladores, refrigeradores, lavadoras (semiautomáticas e automáticas), televisores, ventiladores (mesa e teto), condicionadores de ar (split e janela) e micro-ondas;
- Iluminação: lâmpadas fluorescentes compactas (127V/220V), lâmpadas a vapor de sódio, lâmpadas LED, reatores (eletromagnéticos - lâmpadas V. S | eletrônicos - lâmpadas tubulares) e luminárias LED (iluminação pública);
- Bombas e Motores: bombas e motobombas e motores elétricos;
- Solares: sistema de aquecimento solar (coletores solares), reservatórios térmicos e sistema fotovoltaico (módulos fotovoltaicos).
5. Quais são as classificações do Selo Procel?
O Selo Procel utiliza a classificação de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que vai de A até G. Recentemente, também foram implantadas as categorias A+, A++ e A+++, que economizam respectivamente 30%, 20% e 10% de energia.
As cores da tabela variam de intensidade conforme a eficiência. Verde significa que o produto é eficiente e economiza energia. Já o amarelo, representa eficiência intermediária. O vermelho, por sua vez, atesta baixa eficiência e consumo de muita energia elétrica.
6. Qual a diferença entre Selo Procel e Selo Conpet?
O Selo Conpet é uma etiqueta do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet). Ele é utilizado em equipamentos a base de derivados de petróleo e gás natural – especificamente, aqueles que obtém baixos índices de consumo de combustível.

Ambos são parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Porém, o Conpet é destinado para aparelhos como fogões, aquecedores de água a gás e carros. O Procel, por sua vez, é mais comum em eletrodomésticos como geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar, cooktop, entre outros.
7. Vantagens do Selo Procel
A principal vantagem do Selo Procel é indicar a qualidade e o desempenho dos produtos. Assim, os aparelhos são classificados quanto ao seu consumo de energia elétrica, o que pode resultar em um preço maior ou menor na conta de luz. O baixo consumo contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o impacto ambiental associado à queima de combustíveis para a produção de energia.
Além disso, o selo é um incentivo para os fabricantes de eletrodomésticos produzirem equipamentos eficientes e de alta qualidade, trazendo uma boa garantia para o consumidor. O baixo gasto de energia dos produtos também contribui para o desenvolvimento sustentável da marca.
Com informações de Inmetro, Procel Info.
Recomendações
📹 Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar