window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"","ad_unit":"edtechtudo","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 mes","data_publicacao":"Ate 2 meses","dia_publicacao":"14-04-2025","editoria":["TechTudo","Eletrodom\u00e9sticos"],"editoria_path":"eletrodomesticos","editorias_secundarias":["TechTudo \/ Eletrodom\u00e9sticos"],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","black-friday","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken"]},"ext-ctx-mc":["152","199","333","288","179","139","12","284","17","193"],"ext-bsafety":"conteudo seguro","ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Eletrodom\u00e9sticos"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Eletrodomésticos
Publicidade
Por , para o TechTudo — Rio de Janeiro


O mercado de eletrodomésticos vive aquecido, com produtos cada vez mais inteligentes, práticos e versáteis, com investimentos em design e funcionalidades. Na contramão desse cenário, alguns aparelhos expostos nas prateleiras das varejistas parecem não ser mais tão necessários assim, já que existem modelos substitutos ou mesmo perfeitamente adaptáveis às necessidades de grande parte dos consumidores.

Itens como batedeira, a elétrica e até a lava-louças podem ser dispensáveis a depender das circunstâncias e, ainda, substituídos por produtos mais modernos e funcionais. Nesse sentido, o TechTudo preparou uma lista com 8 eletrodomésticos nos quais não se precisa mais investir. Em vez disso, é possível que a variedade de produtos interessantes e capazes de facilitar a vida das pessoas consiga conquistar de vez a simpatia dos clientes. Acompanhe a seguir.

Precisa mesmo? 8 eletrodomésticos que podem ser desnecessários na sua casa — Foto: Reprodução/Freepik
Precisa mesmo? 8 eletrodomésticos que podem ser desnecessários na sua casa — Foto: Reprodução/Freepik

8 eletrodomésticos dispensáveis para sua casa; veja

Sabemos que os eletrodomésticos são fundamentais para manter uma casa organizada e funcional, além de colaborar para que sobre tempo e disposição para se dedicar a outros setores da vida. Entretanto, alguns itens podem atrapalhar ao invés de ajudar, já que, sem utilidade, acabam ficando entulhados em um armário ou na bancada, acumulando poeira e ocupando espaço. Confira, a seguir, 8 eletrodomésticos que, dependendo da situação, você não precisa ter.

  1. Torradeira
  2. Batedeira de bancada
  3. a elétrica
  4. Lava-louças
  5. Secadora
  6. Sanduicheira
  7. Chaleira elétrica
  8. Máquina de fazer pão

1. Torradeira

Torradeiras podem até ser estilosas, mas será que você ainda precisa ter uma na sua cozinha? É possível obter torradas saborosas colocando a fatia de pão em uma frigideira e levando ao fogo até que tostem conforme a sua preferência. De qualquer maneira, para quem não quer ficar à beira do fogão esperando a porção ficar pronta, pode-se optar por utilizar o forno convencional ou elétrico, apenas ajustando a temperatura e o tempo de preparo para não deixar a torrada ar do ponto e acabar queimando.

Outra opção é usar a air fryer para fazer o trabalho de deixar as fatias de pão tostadas e crocantes, melhor ainda se for um modelo oven, com recurso de forno. Então, se já possui alguns desses eletrodomésticos, talvez seja melhor dispensar a torradeira e, ainda, economizar seu dinheiro.

O usuário pode utilizar uma grelha nos fornos convencional e elétrico, e na air fryer para preparar torradas — Foto: Reprodução/Freepik
O usuário pode utilizar uma grelha nos fornos convencional e elétrico, e na air fryer para preparar torradas — Foto: Reprodução/Freepik

2. Batedeira de bancada

Se você não trabalha com confeitaria, pode rever a decisão de ter uma batedeira de bancada. Isso porque, normalmente, esse eletrodoméstico é grande, além de conter outros utensílios, como vasilhas e diferentes espátulas, o que o torna difícil de guardar em uma cozinha pequena, por exemplo. Se o objetivo é preparar massas básicas de bolo, recheios ou claras em neve para utilizar em alguma receita, existem algumas alternativas interessantes – liquidificador, mixer, batedor de claras (fuê), ou mesmo a batedeira portátil.

A batedeira portátil pode ser uma alternativa para quem não necessita de uma batedeira de bancada — Foto: Reprodução/Freepik
A batedeira portátil pode ser uma alternativa para quem não necessita de uma batedeira de bancada — Foto: Reprodução/Freepik

3. a elétrica

A a elétrica já foi febre entre os consumidores por conta da promessa de cozinhar os alimentos com mais rapidez e preparar receitas utilizando um único aparelho. Mas a verdade é que se o usuário já possui uma a de pressão de qualidade, ele não vai precisar de uma elétrica, e, com o tempo, ela tende a ficar encostada sem uso.

Além disso, muitas receitas podem ser preparadas no micro-ondas, que também é rápido e eficiente, assim como alguns modelos de air fryer, que permitem grelhar, marinar, cozinhar lentamente e gratinar, o que tende a fazer com que a a elétrica seja esquecida em algum lugar da cozinha.

Alguns modelos de air fryer podem substituir a a elétrica e oferecer muito mais recursos — Foto: Reprodução/Freepik
Alguns modelos de air fryer podem substituir a a elétrica e oferecer muito mais recursos — Foto: Reprodução/Freepik

4. Lava-louças

Estar diante de uma pia cheia de louças para lavar é realmente desanimador, e a lava-louças tende a ser de grande utilidade nessa hora. Mas, antes de decidir comprar uma, vale avaliar alguns pontos, como o tamanho do aparelho, preço, espaço na cozinha e a quantidade de louças que se costuma sujar. A lava-louças é um eletrodoméstico grande e caro, além de necessitar de um espaço adequado para sua instalação, o que já se torna um complicador caso a cozinha seja pequena, e o orçamento, apertado.

Outro fator a se considerar é o volume de louças, pois uma pessoa que mora sozinha ou uma casa onde os moradores não costumam cozinhar rotineiramente pode não precisar desse produto, podendo optar, em vez disso, por uma lava-louças portátil, que pode ser acomodada na bancada ou na pia da cozinha, o que também tende a resultar em economia de água e energia elétrica.

Uma dica é avaliar sua real necessidade de ter uma lava-louças em casa — Foto: Reprodução/Freepik
Uma dica é avaliar sua real necessidade de ter uma lava-louças em casa — Foto: Reprodução/Freepik

5. Secadora

Colocar as roupas para secar pode ser um desafio para quem dispõe de pouco ou nenhum espaço na residência, como uma varanda ou um quintal. Por isso, um eletrodoméstico que consiga secar as peças pode ser, sim, essencial. No entanto, não vale a pena ter uma secadora, quando se pode optar por uma lava e seca, por exemplo, por conta do valor e do espaço que requer no ambiente.

Contudo, se não está nos seus planos trocar sua máquina de lavar por uma lava e seca, uma alternativa é a secadora de roupas portátil, mais compacta e com bom custo-benefício. Esse produto é mais fácil de acomodar e com recursos para secar até 18 kg de peças de roupas. Dessa maneira, o usuário economiza espaço e dinheiro.

Secadoras portáteis são compactas e podem ser acomodadas em qualquer lugar  — Foto: Reprodução/Amazon
Secadoras portáteis são compactas e podem ser acomodadas em qualquer lugar — Foto: Reprodução/Amazon

6. Sanduicheira

A sanduicheira é outro item que praticamente caiu em desuso, e é possível que esteja esquecida na maioria das casas. O motivo é que, mais uma vez, a air fryer ocupou um espaço de multifuncionalidade nas cozinhas, podendo preparar uma variedade enorme de alimentos, incluindo sanduíches quentes, além da possibilidade de aquecer mais porções ao mesmo tempo devido à sua capacidade.

A air fryer ganhou espaço na cozinha graças à sua multifuncionalidade — Foto: Reprodução/Freepik
A air fryer ganhou espaço na cozinha graças à sua multifuncionalidade — Foto: Reprodução/Freepik

7. Chaleira elétrica

Houve um tempo em que ter uma chaleira era um charme, mas é preciso concordar que se tornou um item obsoleto nos dias atuais. O mesmo acontece com as versões elétricas do produto. Além de ocupar espaço, é quase incontestável que, se você pode aquecer a água para o seu chá no micro-ondas ou no fogão, não há motivos para adquirir uma peça dessa, a menos que seja como objeto de decoração.

Chaleira elétrica: charmosa, mas desnecessária — Foto: Reprodução/Freepik
Chaleira elétrica: charmosa, mas desnecessária — Foto: Reprodução/Freepik

8. Máquina de fazer pão

Este último item pode ser polêmico, mas vamos aos motivos pelos quais você não precisa de uma máquina de fazer pão. Assim que surgiu, gerou um encanto nos consumidores, e muitos correram para ter a sua. Depois, vieram as queixas quanto à textura dos pães, ao formato, ao alto consumo de energia elétrica e ao sabor, que nem de longe se assemelhava ao dos pães caseiros ou até de alguns industrializados. Por fim, ficou entendido que pouco compensava ter uma peça dessa em casa, e quem tem, possivelmente, já nem deve lembrar onde está guardada.

Não só em relação à máquina de fazer pão, como a todos os eletrodomésticos mencionados aqui, a ideia não é dizer o que o usuário deve ou não comprar, pois isso vai depender exclusivamente de sua vontade, mas, sim, evidenciar que alguns produtos podem não fazer mais parte da sua casa para dar lugar a outros, que serão mais funcionais e ajudarão a economizar espaço no ambiente e aliviar o bolso.

Definitivamente, os pães não saem dessa forma de uma máquina de fazer pão — Foto: Reprodução/Freepik
Definitivamente, os pães não saem dessa forma de uma máquina de fazer pão — Foto: Reprodução/Freepik

Com informações de Isenhour Homes, The Kitchn, Lifehacker e Southern Living.

Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Mais recente Próxima Alívio no bolso! Veja 5 dicas para gastar bem menos na conta de luz
Mais do TechTudo