window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/eletronicos","ad_unit":"edtechtudo\/Eletronicos","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 semana","data_publicacao":"Ate 1 mes","dia_publicacao":"14-05-2025","editoria":["TechTudo","Eletr\u00f4nicos"],"editoria_path":"eletronicos","editorias_secundarias":["TechTudo \/ Eletr\u00f4nicos \/ Ar-condicionado"],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","sustentabilidade","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-iab-content-categories":[{"category_id":"274.278","category_name":"Home & Garden>Home Appliances","score":1},{"category_id":"274.282","category_name":"Home & Garden>Indoor Environmental Quality","score":0.7123},{"category_id":"274","category_name":"Home & Garden","score":0.5421}],"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["199","310","330","284","181","258","84","102","267","179"],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Eletr\u00f4nicos"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Eletrônicos
Publicidade


Apesar de serem feitos para serem duráveis e funcionais por muitos anos, os aparelhos de ar-condicionado, como todos os eletrônicos, podem apresentar problemas de funcionamento. Quando isso está prestes a acontecer, alguns aparelhos podem dar sinais que podem ser cruciais para resolvê-los antes mesmo de que o aparelho pare de funcionar completamente.

Para te ajudar a identificar cada um destes problemas, o TechTudo preparou uma lista com alguns sinais de que o ar-condicionado dá quando está prestes a te deixar na mão, como mau-cheiro, barulhos estranhos, vazamentos frequentes e até aumento na conta de luz. Confira a seguir.

Existem alguns indícios que um ar-condicionado está prestes a parar de funcionar; confira quais são — Foto: Reprodução/Clima Gel
Existem alguns indícios que um ar-condicionado está prestes a parar de funcionar; confira quais são — Foto: Reprodução/Clima Gel

📝 Qual a melhor marca de ar-condicionado? Veja opiniões no Fórum TechTudo

Tópicos abordados:

  • Barulhos estranhos
  • Ar-condicionado não gela direito
  • Pingos ou vazamento de água
  • Cheiro ruim ao ligar
  • Aumento repentino na conta de luz
  • Frequência de desligamentos
  • Controle remoto ou falhando

Barulhos estranhos

Um dos principais indícios de que o ar-condicionado está com peças defeituosas é a aparição de barulhos e ruídos não convencionais — como chiados, estalos, rangidos e zumbidos. Geralmente, esses sinais podem ser identificados quando ele está ligado e em funcionamento.

Esses problemas sonoros podem identificar um defeito no compressor (responsável por comprimir o gás refrigerante, aumentando a sua pressão e temperatura), motor, que tem a função de impulsionar o fluxo de ar para resfriar ou aquecer o ambiente, ou pás internas (que buscam direcionar o fluxo de ar). Para esses casos, é recomendável chamar um técnico de confiança para resolver o problema, visto que são peças sensíveis e um usuário leigo pode piorar o problema ao invés de solucioná-lo.

Ar-condicionado não gela direito

Se mesmo ligado na menor temperatura possível, o ar-condicionado apresenta dificuldades para refrigerar o ambiente ou simplesmente não o refrigera, é possível que ele esteja com problemas no gás refrigerante, sujo ou com falhas no compressor. Vale lembrar que o gás refrigerante é responsável por absorver o calor do ambiente a ser climatizado e transportá-lo para o exterior, permitindo que o ar seja resfriado.

Caso o problema seja apenas sujeira, é possível o próprio usuário efetuar a limpeza da peça. Porém, caso a questão seja algum dos outros problemas citados, é recomendado também a contratação de um técnico especializado, até mesmo para poder diagnosticar o problema.

Se for apenas sujeira, é possível fazer a limpeza em casa sem custos adicionais — Foto: Reprodução/A.Dias
Se for apenas sujeira, é possível fazer a limpeza em casa sem custos adicionais — Foto: Reprodução/A.Dias

Pingos ou vazamento de água

Goteiras e água acumulada fora do dreno e no ambiente onde está localizado o ar-condicionado também é um forte sintoma de que o aparelho está prestes a parar de funcionar. O dreno tem como objetivo remover a água condensada que se forma durante o processo de resfriamento, evitando que ela se acumule no aparelho e cause problemas.

Na maioria dos casos, esse problema é causado por problemas no isolamento do aparelho com falhas na bomba do dreno, atrapalhando que a água coletada seja corretamente escoada. A princípio, você pode verificar os filtros. Se houver sujeira, a limpeza ou substituição pode resolver o problema rapidamente.

Outro o antes de correr para um técnico, é checar se a bandeja de drenagem está suja ou danificada. Caso o problema persista, verifique a instalação do aparelho para garantir que ele esteja nivelado e posicionado corretamente. Se nenhuma dessas opções funcionar, talvez seja a hora de optar pela garantia, caso ainda esteja no período do fornecimento, ou e técnico especializado.

Ar-condicionado pingando água: veja motivos e o que fazer — Foto: Reprodução/Top Notch Plumbing
Ar-condicionado pingando água: veja motivos e o que fazer — Foto: Reprodução/Top Notch Plumbing

Cheiro ruim ao ligar

Caso o seu aparelho de ar-condicionado esteja apresentando um cheiro ruim quando está em funcionamento, muito provavelmente isso está sendo causado pelo acúmulo de sujeira e fungos na região do filtro — além de problemas no sistema de drenagem.

Como na maioria dos casos isso é questão de limpeza, é uma situação que pode ser resolvida facilmente sem a necessidade de um técnico, necessitando apenas que o usuário abra o aparelho para retirar e limpar o filtro, removendo poeiras e mofo. Para isso, desligue o aparelho para evitar descargas elétricas. Utilize uma chave de fenda para abrir o aparelho e guarde todos os parafusos em um lugar seguro para mais tarde. Caso prefira, é possível usar um aspirador de pó ou um spray com água e sabão líquido para tirar o grosso da sujeira, algo que deve facilitar o processo de higienização.

O mofo pode ser um dos motivos do seu ar-condicionado apresentar cheiros ruins — Foto: Divulgação/Shutterstock
O mofo pode ser um dos motivos do seu ar-condicionado apresentar cheiros ruins — Foto: Divulgação/Shutterstock

Aumento repentino na conta de luz

Quando sujos, os ares-condicionados tendem a causar um aumento que pode chegar até a 15% na conta de luz no final do mês, pois a sujeira atrapalha o pleno funcionamento, fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais e, por consequência, consuma mais energia. Este é mais um dos problemas da lista que pode ser resolvido somente com limpeza e sem a necessidade de um técnico.

Reconhecer quando um ar-condicionado está sujo não é difícil — Foto: Divulgação/Shutterstock
Reconhecer quando um ar-condicionado está sujo não é difícil — Foto: Divulgação/Shutterstock

Frequência de desligamentos

Um aparelho que apresenta desligamentos ou travando constantemente pode indicar problemas no termostato, questões elétricas, filtros de ar, nível de gás, superaquecimento, problemas na condensadora ou apenas o timer ativado no controle. Como visto, esse pode ser um problema mais complexo e que demande mais gastos para resolvê-lo.

A começar pelo mais simples: verifique se o timer do controle do dispositivo está ativado. Em muitos casos, ele pode ser acionado sem querer, causando esses estresses. Depois de verificado, observe se há sujeiras impedindo o fluxo de ar na condensadora. Caso positivo, um pano limpo ou aspirador de pó pode resolver o problema.

Agora, se o termostato estiver com defeito ou mal calibrado, o aparelho pode interpretar de forma errada que a temperatura já foi alcançada e desligar sistema antes do necessário. Para solucionar o problema, é necessário verificar se o termostato está calibrado. Quanto ao gás refrigernate, baixos níveis podem ser causados por vazamentos ou falta de manutenção, comprometendo o desempenho. Nesse caso, o superaquecimento da máquina e o desligamento automático é comum.

falhando

Problemas no controle podem serem sintomas de defeitos no circuito do aparelho — Foto: Reprodução/Blog do Seu Paschoal
Problemas no controle podem serem sintomas de defeitos no circuito do aparelho — Foto: Reprodução/Blog do Seu Paschoal

O último sinal da lista pode ser importante para saber se seu ar-condicionado está ou não com circuitos eletrônicos problemáticos. Quando frontal apresenta falhas, isso pode ser um sinal de que seus componentes eletrônicos estão se desgastando e necessitando uma revisão.

Antes de chamar o técnico, verifique as pilhas do controle remoto e tente ligar o aparelho diretamente pelo . Há falhas no display ainda assim? Um mau contato pode causar falhas de comunicação. Verifique se os fios estão corretamente encaixados ou com folgas. No entanto, caso tenha um superaquecimento nas placas eletrônicas somente um técnico especializado pode resolver a quesrão.

Com informações de Teko, Hidrokleen, Pro Clean, Luce e Eletrolux

🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

Mais recente Próxima Xiaomi lança robô que se adapta a qualquer espaço — e mais potente que nunca
Mais do TechTudo