Relembre 10 séries adolescentes amadas nos anos 2010 que marcaram gerações
Títulos como Gossip Girl, Pretty Little Liars e Faking It construíram o caráter de quem foi adolescente nesse período; produções podem ser reassistidas em streamings como na Netflix e HBO Max

Diversas séries adolescentes dos anos 2010 fizeram sucesso absoluto com a geração. Produções como Glee, Pretty Little Liars e Gossip Girl criaram uma legião de fãs que acompanhava semanalmente cada episódio. O sucesso era tanto que o universo dessas séries costumeiramente era expandido para spin-offs, derivados e outras obras que seguiam o legado das histórias.
Para reviver a nostalgia desse ano de grandes produções, o TechTudo separou uma lista séries que bombaram nos anos 2010 disponíveis em streamings como a Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e mais. Dentre as opções, estão presentes tanto obras que foram lançadas no período, quanto aquelas que ganharam continuidade nele e seguiram repercutindo na década. Abaixo, confira o enredo, elenco, avaliação nos sites de repercussão e onde assistir estes sucessos de drama, mistério e romance adolescente.

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Pretty Little Liars (2010)
Misturando mistério e drama, Pretty Little Liars acompanha o grupo de adolescentes Aria Montgomery (Lucy Hale), Spencer Hastings (Troian Bellisario), Hanna Marin (Ashley Benson) e Emily Fields (Shay Mitchell) que estão sendo ameaçadas por A, um stalker anônimo. Junto a isso, as amigas também tentam lidar com a misteriosa morte de sua amiga Alison Dilaurentis (Sasha Pieterse).
A produção está disponível no HBO Max, assim como seu spin-off As Perfeccionistas (2019). Nos sites de repercussão, está avaliada com 7,4 no IMDb e 81% no Rotten Tomatoes, ambos pontuados pelo público. Um dos destaques é que a série venceu o Teen Choice Awards de Melhor Série de Drama por cinco anos seguidos, de 2012 a 2016.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/D/7/7LcXx9S56q8nDEAwVRYA/mmmmm.webp)
2. Gilmore Girls (2000)
A história de Gilmore Girls se a na pequena cidade de Stars Hollow e conquistou o público por unir o amor de mãe e filha, desafios da vida colegial e momentos de romance e amizade. O enredo foca na rotina de Lorelai (Lauren Graham), uma mulher solteira que cuida desde jovem de sua filha Rory (Alexis Bledel).
Outros atores e atrizes que compõem o elenco da obra disponível na Netflix são bem conhecidos no mundo dos seriados. Entre eles, Jared Padalecki (Supernatural) e Liza Weil (How To Get Away With a Murderer). Gilmore Girls (2000) possui pontuação de 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e 8,2 no IMDb, ambos pela avaliação do público.

3. Once Upon a Time (2011)
Em Once Upon a Time, os personagens mais famosos dos contos de fadas como Branca de Neve (Ginnifer Goodwin), o Príncipe Encantado (Josh Dallas) e o Capitão Gancho (Colin O'Donoghue) vivem rotinas de pessoas normais em Storybrooke e não lembram de seus ados. Isso por conta de uma maldição da Rainha Má (Lana Parrilla), que apagou a memória de todos.
A única salvação para quebrar o feitiço está em Emma Swan (Jennifer Morrison), a protagonista, que é filha da princesa, mas não se lembra. A produção que mistura mistério e ficção pode ser assistida no Disney+ e possui notas satisfatórias no Rotten Tomatoes, onde tem média de 78% de aprovação da crítica, e no IMDb, onde tem nota 7,7, segundo as avaliações do público.

4. Skins (2007)
Skins é uma série adolescente britânica que traz o cotidiano de grupos de adolescentes. Em sete temporadas, a obra apresenta o enredo de três gerações de jovens com personagens e atores diferentes, mas todas conectadas e no mesmo cenário. Nas primeiras duas temporadas, Nicholas Hoult (Mad Max: A Estrada da Fúria), Hannah Murray (Game of Thrones) e April Pearson (The Kindred) são protagonistas. Na segunda geração, Kaya Scodelario (Maze Runner: Correr ou Morrer) rouba a cena. E na última, Freya Mavor (O Imperador de Paris) e Dakota Blue Richards (A Bússola de Ouro). As histórias completas estão disponíveis na Netflix. No geral, a série tem pontuação 67% no Rotten Tomatoes e 8,2 no IMDb.

5. Faking It (2014)
Além de Skins, Faking It é mais uma série da lista a ser reconhecida pela representatividade LGBTQIA+ em seus personagens principais. Karma (Katie Stevens) e Amy (Rita Volk) são melhores amigas que são confundidas como namoradas em uma escola do Texas, um país conservador. Para Karma chamar atenção de um rapaz, ela propõe que as duas sigam na mentira, mas ao beijar a amiga, Amy descobre que realmente estava apaixonada.
Gregg Sulkin (Os Feiticeiros de Waverly e Place), Bailey De Young (Bunheads) e Lindsey Shaw (Pretty Little Liars) também integram a série que está disponível na Paramount+. Apesar de ter sido cancelada, o público avalia a série acima da média, com 85% no Rotten Tomatoes e 7,3 no IMDb.

6. Gossip Girl (2007)
Na cidade de Nova York, jovens ricos do Upper East Side são surpreendidos com uma nova figura online que compartilha todas as fofocas de uma escola de elite em Manhattan: a Gossip Girl. Nesse enredo, Serena van der Woodsen (Blake Lively), Blair Waldorf (Leighton Meester) e os meninos Nate Archibald (Chace Crawford), Dan Humphrey (Penn Badgley), Chuck Bass (Ed Westwick) são figuras recorrentes nas histórias espalhadas.
Gossip Girl é uma série de drama e romance adolescente que está disponível na Netflix e no HBO Max, onde também é possível encontrar um reboot de mesmo nome lançado em 2021. A produção original, de 2007, possui boas notas do público nos sites de repercussão: 79% no Rotten Tomatoes e 7,5 no IMDb.

7. Veronica Mars (2004)
Kristen Bell chamou atenção nos últimos anos com sua atuação em The Good Place e dublagem em Frozen. Porém, a atriz conquista as telas da televisão desde 2004, quando Veronica Mars lançou. O enredo acompanha a jovem protagonista, uma estudante que auxilia seu pai a solucionar mistérios na profissão de detetive particular. Mesmo como uma série de mistério, a trama não deixa de trazer o romance adolescente e as amizades como foco.
No elenco, também se destacam Amanda (Meninas Malvadas), Percy Daggs III (The Guardian), Teddy Dunn (O Negócio é Fofoca), Jason Dohring (IZombie) e Enrico Colantoni (Flashpoint). A série foi tão popular que mesmo após o final da terceira temporada em 2007, voltou com um filme em 2014 e uma continuação da história em 2019. É avaliada com 78% no Rotten Tomatoes e 8,4 no IMDb.

8. Glee (2009)
Sua trama principal acompanha um grupo de adolescentes deslocados que entram para o grupo musical do colégio conduzido pelo professor Will Schuester (Matthew Morrison). Rachel (Lea Michele), Finn (Cory Monteith), Mercedes (Amber Riley), Kurt (Chris Colfer) vão ter que enfrentar campeões nacionais de corais acadêmicos para conseguir manter o grupo em pé, enquanto a professora Sue Sylvester (Jane Lynch) tenta sabotá-los.
A comédia musical conquistou o público jovem por trazer representatividade LGBTQIA+, debater temas polêmicos ao cotidiano e pelas interpretações de canções que são sucesso no mundo todo. As seis temporadas da série podem ser acompanhadas pelo Disney+. No IMDb e Rotten Tomatoes, a produção possui notas medianas, com 6,8 e 71%, respectivamente.

9. The O.C (2003)
Estrelada por Benjamin McKenzie (Batman), Adam Brody (Garota Infernal), Rachel Bilson (Jumper) e Mischa Barton (O Sexto Sentido), a trama segue Ryan Atwood, um adolescente problemático que é adotado por um casal abastado do rico bairro de Newport Beach, na Califórnia. Com o tempo, ele começa a perceber que nem tudo no lugar é tão perfeito como parece: brigas e dramas familiares percorrem as famílias, romances e amizades. A série The O.C de pontuações 71% (Rotten Tomatoes) e 7,5 (IMDb) está disponível na íntegra no catálogo do HBO Max.

10. The Vampire Diaries (2009)
Em um mundo em que criaturas místicas existem, Elena (Nina Dobrev) é uma humana que se apaixona por Stefan (Paul Wesley), um vampiro. Os dois começam a namorar quando Damon (Ian Somerhalder) volta à cidade, o irmão que não tem piedade de exercer os velhos costumes dos vampiros. The Vampire Diaries foi uma série adolescente que acumulou vários fãs e gerou embates sobre com qual dos irmãos a protagonista deveria ficar. Nos sites de repercussão, a obra é avaliada em 72% no Rotten Tomatoes e 7,7 no IMDb. Está disponível no HBO Max e Amazon Prime Video.

Recomendações
🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming