Máquina de lavar roupa: 8 itens para não colocar no cesto de jeito nenhum
Objetos grandes, de metal e de borracha podem afetar o funcionamento da sua máquina de lavar roupas ou até causar danos irreparáveis; veja quais são os itens proibidos
As máquinas de lavar roupas facilitam muito as tarefas do dia a dia, e isso não é novidade. Como elas economizam o tempo que seria gasto ao fazer tudo à mão, muitas pessoas acham que podem usá-las para limpar qualquer tipo de item. No entanto, nem tudo pode ser colocado no tambor, como objetos grandes, metálicos e de borracha, pois podem danificar ou até estragar o aparelho de vez. Também é importante lembrar que alguns tipos de tecido e materiais tendem a se desgastar mais rapidamente se higienizados na máquina.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito itens que não devem ser colocados na lavadora de roupas de jeito nenhum. Além de ler a matéria, não se esqueça de consultar o manual de instruções do seu modelo para evitar problemas. Afinal, seguir essas recomendações ajudará a preservar e prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico. Veja, a seguir, o que não pode lavar na máquina.

📝 Aparelhos 110V, 220V ou bivolt: como descobrir a tensão elétrica? Veja no Fórum do TechTudo.
O que não colocar na máquina de lavar?
Pode ser tentador colocar tudo na máquina de lavar para economizar tempo, mas, para garantir que o aparelho dura o máximo de tempo possível, é preciso saber o que pode ou não ser lavado nele. Veja, no índice abaixo, oito itens que precisam ser evitados a todo custo:
- Sapatos
- Cortinas
- Camas de pet
- Tapetes grandes
- Ternos
- Roupas de couro
- Sutiãs com aro
- Biquínis e sungas
1. Sapatos
Embora algumas marcas de calçados permitam a lavagem na máquina, esse não é um hábito recomendado. Muitas vezes, os sapatos têm solados de borracha, que podem se desfazer em pedaços pequenos e obstruir os filtros da máquina, ou até mesmo chegar à bomba e danificá-la. Ainda, devido ao peso, os itens batem com uma força significativa no tambor, o que pode causar problemas no aparelho.
Tênis, botas e outros tipos de calçados também podem se deteriorar na máquina. Modelos feitos de couro, camurça e vinil são particularmente sensíveis e devem ser lavados à mão ou, em alguns casos, a seco. Logo, para conseguir preservar a vida útil do eletrodoméstico e dos sapatos, é melhor evitar a lavagem na máquina.

2. Cortinas
Cortinas variam em tamanho e material, e nem todas podem ser lavadas na máquina. As grandes, por exemplo, podem ultraar a capacidade do tambor e desequilibrar o aparelho, afetando as correias e engrenagens. Nesse caso, o recomendado é mandar o item para alguma lavandeira, evitando possíveis custos com reparos no eletrodoméstico.
Materiais como couro, borracha, seda e itens bordados também não devem ser lavados em máquinas, pois podem ser danificados, e, ainda, prejudicar o funcionamento da lavadora. Por outro lado, cortinas pequenas feitas de algodão, linho, voil ou tecidos sintéticos resistentes podem ser colocadas no aparelho sem problemas.
3. Camas de pet
A cama de pet costuma ser feita com fibra ou espuma e forrada com algodão e poliéster. Enquanto os tecidos podem ser lavados na máquina sem problemas, a espuma não deve ser lavada dessa forma. Isso porque, quando submerso na água e em constante atrito, o item pode deformar e ter sua durabilidade reduzida. Assim, se colocadas na máquina, as camas de espuma perderão o volume e ficarão murchas, diminuindo o conforto do seu bichinho.

Outro ponto a considerar é que, dependendo do tamanho da cama, ela pode afetar o funcionamento do eletrodoméstico, especialmente se for maior do que a capacidade permitida. Além disso, pelos grudados, quando molhados, podem se aglomerar e acabar entupindo os canos de drenagem da máquina. Por isso, é recomendado lavar a cama à mão ou usar um protetor de tambor específico.
4. Tapetes grandes
Tapetes grandes geralmente não cabem em máquinas de lavar domésticas, então o ideal é enviá-los para lavanderias especializadas. Tentar lavá-los em casa pode danificar o aparelho, não só pelo tamanho, mas também pela quantidade de cabelo, pelos e poeira que se acumulam e podem entupir os canos de drenagem.
5. Ternos
Embora algumas máquinas tenham um modo delicado de lavagem, ainda pode ser arriscado colocar ternos no aparelho. Afinal, mesmo feitos com materiais de alta qualidade, os ternos podem encolher, descosturar ou até rasgar se lavados na máquina. Logo, para manter a aparência elegante e bem cuidada da peça por mais tempo, é melhor levá-la a uma lavanderia de confiança.

6. Roupas de couro
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como lavar peças de couro. Na verdade, roupas feitas desse material não devem ser lavadas com excesso de água. Ou seja, não devem ser colocadas na máquina de lavar, pois a combinação de água e os movimentos do tambor pode fazer o couro descascar, com pedaços indo parar no filtro e em outras partes do eletrodoméstico. Portanto, o ideal para esse tipo de roupa é ar um pano úmido pela superfície e depois um pano seco. Dessa forma, é possível preservar o item e garantir o funcionamento correto da máquina de lavar.
7. Sutiãs com aro
Metal é um dos materiais mais perigosos para a máquina de lavar. Se peças metálicas se soltarem, podem amassar o tambor e até quebrar a porta do eletrodoméstico. Por isso, os sutiãs com aro não devem ser colocados na máquina, uma vez que podem descosturar, sair da peça e danificar a máquina, além de rasgar outras roupas na lavagem.
Nesse sentido, o melhor é sempre lavar sutiãs à mão para evitar gastos desnecessários com conserto da máquina e também para preservar a estrutura da peça, que pode deformar com mais facilidade devido ao atrito da lavagem. O mesmo vale para outros objetos com estruturas metálicas, como mochilas, cintos e bolsas com zíperes.

8. Biquínis e sungas
Trajes de banho como biquínis e sungas não devem ser colocados na máquina de jeito nenhum, pois seus tecidos são delicados e podem ser danificados se não forem lavados a mão e com cuidado. Lavar essas peças na máquina também pode retirar a elasticidade e fazê-las desbotar em um espaço de tempo muito curto. Sendo assim, para que um biquíni ou sunga permaneça bonito e firme por mais de um verão, lave-os sempre à mão com sabão neutro.

Com informações de Consul, Huffpost e Cincinnati.
📹 Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!