

📝 Qual o melhor celular para se comprar? Participe da discussão no Fórum TechTudo
1. Celular “todo tela”
Considerada "tecnologia do futuro", a tela 360º foi concebida pela Xiaomi na figura do Mi Mix Alpha. O celular foi anunciado em 2019 como um smartphone com display em quase toda extensão do seu corpo — à exceção do topo, da base e da área destinada às câmeras. O modelo chegou a ter detalhes como a bateria de 4.050 mAh e o processador Snapdragon 855 Plus vazados, demonstrando o interesse da Xiaomi em colocar um aparelho de topo no mercado.
Apesar de todos os esforços da marca chinesa, e do investimento de 70 milhões de dólares, a Xiaomi abandonou o desenvolvimento do celular ainda em 2020. A alegação foi de que produzir o smartphone em larga escala era um projeto ambicioso demais, e que a empresa seguiria investindo em outras linhas de aparelhos da marca, como o Mi Mix 4. Assim, o Mi Mix Alpha permanece hoje apenas como um smartphone conceito, sem vendas por parte da Xiaomi.

2. Celular dobrável com 3 dobras
Pioneira na fabricação de smartphones dobráveis em grande escala, a Samsung registrou uma nova patente de celular que se dobra em três partes em ziguezague em 2023. Este é um dos primeiros dispositivos do tipo, e demonstra um interesse da marca coreana em expandir o tamanho das telas dobráveis, se aproximando cada vez mais da proporção dos seus tablets. Atualmente o maior telefone dobrável da Samsung é o Galaxy Z Fold 5, que chega às 7,6 polegadas quando aberto.
A patente da Samsung fala de uma tela OLED dividida em três partes iguais. Tal dispositivo deve permitir a visualização de filmes com mais conforto, e melhorar a portabilidade de telas grandes. Mas é importante destacar que o fato de uma patente existir não significa que ela se converterá em produto. Empresas concorrentes como a Apple também têm patentes relacionadas a dispositivos dobráveis, apesar de não possuírem modelos do tipo à venda no mercado. Portanto, não há qualquer previsão de vendas do celular dobrável em três partes da Samsung.

3. Celular com tela flexível que vira “pulseira”
Apesar de as telas flexíveis já serem uma realidade materializada em celulares como Motorola Razr 40 e Galaxy Z Flip 5, um smartphone flexível a ponto de virar uma pulseira ainda é algo totalmente futurista. O conceito, apresentado pela Motorola durante o Lenovo Tech World 2023, é de um celular que pode ser utilizado de diferentes formas, em diversas posições — seja apoiado em parte da tela, como um "pé", ou ao redor do pulso.
A Motorola implementou neste aparelho melhorias de software que fazem com que as imagens exibidas na tela se adaptem ao formato que o smartphone se encontra, sem permitir que partes cobertas sejam consideradas como área útil. Embora o celular tenha sido testado pela mídia especializada, até a data de publicação desta matéria ainda não há previsão de lançamento do modelo para o consumidor final.

4. Celular bolsa
Lançado durante a IFA 2023, o Magic V Purse é um celular dobrável da marca chinesa Honor que inova por aliar o luxo à tecnologia. O modelo chama a atenção por dois aspectos: a tela de OLED com 7,71 polegadas, dobrável e com apenas 4,3 mm de espessura; e as alças acopláveis, que transformam o celular em uma bolsa. A ênfase nesse aspecto também se reflete na tela de fora: o display tem tecnologia Aways On e exibe imagens que se complementam ao visual do celular, dando a impressão de que a estampa da "bolsa" muda conforme as imagens são trocadas.
Além desses destaques, complementam a ficha técnica do Honor V Purse a bateria de 4.500 mAh, os 16 GB de memória RAM e a câmera com 50 megapixels. O aparelho ainda não é vendido no mercado ocidental, estando disponível apenas na China, por valores a partir de 5.999 yuan chineses (R$ 4.065 na conversão direta para o Real).

5. Celular com resfriamento líquido
O OnePlus 11 Concept foi apresentado ao mundo durante o Mobile World Congress de 2023. O smartphone conta com um sistema de resfriamento líquido alimentado por uma bomba de apenas dois milímetros — tal qual o sistema utilizado em computadores voltados para jogos, só que com uma bomba menor. Na prática, o líquido circula sobre peças mais quentes, absorve o calor e é enviado para o "radiador" a fim de ser resfriado.
O conceito deve apresentar um avanço de eficiência no uso cotidiano e grandes melhorias de performance para o uso com jogos e aplicativos mais pesados, que geram muito calor no aparelho. Com o sistema, é esperado que o celular tenha uma queda de até 2,1 graus Celsius durante a execução de jogos, e de até 1,6 graus ao carregar o aparelho. Apesar de contar com uma tecnologia esperada por gamers, o OnePlus 11 Concept ainda não tem previsão de lançamento a nível global.

Com informações de India Today, Oneplus (1/2), Patently Apple, Samsung e Stuff.
📽 Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o 'novo V3'

Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o 'novo V3'