12 filmes que você só entende assistindo mais de uma vez
Obras como Pulp Fiction (1994) e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) são famosas por embaralhar a mente dos espectadores; veja a lista completa

Alguns filmes você só entende completamente assistindo mais de uma vez. Seja pelo final surpreendente e complexo ou por detalhes na trama que escapam à primeira vista, produções como Pulp Fiction (1994), Interestelar (2014) e Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) acabam sendo totalmente compreendidas apenas quando revisitadas. O bom é que, atualmente, vários desses longas estão disponíveis online nos acervos das principais plataformas, como Amazon Prime Video e Max (antiga HBO Max).
Pensando nisso, o TechTudo listou 12 filmes difíceis de entender para você reassistir e captar novos significados. Relembre, a seguir, as sinopses, elencos, repercussões das obras e confira onde assistir a cada uma delas.

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira a lista do TechTudo de filmes que precisam ser assistidos mais de uma vez:
- Interestelar (2014)
- As Aventuras de PI (2012)
- Tenet (2020)
- A Chegada (2016)
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
- Tár (2022)
- Looper: Assassinos do Futuro (2012)
- O Grande Truque (2006)
- Amnésia (2001)
- Cidade dos Sonhos (2001)
- Os 12 Macacos (1995)
- Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994)
1. Interestelar (2014)
Abrindo a lista com esse aclamado filme do diretor Christopher Nolan com uma trama de ficção científica que acompanha um grupo de astronautas na missão de explorar outros planetas habitáveis visando à continuação da espécie humana. O longa é famoso por "explodir" a cabeça dos espectadores com uma reviravolta surpreendente e a abordagem de conceitos científicos da física quântica, como buracos de minhoca e paradoxos temporais.
A obra é estrelada por Matthew McConaughey (True Detective) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e recebeu cinco indicações ao Oscar, onde conquistou a categoria de Melhores Efeitos Visuais. Interestelar é aclamado com 73% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 8,7 no IMDb e está disponível no catálogo da Max.

2. As Aventuras de PI (2012)
Com 11 nomeações ao Oscar, vencendo como Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais, As Aventuras de Pi apresenta muitas metáforas e simbolismos, tocando em temas religiosos e estimulando à reflexão. O filme conta a história do filho mais novo de uma família indiana que estava se mudando para o Canadá em um navio de carga, mas que sofreu um naufrágio. O único sobrevivente é o jovem Pi, que segue a viagem ao lado de um tigre-de-bengala que se torna seu grande aliado.
Com direção de Ang Lee, a obra é baseada no romance de mesmo nome de 2001 escrito por Yann Martel, que por sua vez se inspirou no livro brasileiro Max e Os Felinos, escrito por Moacyr Scliar. O protagonista do filme é vivido por Suraj Sharma (Homeland), em uma atuação que marcou sua estreia no cinema. Atualmente indisponível no streaming, As Aventuras de Pi acumula 86% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7,9 pelos usuários do IMDb.

3. Tenet (2020)
Com um elenco formado por nomes de peso, como John David Washington (Infiltrado na Klan), Robert Pattinson (The Batman), Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia) e Kenneth Branagh (Harry Potter), Tenet explora o conceito de inversão temporal e conta com um roteiro rico em detalhes, marca do diretor Christopher Nolan (Oppenheimer). Inclusive, em entrevista à Rolling Stone, o próprio cineasta itiu que o filme não é totalmente compreensível, o que por si só já revela a necessidade de assistir ao longa mais de uma vez.
Disponível na Max, a obra acompanha um espião encarregado de uma missão que, se falhar, pode provocar a Terceira Guerra Mundial. Ele descobre que um criminoso internacional possui uma arma tecnológica capaz de reverter o fluxo do tempo, e a única pista que tem sobre o caso é a palavra “Tenet”. Ganhadora do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, a produção recebeu 69% de aprovação no RT e nota 7,3 no IMDb.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/U/L/vRHNWMRdu2p3YtLKu2Hg/tenet.webp)
4. A Chegada (2016)
Drama, mistério e ficção científica se misturam nessa trama sobre visita alienígena à Terra. Com direção assinada por Denis Villeneuve, A Chegada narra a história de uma linguista convocada pelo exército para tentar se comunicar com seres extraterrestres que chegaram ao nosso planeta. Quanto mais ela decifra a comunicação com esses aliens, mais sente algo mudando dentro de si, e o que ela descobre pode colocar a vida de todos em risco.
Amy Adams (Encantada) protagoniza a história e tem ao lado nomes como Jeremy Renner (Vingadores) e Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia) no elenco. A produção foi indicada a oito categorias no Oscar, saindo vencedora como a Melhor Edição de Som. A Chegada alcançou 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, além da nota 7,9 no IMDb, e se encontra disponível no Amazon Prime Video.

5. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
Vencedor de sete categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme, esse longa é marcado por uma trama cheia de camadas, que pode ser definida como frenética, caótica, cômica e emocionante. Ou seja, provavelmente você não vai digerir tudo assistindo apenas uma vez. Dirigido pela dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Swiss Army Man), o filme segue uma mulher cansada, com dificuldade de sustentar sozinha o negócio da família e com problemas no casamento, além de uma relação complicada com a filha e com o pai. Ela acaba se envolvendo em uma jornada multiversal e se vê com o destino do universo nas mãos.
Com um premiado elenco, formado por Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão), Ke Huy Quan (Indiana Jones e o Templo da Perdição), Stephanie Hsu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) e Jamie Lee Curtis (Halloween), Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+. A obra foi avaliada com 94% de aprovação da crítica no RT e nota 7,8 no IMDb.

6. Tár (2022)
Cate Blanchett (Blue Jasmine) protagonizou essa narrativa de drama psicológico sobre uma renomada maestrina e compositora erudita que sofre um cancelamento após ter segredos obscuros revelados. Escrito e dirigido por Todd Field (Pecados Íntimos), o filme gerou bastante discussão por lidar com temas sensíveis e deixar vários detalhes implícitos. Com seis indicações ao Oscar, Tár está disponível no catálogo do Amazon Prime Video. No Rotten Tomatoes, alcançou 91% de aprovação da crítica; já no IMDb, foi avaliado com nota 7,4.

7. Looper: Assassinos do Futuro (2012)
Outro filme que lida com o empolgante tema de viagem no tempo é Looper, estrelado por Bruce Willis (Duro de Matar), Joseph Gordon-Levitt (500 Dias Com Ela) e Emily Blunt (O Diabo Veste Prada) e com roteiro e direção de Rian Johnson (Entre Facas e Segredos). A trama é ambientada em 2074, quando as viagens temporais são exclusivas para quem é capaz de pagar por elas dentro do crime organizado. Um desses assassinos do futuro é Joe, que atua muito bem nesse trabalho, mas descobre que seu chefe planeja o enviar ao ado para matá-lo. Com 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb, a produção não está disponível atualmente no streaming brasileiro.

8. O Grande Truque (2006)
Essa adaptação do romance The Prestige, de Christopher Priest, dirigida por Christopher Nolan (Tenet), apresenta a rivalidade entre dois mágicos ilusionistas do século XIX que protagonizam uma intensa disputa narrativa, com truques indecifráveis e cada vez mais perigosos. O filme é estrelado por Christian Bale (Psicopata Americano) e Hugh Jackman (X-Men Originis: Wolverine) e termina com vários pontos em aberto, aguçando a curiosidade dos espectadores. Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+, O Grande Truque recebeu 77% de aprovação no RT e nota 8,5 no IMDb.

9. Amnésia (2001)
Outro filme de Christopher Nolan que precisa ser assistido mais de uma vez é Amnésia, estrelado por Guy Pearce (O Brutalista), Carrie-Anne Moss (Matrix) e Joe Pantoliano (Família Soprano). A narrativa é contada em ordem inversa, o que torna interessante rever a obra por uma perspectiva diferente. Um homem sofre de amnésia desde que a esposa foi assassinada e enfrenta seus lapsos mentais que o confundem enquanto tenta desvendar a morte. Disponível no MGM+ (via Amazon Prime Video), o longa recebeu duas indicações ao Oscar e está avaliado no Rotten Tomatoes com 94% de aprovação da crítica e nota 8,4 no IMDb.

10. Cidade dos Sonhos (2001)
Outro filme sobre perda de memória é Cidade dos Sonhos, o penúltimo dirigido por David Lynch (Twin Peaks), indicado ao Oscar por esse trabalho. O longa narra a história de uma aspirante a atriz em Los Angeles que encontrou uma mulher que tinha acabado de perder a memória em um acidente de carro, fugindo de uma tentativa de assassinato. Ela se compromete a ajudá-la a descobrir sua verdadeira identidade e quem tentou matá-la.
Estrelado por Naomi Watts (King Kong) e Laura Harring (O Justiceiro), o longa está disponível no catálogo do Amazon Prime Video para s Cindie. No Rotten Tomatoes, recebeu aprovação de 84% dos críticos; já no IMDb, foi avaliado com nota 7,9.

11. Os 12 Macacos (1995)
Bruce Willis (O Sexto Sentido) dá vida a James Cole, que vive em 2030 e volta 40 anos ao ado para desvendar quem criou o vírus de laboratório responsável por dizimar a humanidade. No entanto, ele acaba sendo preso em um manicômio por ninguém acreditar nele e, antes que seja tarde, precisa provar sua sanidade ou conseguir escapar. Além do protagonista, Brad Pitt (Clube da Luta) se destaca no elenco, com direito a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+, o filme é dirigido por Terry Gilliam (O Pescador de Ilusões) e acumula 88% de aprovação da crítica no RT e nota 7,7 no IMDb.

12. Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994)
Você precisa assistir a Pulp Fiction mais de uma vez, pois é um filme que segue três histórias paralelas correlacionadas, em uma narrativa não linear. Esse clássico de Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios), estrelado por Samuel L. Jackson (Django Livre), Uma Thurman (Kill Bill), Bruce Willis (O Quinto Elemento) e John Travolta (Os Embalos de Sábado à Noite), recebeu sete indicações ao Oscar, saindo vitorioso na categoria de Melhor Roteiro Original.
Disponível gratuitamente no Mercado Play, o drama policial narra as tramas de dois assassinatos envolvendo gângsters, um boxeador pago para perder uma luta e um casal que assalta um restaurante. A obra alcançou 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e foi aclamado com a nota 8,9 pelo usuários do IMDb.

Com informações de IMDb, JustWatch, Collider, WatchMojo, Screen Rant, Rolling Stone e Rotten Tomatoes
Recomendações
🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix