Cinco funções que o micro-ondas smart pode fazer e o tradicional não
o à internet, controle à distância, leitura de código de barras, monitoramento de cocção e mais: descubra cinco funções do micro-ondas inteligente
Por Clara Fabro, para o TechTudo
Micro-ondas smart são equipamentos que prometem mais praticidade no dia a dia de uma casa conectada. Os dispositivos inteligentes possuem conexão com a internet e podem ser controlados à distância pelo celular ou por assistentes virtuais. Além disso, os aparelhos trazem diversas funcionalidades extras, como capacidade para identificar o tipo de preparo e para sugerir a melhor forma de cocção dos alimentos ao escanear o código de barras dos produtos, por exemplo.
Modelos mais avançados de marcas como Samsung, GE e Xiaomi ainda trazem telas acopladas ao dispositivo, permitindo que o usuário assista a vídeos de receitas enquanto prepara os alimentos. Confira a seguir cinco funções dos eletrodomésticos smart que não estão disponíveis nas opções tradicionais. Vale lembrar que a tecnologia ainda não está disponível para venda no Brasil.

Celular não conecta no Wi-Fi. O que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo
Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
1. Controle pelo celular ou por assistentes de voz
Os micro-ondas smart possuem conexão com a internet, o que permite controlá-los por meio de aplicativos para celular ou comandos de voz enviados a assistentes virtuais compatíveis, como o Google Assistente, por exemplo.
Com o recurso, é possível ligar ou desligar o micro-ondas à distância, definir o tempo de cocção dos alimentos, controlar a temperatura interna do aparelho, verificar o status de cozimento da comida e até receber notificações quando o preparo estiver pronto.

2. Economia de energia
Um dos pontos positivos da tecnologia é a economia de energia: os modelos inteligentes prometem gastar menos do que os micro-ondas tradicionais. Isso acontece porque o dispositivo smart traz funções como a iluminação inteligente, que desliga as luzes do display de forma automática quando o aparelho não está sendo usado ou quando não há ninguém em casa, por exemplo.
Além disso, micro-ondas smart como o MC17T8000CG, da Samsung, também trazem funções como o aprendizado de rotina, que pode ajudar no planejamento das refeições e evitar o desperdício. Outros modelos, como o JES1097SMSS, da GE, podem identificar os modos de cocção mais adequados para os pratos a partir da leitura do código de barras dos alimentos. Assim, também é possível evitar gastos desnecessários, já que o tempo para o preparo é definido de forma automática.

3. Leitura de código de barras
O leitor de código de barras integrado a alguns modelos de micro-ondas smart é capaz de definir o tempo e o modo ideal de cocção para cada tipo de alimento. Com o recurso, você pode escanear o código de barras de uma embalagem de lasanha congelada utilizando o smartphone para receber as instruções de cozimento ideal, por exemplo. Isso evita que o prato fique cru ou e do ponto.

4. App com receitas personalizadas
Alguns micro-ondas inteligentes ainda podem aprender sobre a rotina do usuário para sugerir receitas personalizadas. O modelo MC17T8000CG, da Samsung, é um deles. A fabricante disponibiliza o aplicativo Smart Things Cooking, que é capaz de analisar o histórico de preferências do usuário para indicar pratos personalizados que podem ser preparados no micro-ondas. Os aparelhos inteligentes também são capazes de oferecer diferenças na rotação e até aquecimento com o prato parado de acordo com o que a receita exigir.

5. Muitos modos de cocção
Os dispositivos inteligentes ainda oferecem modos de cocção variados, normalmente uma quantidade maior se comparada com aparelhos tradicionais. O Mijia Microwave Oven, da Xiaomi, possui mais de 26 modos de operação diferentes, que incluem funções de descongelamento, aquecimento e modos específicos de limpeza. Já o ML-EM34P, da Toshiba, conta com 23 funções para preparar diversos tipos de pratos.
O micro-ondas smart da Samsung, modelo MC17T8000CG, ainda traz a tecnologia Slim Fry, que permite fritar alimentos sem utilizar óleo. Além disso, há versões com sensores para controlar a umidade dos pratos, possibilitando acompanhar a cocção dos alimentos para checar o quão suculento ou seco está o preparo. Outros modelos salvam os ajustes de tempo e de temperatura para pratos específicos, facilitando o preparo das refeições no dia a dia.


6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!