window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/mobile","ad_unit":"edtechtudo\/mobile","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 2 anos","data_publicacao":"Ate 2 anos","dia_publicacao":"07-01-2024","editoria":["TechTudo","Celulares e Tablets","Celular"],"editoria_path":"mobile\/celulares","editorias_secundarias":[],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-ctx-mc":["284","179","281","330","130","99","54","167","132","187"],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Celulares e Tablets","Celular"]};
Celular
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'organic-thumbs-feed-01-stream', container: 'taboola-mid-article-saiba-mais', placement: 'Mid Article Saiba Mais', target_type: 'mix' });
Celular conceito da Motorola com tela maleável  — Foto: Divulgação/Motorola
Celular conceito da Motorola com tela maleável — Foto: Divulgação/Motorola

📝 Qual o melhor celular para se comprar? Participe da discussão no Fórum TechTudo

1. Celular “todo tela”

Considerada "tecnologia do futuro", a tela 360º foi concebida pela Xiaomi na figura do Mi Mix Alpha. O celular foi anunciado em 2019 como um smartphone com display em quase toda extensão do seu corpo — à exceção do topo, da base e da área destinada às câmeras. O modelo chegou a ter detalhes como a bateria de 4.050 mAh e o processador Snapdragon 855 Plus vazados, demonstrando o interesse da Xiaomi em colocar um aparelho de topo no mercado.

Apesar de todos os esforços da marca chinesa, e do investimento de 70 milhões de dólares, a Xiaomi abandonou o desenvolvimento do celular ainda em 2020. A alegação foi de que produzir o smartphone em larga escala era um projeto ambicioso demais, e que a empresa seguiria investindo em outras linhas de aparelhos da marca, como o Mi Mix 4. Assim, o Mi Mix Alpha permanece hoje apenas como um smartphone conceito, sem vendas por parte da Xiaomi.

Mi Mix Alpha tem design inovador e tela que cobre quase todo o aparelho — Foto: Divulgação/Xiaomi
Mi Mix Alpha tem design inovador e tela que cobre quase todo o aparelho — Foto: Divulgação/Xiaomi

2. Celular dobrável com 3 dobras

Pioneira na fabricação de smartphones dobráveis em grande escala, a Samsung registrou uma nova patente de celular que se dobra em três partes em ziguezague em 2023. Este é um dos primeiros dispositivos do tipo, e demonstra um interesse da marca coreana em expandir o tamanho das telas dobráveis, se aproximando cada vez mais da proporção dos seus tablets. Atualmente o maior telefone dobrável da Samsung é o Galaxy Z Fold 5, que chega às 7,6 polegadas quando aberto.

A patente da Samsung fala de uma tela OLED dividida em três partes iguais. Tal dispositivo deve permitir a visualização de filmes com mais conforto, e melhorar a portabilidade de telas grandes. Mas é importante destacar que o fato de uma patente existir não significa que ela se converterá em produto. Empresas concorrentes como a Apple também têm patentes relacionadas a dispositivos dobráveis, apesar de não possuírem modelos do tipo à venda no mercado. Portanto, não há qualquer previsão de vendas do celular dobrável em três partes da Samsung.

Patente da Samsung mostra smartphone dobrável ​​em três partes — Foto: Reprodução/Sam Mobile
Patente da Samsung mostra smartphone dobrável ​​em três partes — Foto: Reprodução/Sam Mobile

3. Celular com tela flexível que vira “pulseira”

Apesar de as telas flexíveis já serem uma realidade materializada em celulares como Motorola Razr 40 e Galaxy Z Flip 5, um smartphone flexível a ponto de virar uma pulseira ainda é algo totalmente futurista. O conceito, apresentado pela Motorola durante o Lenovo Tech World 2023, é de um celular que pode ser utilizado de diferentes formas, em diversas posições — seja apoiado em parte da tela, como um "pé", ou ao redor do pulso.

A Motorola implementou neste aparelho melhorias de software que fazem com que as imagens exibidas na tela se adaptem ao formato que o smartphone se encontra, sem permitir que partes cobertas sejam consideradas como área útil. Embora o celular tenha sido testado pela mídia especializada, até a data de publicação desta matéria ainda não há previsão de lançamento do modelo para o consumidor final.

Nova tela desenvolvida pela Motorola é maleável, permitindo o uso em diferentes posições. — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo
Nova tela desenvolvida pela Motorola é maleável, permitindo o uso em diferentes posições. — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo

4. Celular bolsa

Lançado durante a IFA 2023, o Magic V Purse é um celular dobrável da marca chinesa Honor que inova por aliar o luxo à tecnologia. O modelo chama a atenção por dois aspectos: a tela de OLED com 7,71 polegadas, dobrável e com apenas 4,3 mm de espessura; e as alças acopláveis, que transformam o celular em uma bolsa. A ênfase nesse aspecto também se reflete na tela de fora: o display tem tecnologia Aways On e exibe imagens que se complementam ao visual do celular, dando a impressão de que a estampa da "bolsa" muda conforme as imagens são trocadas.

Além desses destaques, complementam a ficha técnica do Honor V Purse a bateria de 4.500 mAh, os 16 GB de memória RAM e a câmera com 50 megapixels. O aparelho ainda não é vendido no mercado ocidental, estando disponível apenas na China, por valores a partir de 5.999 yuan chineses (R$ 4.065 na conversão direta para o Real).

Honor Magic V Purse é celular que vira bolsa — Foto: Divulgação/Honor
Honor Magic V Purse é celular que vira bolsa — Foto: Divulgação/Honor

5. Celular com resfriamento líquido

O OnePlus 11 Concept foi apresentado ao mundo durante o Mobile World Congress de 2023. O smartphone conta com um sistema de resfriamento líquido alimentado por uma bomba de apenas dois milímetros — tal qual o sistema utilizado em computadores voltados para jogos, só que com uma bomba menor. Na prática, o líquido circula sobre peças mais quentes, absorve o calor e é enviado para o "radiador" a fim de ser resfriado.

O conceito deve apresentar um avanço de eficiência no uso cotidiano e grandes melhorias de performance para o uso com jogos e aplicativos mais pesados, que geram muito calor no aparelho. Com o sistema, é esperado que o celular tenha uma queda de até 2,1 graus Celsius durante a execução de jogos, e de até 1,6 graus ao carregar o aparelho. Apesar de contar com uma tecnologia esperada por gamers, o OnePlus 11 Concept ainda não tem previsão de lançamento a nível global.

OnePlus 11 Concept é um conceito que pode demorar a ver a luz do dia — Foto: Reprodução/The Verge
OnePlus 11 Concept é um conceito que pode demorar a ver a luz do dia — Foto: Reprodução/The Verge

Com informações de India Today, Oneplus (1/2), Patently Apple, Samsung e Stuff.

📽 Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o 'novo V3'

Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o 'novo V3'

Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o 'novo V3'

Mais recente Próxima Poco C65 é bom? Veja preço e ficha técnica do celular da Xiaomi

Mais lidas

Mais do TechTudo