window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/jogos","ad_unit":"edtechtudo\/Jogos","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 ano","data_publicacao":"Ate 1 ano","dia_publicacao":"19-11-2024","editoria":["TechTudo","Jogos"],"editoria_path":"jogos","editorias_secundarias":[],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["284","99","296","179","322","93","47","349","183","342"],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Jogos"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Jogos
Publicidade
Por , para o TechTudo


Jogos de celular são uma excelente alternativa para quem não possui um PC ou console de alto desempenho, mas deseja desfrutar de jogos de forma prática e confortável. As opções são variadas: é possível baixar títulos diretamente das lojas de aplicativos, aproveitar as vantagens da Epic Games Store ou explorar serviços de jogos na nuvem, como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now.

Outra possibilidade é utilizar o Remote Play, que permite transmitir jogos do seu console ou PC para um dispositivo móvel, transformando-o em um console portátil. Além disso, há opções de jogos de navegador e emuladores para reviver clássicos inesquecíveis. Confira, a seguir, o guia completo do TechTudo com tudo o que você precisa saber para jogar no smartphone sem restrições

Saiba como jogar no smartphone como se estivesse no console — Foto: Reprodução/Microsoft
Saiba como jogar no smartphone como se estivesse no console — Foto: Reprodução/Microsoft

Quer jogar no celular? 7 formas de transformar seu smartphone em console

  1. Baixar na loja de apps
  2. Epic Games Store
  3. Jogar na nuvem
  4. Jogar via Remote Play
  5. Jogos de navegador
  6. Emuladores
  7. Baixar APKs oficiais

1. Baixar na loja de apps

A maneira mais simples de se jogar no celular é baixando games diretamente em lojas de aplicativos oficiais. Na Google Play Store e na App Store, disponíveis para Android e iPhone (iOS), respectivamente, você encontra uma vasta gama de títulos para todos os gostos e idades. Esses jogos são organizados em categorias diversas — como ação, arcade, corrida e tabuleiro. Além disso, é possível conferir avaliações e resenhas de outros usuários, ajudando você a decidir quais jogos valem a pena.

Muitos desses games são gratuitos ou têm versões de demonstração, como Clash Royale, Genshin Impact, Pokémon TCG Pocket e Free Fire, mas você ainda encontra alguns pagos: Minecraft, Stardew Valley, Terraria e mais. Esses jogos podem ser ados de forma prática e segura, já que são checados automaticamente contra malwares conhecidos. Ainda assim, é importante evitar jogos que prometem ganhos fáceis em dinheiro, como os polêmicos "tigrinhos".

Genshin Impact na google Play Store — Foto: Reprodução/Róbson Martins
Genshin Impact na google Play Store — Foto: Reprodução/Róbson Martins

2. Epic Games Store

A Epic Games Store está investindo para atrair usuários de celulares Android e iPhone (iOS). Com a promessa de se tornar uma "loja de jogos híbrida com produtos para PC, Mac e dispositivos móveis em um só lugar", o aplicativo chegou aos sistemas operacionais em agosto. Porém, só pode ser baixado no Android, via APK oficial, enquanto no iOS, apenas usuários na União Europeia têm o ao aplicativo, já que a Apple ainda impõe restrições aos usuários nas demais regiões.

Por enquanto, a novidade conta com três jogos gratuitos para : Fortnite, Fall Guys e Rocket League Sideswipe. Mas há a possibilidade também de outros títulos, como Genshin Impact e Apex Legends Mobile, chegarem à loja futuramente.

É possível jogar Fortnite no Android através de um APK oficial da Epic Games; toque em repetir  — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte
É possível jogar Fortnite no Android através de um APK oficial da Epic Games; toque em repetir — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

3. Jogar na nuvem

Jogar na nuvem é uma opção para jogar no celular sem a necessidade de instalar o game em si. Isso porque os jogos rodam em servidores online, que fazem todo o “trabalho duro” para processar os gráficos. Então, a imagem é transmitida para a sua tela via streaming com e para controle e/ou toque na tela.

Os serviços mais populares nesse sentido são o Xbox Cloud Gaming (xbox.com/play) e o GeForce Now (play.geforcenow.com) e, para á-los, basta ter uma ativa do respectivo serviço e entrar nos sites via navegador ou nos apps oficiais para Android ou iPhone (iOS).

O Xbox Cloud Gaming está ível para s do Xbox Game Ultimate, que custa R$ 49,99 ao mês, disponibilizando títulos compatíveis do catálogo em dispositivos móveis e outras plataformas. O GeForce Now funciona de modo semelhante, mas utiliza games que o usuário já possui em plataformas como Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect. Inclusive há um teste gratuito, que garante sessões de 30 minutos.

Xbox Cloud Gaming permite jogar no celular via nuvem — Foto: Divulgação/Xbox
Xbox Cloud Gaming permite jogar no celular via nuvem — Foto: Divulgação/Xbox

4. Jogar via Remote Play

O Remote Play permite transmitir a gameplay de seu console ou PC, que funcionam como hospedeiro, para um outro aparelho menos potente, como um smartphone ou tablet. Como o nome sugere, significa "jogar remotamente" e usa um dispositivo Android ou iPhone (iOS) como se fosse um controle remoto, sem que gaste seu próprio poder de processamento.

Essa função está disponível atualmente no PC via aplicativo Steam Link, além de consoles Xbox Series X, Xbox Series S ou Xbox One via Xbox Remote Play, e PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4) via PS Remote Play. Para funcionar, ela requer que o dispositivo base esteja ligado e conectado com a mesma rede que o smartphone, onde você precisa ter instalado um dos apps mencionados acima.

Há e para joystick virtual ou controles Bluetooth. Mas obviamente, a função pode apresentar alguns problemas, como atraso entre controles e imagens e quedas de FPS, mas ainda é bem útil.

Remote Play - Jogos de PC e console no celular

Plataforma PS5 ou PS4 Xbox Series X/S ou Xbox One PC
Aplicativo mobile PS Remote Play Xbox Remote Play Steam Remote Play
Velocidade de Internet 5 a 15 Mbps 7 a 10 Mbps 10 a 15 Mbps
Sistema Operacional Android 6.0+ ou iOS 13+ Android 6.0+ ou iOS 13+ Android 6.0+ ou iOS 13+
Controle ado Dualshock 4 ou DualSense Controle sem Fio Xbox Steam Controller ou outros

5. Jogos de navegador

Jogos de navegador são ideais para curtir no PC fraco, mas o que muita gente não sabe é que também dá para curti-los diretamente no smartphone — por meio de sites oficiais ou de terceiros gratuitos como King.com, MiniJogos e CrazyGames. Nesse caso, é melhor optar por games mais clássicos e comandos simples, como Snake e Paciência, por exemplo, que não complicam a vida do usuário no touchscreen.

Há também opções como Subway Surfers, Temple Run e LongCat, que funcionam adequadamente em plataformas móveis. Você pode conferir a lista do TechTudo, com títulos de navegador ideais no celular e ver se alguns deles te agradam.

Sites de navegador rodam bem em smartphones — Foto: Reprodução/Róbson Martins
Sites de navegador rodam bem em smartphones — Foto: Reprodução/Róbson Martins

6. Emuladores

Um emulador para Android ou iPhone (iOS) pode ser a solução para quem gosta de jogos antigos, permitindo rodar games de consoles como Game Boy Advance, Nintendo DS e PSP. Entre os emuladores populares estão PPSSPP, Delta, Visual Boy Advance e M64Plus FZ Emulator, disponíveis na Google Play Store e App Store. O RetroArch também é uma opção, ando títulos desde o Atari 2600 até o PlayStation 2 (PS2).

O uso de emuladores em si não é tecnicamente ilegal, desde que não tenha sido desenvolvido por meio de cópias ou roubos de código-fonte. No entanto, baixar da Internet e jogar cópias digitais de jogos (ROMs) com direitos autorais é considerado pirataria.

Caso você já tenha uma versão original do game, é até possível argumentar que você está apenas obtendo um "backup", mas o tratamento jurídico sobre isso é nebuloso e, portanto, é melhor estar ciente das responsabilidades legais e dos riscos envolvidos ao realizar esse processo.

Crisis Core: Final Fantasy rodando no emulador PPSSPP — Foto: Divulgação/PPSSPP
Crisis Core: Final Fantasy rodando no emulador PPSSPP — Foto: Divulgação/PPSSPP

7. Baixar APKs oficiais

No Android, é possível baixar e instalar jogos via APK, que são basicamente aplicativos de terceiros baixados fora da Google Play Store. O procedimento é uma alternativa para obter títulos que ainda não foram lançados no Brasil ou que sequer são disponibilizados na loja do sistema. Fortnite e Fall Guys, conforme explicamos acima, são os principais exemplos disso.

Tenha em mente que é preciso se certificar de que a fonte é segura. Caso contrário, você acabará caindo na armadilha de baixar um arquivo alterado, capaz de espionar e roubar dados do seu aparelho secretamente. O TechTudo recomenda apenas o de APKs oficiais, como acontece com o Itch.io, plataforma de jogos no ar desde 2013, onde criadores independentes vendem e/ou compartilham conteúdos gratuitamente.

APK podem ser perigosos para integridade do seu celular — Foto: Reprodução/Google Play Store
APK podem ser perigosos para integridade do seu celular — Foto: Reprodução/Google Play Store

Com informações de Xbox (1 e 2), Steam, PlayStation, PCGamesN, Nvidia e Epic Games Store

Melhores jogos offline grátis para Android e iPhone (iOS) sem Internet

Melhores jogos offline grátis para Android e iPhone (iOS) sem Internet

Mais recente Próxima The Game Awards 2024: tudo sobre os indicados ao prêmio de Jogo do Ano
Mais do TechTudo