5 apps nativos do iPhone que você acha inúteis, mas deveria dar uma chance
iPhone tem alguns aplicativos nativos do sistema operacional considerados inúteis por usuários. No entanto, os serviços podem surpreender; confira quais são a seguir

O iPhone tem alguns apps nativos que já vem instalados de fábrica no iOS, sistema operacional da Apple. Alguns deles, no entanto, são removidos logo de cara por usuários do celular, muitas vezes por não conhecerem o potencial dos programas. O iMovie é um deles. O aplicativo oferece recursos de edição de vídeos e criação de filmes avançados e pode ser útil para criadores de conteúdo e usuários comuns. Já o Apple Books é uma biblioteca de e-books que reúne livros clássicos e novos, com um acervo atualizado semanalmente. A seguir, confira cinco apps nativos do iPhone pouco utilizados que podem mudar o seu dia a dia.

📝 Como entrar em contato com a assistência técnica da Apple? Usuários respondem no Fórum TechTudo
1. Keynote
O Keynote é um aplicativo para apresentações nativo do iPhone. Semelhante ao Microsoft PowerPoint , a ferramenta tem diversas funcionalidades de criação e edição de slides. Entre os principais recursos, está a apresentação colaborativa, que permite criar em conjunto com outras pessoas e acompanhar em tempo real os ajustes feitos por qualquer um dos colaboradores. Além disso, é possível utilizar fundos dinâmicos, inserir vídeos em slides, ar uma galeria de fotos, criar apresentações interativas com links e áudios, escolher temas personalizados e mais. O app ainda se destaca por ter uma interface simplificada, que facilita o manuseio de usuários e o reconhecimento de funções específicas.

2. Apple Books
O Apple Books pode ser considerado o Kindle do iPhone, já que é um app voltado para a leitura de e-books. Na plataforma, é possível encontrar uma ampla variedade de temas e coleções e adquirir obras pelo próprio celular. Entre os principais diferenciais da plataforma, estão a recomendação de livros de acordo com as preferências dos usuários e, a possibilidade de compartilhar livros adquiridos com familiares a partir do ID associado ao iCloud do .
O app dispõe de um catálogo de obras clássicas e recentes, e conta com recursos como o "Metas de Leitura", que informa quantidade de páginas lidas e o tempo total destinado à leitura conforme os objetivos do usuário.

3. iMovie
Outro aplicativo nativo do iPhone que merece mais destaque é o iMovie, que oferece recursos de criação e edição de vídeo avançados. Com o software, é possível recortar e colar vídeos, inserir textos, ativar o "Modo Cinema" para melhorar a qualidade do vídeo, aplicar efeitos especiais, exportar arquivos em 4K, entre outras possibilidades. A ferramenta ainda conta com funções próprias de destaque, como o "Filme Mágico", que consegue criar filmes de forma instantânea a partir de arquivos de música, imagens e vídeos salvos no dispositivo.

4. Pages
O Pages é outro aplicativo nativo ainda pouco explorado pelos usuários de iPhone. A ferramenta funciona de forma parecida com o Microsoft Word, e pode facilitar a criação de documentos em texto no celular. O software permite criar textos de forma compartilhada, visualizar arquivos de forma personalizada, optar entre diferentes estilos de fonte, inserir imagens e mais. O aplicativo também tem diversos modelos editáveis de documento, como cartas e relatórios, e há até ferramentas de e para a elaboração de livros digitais. Todos os ajustes feitos pelos criadores são registrados automaticamente no aplicativo e podem ser verificados ao longo da produção do documento.

5. Numbers
Por fim, o app Numbers, que também é nativo do iPhone, é especializado na criação de documentos e planilhas para usuários do iOS. Com funcionamento semelhante ao do Microsoft Excel, o app tem funções de cálculo avançado, e conta com o recurso de "Categorias Inteligentes", que consegue otimizar resultados de planilhas e dispor dados com maior facilidade para leitura. É possível, ainda, organizar as informações de interesse de forma interativa, por exemplo, com gráficos, colunas e barras, funções que também estão disponíveis no Excel. Além disso, o Numbers também pode criar diagramas e ilustrações, e permite a edição de planilhas em diferentes aparelhos, como iPads e PCs.

Veja também: Truque do iPhone permite escanear documentos e fotos; aprenda agora

Truque do iPhone permite escanear documentos e fotos; aprenda agora