Dia da Mulher: 12 personagens icônicas que roubaram a cena em seus jogos
Protagonistas ou não, relembre mulheres icônicas dos games que fizeram a diferença e marcaram a história de vários jogos em que participaram - ou ainda vão participar

O Dia Internacional da Mulher acontece neste 8 de março e destaca a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos na sociedade. Nos games, diversas figuras femininas marcaram suas produções em participações essenciais para o desenrolar do enredo, mesmo não sendo as protagonistas em alguns dos casos. Em The Last of Us, por exemplo, Ellie vai ganhando esse papel principal aos poucos, enquanto em Marvel's Spider-Man 2 Mary Jane é indispensável em momentos chave do jogo. Outro exemplo é Lucia, de GTA 6, primeira protagonista mulher da saga e que já deixou o outro personagem principal, Jason, em segundo plano - com apenas um trailer lançado.
Vale lembrar que nem sempre foi assim, e a representação feminina nos games ava muito por personagens indefesas que dependiam do homem, no papel principal, para defendê-las. Com o tempo, muitas narrativas priorizaram a presença delas nas tramas, seja com o protagonismo ou com um destaque maior. Pensando nisso, o TechTudo separou 12 mulheres icônicas dos jogos que mudaram o rumo de suas histórias em produções recentes.

👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Opine no Fórum do TechTudo
1. Lucia - GTA 6
Lucia mal “nasceu”, mas já é um grande destaque feminino dos games. Ela é a primeira protagonista de um jogo da série GTA e foi destaque no trailer de revelação do game, lançado no final de 2023. Pouco se sabe ainda sobre a história de Lucia, apenas que ela tem origem latina, comete crimes por Vice City e também que foi presa - como aparece no vídeo. Mais detalhes da personagem serão revelados ao longo do próximo ano, já que o game está previsto para 2025 e deve ter mais trailers de divulgação até lá.

2. Ellie - The Last of Us
Ellie nasceu com um misto de emoções. No primeiro The Last of Us, ela é apresentada como alguém a ser protegida, sobretudo por sua alta importância para o mundo. Isso porque cabia a Ellie salvar o que havia restado da humanidade, diante do mundo acabado e contaminado com fungos. Com o tempo, Ellie também fica cada vez mais relevante ao longo da trama, desenvolvendo uma relação de pai e filha com Joel, seu protetor. A personagem é muito bem escrita e de grande carisma, além de ganhar o protagonismo em The Last of Us Parte 2 - algo que já começa com a DLC Left Behind, ainda no primeiro game.

3. Saga Anderson - Alan Wake 2
Saga Anderson é uma das participantes mais recentes da lista. Ela esteve presente em Alan Wake 2, lançado em 2023, também como uma das protagonistas. Agente do FBI com poderes sobrenaturais que equivalem a um tipo de telepatia, Saga consegue facilmente identificar suspeitos nas investigações ao longo do jogo, sendo possível ar uma sala de investigação em sua mente para interrogar pessoas e montar quadros com as evidências. Anderson também tem grande importância na conclusão da trama, quando é uma das peças-chave para trazer o próprio Alan Wake para a história, sem entregar muitos spoilers.

4. Mary Jane-Watson - Marvel's Spider-Man 2
Mary Jane-Watson é uma das personagens mais clássicas dos quadrinhos e do universo do Homem-Aranha. Com o tempo, ela ganha a posição de namorada e, posteriormente, esposa do herói. Ao longo dos anos, Mary Jane-Watson foi escrita como uma personagem destemida e ciente de seus objetivos, perseguindo uma carreira de atriz e modelo. Dentro do universo do game isso muda um pouco e Mary Jane é colocada como jornalista iniciante. Por conta disso, ela participa mais ativamente na história e, no caso de Spider-Man 2, está diretamente envolvida em confrontos chave da trama - além de ser jogável em determinados momentos.

5. Ada Wong - Resident Evil 4
Ada Wong é uma coadjuvante clássica na série Resident Evil. Ela surgiu ainda na versão original de Resident Evil 2, e também participa de seu remake. Como uma “aliada-rival” de Leon S. Kennedy, Ada Wong tem uma missão secreta para lidar e seus próprios objetivos. Em sua primeira versão, ela é apresentada como uma “femme fatale”, com ares sensuais e intrigantes. Nas versões mais atualizadas, incluindo sua participação em Resident Evil 4 e no remake, Ada Wong retorna com um tom mais sóbrio e sério, sem perder o ar de mistério da personagem.

6. Ciri - The Witcher 3
Ciri é criação da série original de livros de The Witcher, mas teve grande destaque em The Witcher 3: Wild Hunt. Ela foi criada por Geralt de Rivia como uma espécie de filha e protegida, mas evolui para se tornar sua própria personagem, capaz de realizar grandes feitos com habilidades místicas de uma Witcher. Ciri, na verdade, é princesa e herdeira do trono de Cintra, mas renega este posto em busca de missões e aventuras que vive pelo mundo de The Witcher. Muitos consideram Ciri como a verdadeira protagonista de The Witcher 3 – e de uma parte do seriado da Netflix que adapta a história.

7. Lightning - Final Fantasy 13
Guerreira feroz e de longos cabelos rosados, Lightning é uma verdadeira lenda dentro do mundo de Final Fantasy 13. Desde suas primeiras cenas, quando invade um trem para resgatar pessoas sequestradas, Lightning mostra a que veio. Conhecida por ser rápida e ter um estilo de luta agressivo e elegante ao mesmo tempo, a personagem foi uma das mais marcantes da série. Além disso, a personagem mostra uma personalidade forte, fria e centrada durante a gameplay. Na verdade, Lightning ganhou tanta fama que estrelou mais dois outros jogos dentro do seu próprio universo e é constantemente lembrada pelos fãs enquanto protagonista marcante da saga.

8. Claire Redfield - Resident Evil 2
A saga Resident Evil foi responsável por nos apresentar várias mulheres que fizeram história com seus feitos, e Claire Redfield é uma delas. A jovem começou sua história em Resident Evil 2 e é uma das sobreviventes da Umbrella Corporation, aparecendo até os dias de hoje ao estrelar alguns filmes animados da marca e também outros games da franquia. Em RE2, Claire vai em busca de seu irmão, Chris, mas logo ganha força de protagonista ao evoluir como personagem, entrando de cabeça na guerra contra a Umbrella e suas armas biológicas.

9. Chloe - Uncharted: The Lost Legacy
Chloe é uma personagem que nasceu na saga principal de Uncharted, mas se tornou tão importante que ganhou um game próprio em forma de spin-off da série. Em Lost Legacy, ela vive suas próprias aventuras de exploradora e os jogadores podem controlar todas as suas habilidades. Chloe Frazer é uma caçadora de recompensas especializada em roubar relíquias antigas e que compartilha um ado com Nathan Drake, protagonista da franquia. Ela estreou em Uncharted 2 e, desde então, fez participações pontuais na marca.

10. Nadine - Uncharted: The Lost Legacy
Assim como Chloe, Nadine é a outra protagonista presente em Lost Legacy, um jogo protagonizado apenas por mulheres. Ela é uma exploradora, mas tem um ado como mercenária e aliada do chefe de uma milícia armada local. Nadine surgiu em Uncharted 4 como uma das antagonistas da história e ganhou popularidade ao ponto de estrelar seu próprio game. Ela tenta reerguer o império de seu pai e, para isso, aceita trabalhos de todos os tipos ao redor do globo. Na gameplay, Nadine também é especializada em exploração e no uso de armas diversas.

11. Abby - The Last of Us 2
Abby Anderson é a principal "vilã" de The Last of Us Parte 2. Ou melhor: antagonista. Ela dá trabalho aos jogadores quando têm o controle de Ellie, mas, depois, sua história é apresentada com suas motivações, que justificam a raiva da protagonista e de Joel. Portanto, Abby aparece como algoz em diversos momentos do jogo, mas não é apenas uma pessoa com sede de vingança: ela tem uma personalidade forte e bastante, desenvolvendo novos laços ao longo da trama e se mostrando tão protagonista quanto Ellie.

12. Terra Branford - Final Fantasy VI
Muito antes de Lightning, Terra Branford roubou a cena dos RPGs quando estrelou Final Fantasy VI, na década de 90. Terra começa a história como uma grande desconhecida, mas que logo revela ser mais importante do que aparenta. Ela inicia a saga com amnésia e o jogador vai descobrindo mais de sua trama e motivações conforme a mesma recupera a memória. Com o tempo, Terra nota que é muito poderosa e que pode mudar o rumo de sua vida e do planeta. Seu ado como uma Esper é desvendado ao longo do jogo, revelando também a origem de seus poderes.


Resident Evil 4 Remake: testamos o clássico jogo de terror