12 filmes brasileiros da Netflix para assistir agora mesmo
De filmes de ação como Tropa de Elite até dramas intensos como Que Horas Ela Volta?, o streaming vermelho traz opções que prometem agradar a todos os gostos; confira lista completa

Os filmes brasileiros da Netflix incluem grandes clássicos que vale a pena revisitar e também lançamentos recentes para conhecer. Graças ao repertório eclético do cinema nacional, a plataforma oferece uma grande variedade de longas. Os filmes vão de clássicos aclamados pela crítica como Central do Brasil (1998) até sucessos de bilheteria como Tropa de Elite (2007) e Cidade de Deus (2002). Isso sem mencionar comédias como Os Homens São De Marte… E É Pra Lá Que eu Vou (2014) e Meu Cunhado é Um Vampiro (2023).
Entre todas essas categorias e gêneros, existe uma produção brasileira ideal para cada tipo de espectador dentro do streaming vermelho. Pensando nisso, o TechTudo separou 12 deles para que você descubra e presencie um pouco do melhor do cinema brasileiro. Confira a seguir cada título com informações sobre elenco, enredo e repercussão.

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Veja a lista do TechTudo de 12 filmes nacionais que você pode assistir agora na Netflix:
- Que Horas Ela Volta? (2015)
- Os Homens São De Marte… E É Pra Lá Que eu Vou (2014)
- Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)
- Depois do Universo (2022)
- Carandiru (2003)
- Meu Cunhado é Um Vampiro (2023)
- Rio, 40 Graus (1955)
- Tropa de Elite (2007)
- Retratos Fantasmas (2023)
- Cidade de Deus (2002)
- Holocausto Brasileiro (2016)
- Central do Brasil (1998)
1. Que Horas Ela Volta? (2015)
Essa trama explora e debate sobre as tensões sociais na dinâmica entre empregadas domésticas e seus patrões. O filme traz o debate sobre essa relação a partir da figura de Val (Regina Casé), uma mulher que deixa Pernambuco e sua família para trabalhar em uma casa em São Paulo, e é confrontada por sua filha Jéssica (Camila Márdila) quando ela vê a realidade que a mãe a naquele lugar.
O longa de Anna Muylaert (É Proibido Fumar) é estrelado por Regina Casé (Amor de Mãe), Camila Márdila (Justiça), Helena Albergaria (O Clube dos Anjos) e Michel Joelsas (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias), elenco que recebeu reconhecimento internacional da crítica com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e 7.7 no IMDb.

2. Os Homens São De Marte… E É Pra Lá Que eu Vou (2014)
Essa comédia acompanha uma jornalista de 36 anos que é frustrada com sua vida amorosa depois de diversas decepções. O irônico da situação é que ela acaba aceitando trabalhar como organizadora de casamentos, ao mesmo tempo em que persiste em sua busca por um novo amor. E seu trabalho com eventos a faz conhecer novos pretendentes bem curiosos.
O filme possui nota 6 no IMDb e é protagonizado por Mônica Martelli (Beleza Pura), Paulo Gustavo (Minha Mãe é Uma Peça), Eduardo Moscovis (O Cravo e a Rosa) e Humberto Martins (A Força do Querer).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/1/J/yAKYSQRSy0WWBDRcRPnQ/pri7659.webp)
3. Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)
O drama adolescente Hoje Eu Quero Voltar Sozinho relata as dificuldades de Leonardo (Ghilherme Lobo), um jovem cego que tenta se encaixar no seu ambiente escolar e ao mesmo tempo conquistar sua independência, fora da alçada de sua mãe superprotetora. Sua busca para se encontrar avança quando ele conhece Gabriel (Fabio Audi), revelando sentimentos inesperados.
Protagonizado por Ghilherme Lobo (Sete Vidas), Fabio Audi (Sob Pressão) e Tess Amorim (Música para Morrer de Amor), o longa foi bem recebido internacionalmente, com críticas positivas chegando a 93% no Rotten Tomatoes, e 7.9 de média no IMDb.

4. Depois do Universo (2022)
Em Depois do Universo, Nina encara uma jornada de superação devido a sua condição com lúpus, que afeta diretamente sua capacidade de seguir na carreira de pianista, sua maior paixão. Na fila de espera de um transplante de rim, ela acaba conhecendo um médico que a motiva a persistir na luta contra a doença para continuar crescendo artisticamente, e começa a viver um grande amor.
O lançamento original Netflix conta com a dupla Giulia Be, cantora que está estreando como atriz no filme, e o ator Henry Zaga (Os Novos Mutantes) interpretando o casal principal da trama. Segundo as avaliações do site IMDb, o filme teve uma nota 6.6 para o público.

5. Carandiru (2003)
Baseado no livro do médico Drauzio Varella, Carandiru retrata a realidade de um dos maiores presídios da América Latina e seus prisioneiros a partir da perspectiva do doutor, interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos (Marighella). Ele aceita o trabalho de colaborar com uma campanha de prevenção à AIDS nessa prisão e começa a conviver com os presos. No dia a dia, o protagonista acaba percebendo que, apesar de serem estigmatizados pela sociedade, os presidiários possuem histórias, desejos e motivações distintas e dignas de serem escutadas.
Além de Luiz Carlos, o filme conta com grande elenco, incluindo Wagner Moura (Guerra Civil), Caio Blat (Mar do Sertão) e Milton Gonçalves (Selva de Pedra). Nos sites especializados, recebeu nota 7.6 pelo IMDb e 67% pela crítica do Rotten Tomatoes.

6. Meu Cunhado é um Vampiro (2023)
Na comédia Meu Cunhado é um Vampiro, Fernandinho (Leandro Hassum) é um jogador de futebol aposentado que, depois de encerrar sua carreira, começa a ar mais tempo com seus familiares. Só que nessa convivência, ele começa a reparar nos hábitos esquisitos de seu cunhado, enquanto os jornais relatam um surto de uma doença que causa deficiência de sangue na população. A partir disso, o protagonista descobre que Greg (Rômulo Arantes) é um vampiro, e precisa impedir seus planos.
O longa é uma das muitas comédias que Leandro Hassum (Os Caras de Pau) protagonizou nos últimos anos, com participação de atores como Rômulo Arantes (Malhação), Monique Alfradique (Elas por Elas) e Mel Maia (Avenida Brasil). Foi votado por 1,3 mil pessoas no IMDb e obteve média 4.7.

7. Rio, 40 Graus (1955)
Rio, 40 Graus é um semi-documentário do diretor Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas), que acompanha cinco garotos negros inseridos em uma realidade difícil, descendo todos os dias do morro para vender amendoim nos bairros ricos do Rio de Janeiro. Nessas suas rotinas, acabam se arriscando em situações típicas da cidade, o que acaba servindo de reflexo para entender como a capital fluminense lidava com as desigualdades na época.
O filme causou polêmicas por seu retrato da cidade, e chegou a ser censurado no período da ditadura militar. O elenco conta com nomes como Modesto de Souza (Carnaval no Fogo), Glauce Rocha (A Navalha na Carne) e Jece Valadão (Os Cafajestes). Para o público do IMDb, o longa teve uma nota 7.5.

8. Tropa de Elite (2007)
Um dos maiores fenômenos da história do cinema brasileiro, Tropa de Elite se propõe a dramatizar um dos mais temidos esquadrões policiais do mundo, o BOPE. Narrado pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura), que comanda o pelotão principal, o filme mostra a brutalidade das operações pelas quais o grupo ficou conhecido, e como esse trabalho afeta o psicológico de todos que precisam exercê-lo.
Entre outros atores no elenco estão Milhem Cortaz (Os Outros) Caio Junqueira (O Mecanismo) e André Ramiro (Dom). Com um dos papéis mais marcantes da carreira de Wagner Moura, o longa dividiu a opinião dos críticos, obtendo uma média de 51% no Rotten Tomatoes, mas é aclamado pelo público do IMDb, com nota 8 na plataforma.

9. Retratos Fantasmas (2023)
Retratos Fantasmas é um projeto do famoso diretor de Bacurau, Kleber Mendonça Filho, sobre a cultura dos cinemas de rua em Recife, sua cidade natal. O documentário sintetiza a importância desses espaços para a história da formação cultural pernambucana a partir de entrevistas, imagens de arquivo e gravações próprias do cinegrafista, que levou sete anos para terminar o longa. Aclamado pela crítica, recebeu 100% de aprovação no RT e 7.7 no IMDb.

10. Cidade de Deus (2002)
Cidade de Deus é um dos filmes nacionais mais reconhecidos no resto do mundo por muitos motivos. A dualidade das histórias de dois amigos que viviam em péssimas situações na favela da Cidade de Deus e fizeram o possível para ascender socialmente é o ponto chave da narrativa. Na trama, enquanto Buscapé (Alexandre Rodrigues) buscou fugir da vida do tráfico e acabou tendo uma oportunidade como fotógrafo, Zé Pequeno (Leandro Firmino) acabou escalando a hierarquia do crime organizado dentro de sua favela. A vida dos dois colide quando Buscapé decide retratar o cotidiano do morro em que cresceu no momento em que Zé domina a região.
Entre o elenco principal do filme, que foi indicado a quatro categorias do Oscar, estão Alexandre Rodrigues (Paraíso), Leandro Firmino (Impuros), Douglas Silva (Cidade dos Homens) e Alice Braga (Matéria Escura). Uma das produções mais bem avaliadas do IMDb, o longa possui nota 8.6 e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes.

11. Holocausto Brasileiro (2016)
Holocausto Brasileiro é como a mídia se refere aos anos de violência física e mental que os pacientes do Hospital Colônia de Barbacena aram. Inspirado no livro de mesmo nome de Daniela Arbex, o documentário trata sobre as mais de 60 mil vítimas que foram submetidas a torturas e humilhações naquele ambiente em que pessoas com deficiências, negros, pessoas LGBTQIA+ e outros eram descartados da sociedade. Pode ser um filme difícil de assistir, mas é uma história que merece ser contada e causa curiosidade pelo seu absurdo. Dirigido por Armando Mendz (5 Frações de uma Quase História), o longa foi avaliado com nota 7.9 no IMDb.

12. Central do Brasil (1998)
Central do Brasil foi o filme que quase deu ao Brasil um Oscar por Melhor Atriz, graças ao belo papel de Fernanda Montenegro como Isadora, uma mulher que se dedica a escrever cartas para pessoas analfabetas, ajudando-as a entrar em contato com seus entes queridos e amores. Trabalhando no Rio de Janeiro, sua vida muda quando ela decide ajudar Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto que perdeu a mãe atropelada, a procurar pelo pai no interior do Nordeste.
Fernanda Montenegro (O Auto da Compadecida), Vinícius de Oliveira (Linha de e), Marília Pêra (Pé na Cova) e Othon Bastos (Deus e o Diabo na Terra do Sol) compõem o elenco principal desse clássico do cinema brasileiro, que é um dos mais universalmente reconhecidos por crítica e público, com 94% de aprovação no RT e nota 8 no IMDb.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/J/D/bFHYUGSPaGT9WI6OAVRA/central-do-brasil.webp)
Com informações de IMDB e Rotten Tomatoes
Recomendações
🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ