window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/mobile","ad_unit":"edtechtudo\/mobile","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 semana","data_publicacao":"Ate 1 mes","dia_publicacao":"14-05-2025","editoria":["TechTudo","Celulares e Tablets","Telefonia"],"editoria_path":"mobile\/telefonia","editorias_secundarias":[],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-iab-content-categories":[{"category_id":"391","category_name":"Personal Finance","score":1},{"category_id":"391.417.420","category_name":"Personal Finance>Home Utilities>Phone Services","score":1},{"category_id":"596","category_name":"Technology & Computing","score":0.9597},{"category_id":"52.90.116","category_name":"Business and Finance>Industries>Telecommunications Industry","score":0.9138},{"category_id":"52","category_name":"Business and Finance","score":0.8047},{"category_id":"596.632.635","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Smartphones","score":0.7456},{"category_id":"391.417.419","category_name":"Personal Finance>Home Utilities>Internet Service Providers","score":0.659},{"category_id":"596.632","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics","score":0.5976},{"category_id":"52.90","category_name":"Business and Finance>Industries","score":0.5806},{"category_id":"52.53","category_name":"Business and Finance>Business","score":0.5762}],"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["179","284","330","272","187","130","93","150","200","335"],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Celulares e Tablets","Telefonia"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Telefonia
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'organic-thumbs-feed-01-stream', container: 'taboola-mid-article-saiba-mais', placement: 'Mid Article Saiba Mais', target_type: 'mix' });
Vai trocar de operadora? Veja o que avaliar antes de decidir — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Vai trocar de operadora? Veja o que avaliar antes de decidir — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Qual é a melhor operadora de internet para contratar? Participe da discussão no Fórum do TechTudo

Vai trocar de operadora? Veja o que avaliar antes de decidir

O TechTudo preparou uma lista com que o usuário deve avaliar antes de decidir por nova operadora de telefonia móvel. A seguir, confira os tópicos que serão abordados.

  1. Cobertura e desempenho da rede
  2. Custos e taxas ocultas
  3. Portabilidade
  4. Vantagens e benefícios
  5. Roaming internacional

1. Cobertura e desempenho da rede

Apesar de cada operadora prometer ofertas como “a conexão mais rápida e a melhor cobertura do Brasil”, é importante verificar como a rede de fato funciona na sua região. Nos sites das empresas de telefonia, há mapas de cobertura que indicam onde o sinal é mais ou menos forte. Além disso, vale conversar com pessoas que moram próximas a você e já usam os serviços para saber se elas estão satisfeitas. Se ainda tiver dúvidas, uma boa alternativa é comprar um chip pré-pago e testar o sinal por conta própria.

Boa cobertura da rede móvel permite assistir vídeos online — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Boa cobertura da rede móvel permite assistir vídeos online — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

A OpenSignal, empresa independente especializada em quantificar a experiência de rede móvel, também é uma fonte confiável de consulta. No site da companhia, é possível encontrar relatórios que apontam as operadoras líderes em quesitos como qualidade consistente, velocidade média de e streaming de vídeo. Em janeiro, por exemplo, Claro e TIM empataram no quesito "cobertura", enquanto a Vivo arrematou as categorias "experiência de jogos 5G" e "velocidade de jogos 5G".

Tabela da OpenSignal mostra operadoras campeãs em quesitos como experiência geral, experiência 5G, cobertura e consistência — Foto: Reprodução/OpenSignal
Tabela da OpenSignal mostra operadoras campeãs em quesitos como experiência geral, experiência 5G, cobertura e consistência — Foto: Reprodução/OpenSignal

2. Custos e taxas ocultas

Planos com preços baixos podem parecer vantajosos, mas exigem atenção redobrada. Leia cuidadosamente o contrato, mesmo que seja cansativo, e verifique se há cobranças escondidas nas letras miúdas. Muitas operadoras oferecem descontos no chamado “plano fidelidade”, válido por 12 meses. No entanto, se você cancelar a antes do prazo, pode ter que pagar multa. Além disso, ao fim do contrato, o valor promocional geralmente deixa de valer. Fique atento para não ter surpresas.

Mulher falando ao celular Galaxy Z Flip 5 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Mulher falando ao celular Galaxy Z Flip 5 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Portabilidade

Hoje, trocar de operadora sem mudar de número é fácil graças à portabilidade. Com ela, você não precisa ar pelo transtorno de avisar todos os contatos sobre um novo número. Antes de solicitar a portabilidade, verifique como funciona o processo na operadora escolhida.

A mudança costuma ser rápida, gratuita e simples, mas exige a obediência a algumas regras. Em geral, é preciso comprar um novo chip da operadora escolhida, e a linha deve estar em situação regular, sem pendências com a operadora antiga. Vale ressaltar que, embora as operadoras ofereçam promoções para novos clientes na modalidade de portabilidade, é importante analisar as condições das ofertas com cuidado.

Mulher idosa e homem idoso mexendo no celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Mulher idosa e homem idoso mexendo no celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

4. Vantagens e benefícios

Além de Internet, chamadas e SMS, as operadoras costumam oferecer benefícios extras para atrair clientes. Entre eles estão ligações ilimitadas, o às redes sociais sem consumir a franquia de dados e s de serviços de streaming com desconto ou gratuitas.

Entre tantas ofertas de planos, pode ser difícil selecionar o que melhor se adequa às suas necessidades. Para facilitar a escolha, uma boa dica é recorrer ao site MelhorPlano.net, que compara planos de telefonia, Internet residencial e TV por . O comparador permite filtrar por faixa de preço, franquia de Internet e apps ilimitados, entre outros critérios. Mais uma vez, é importante ler atentamente os detalhes antes de contratar o serviço, para evitar surpresas desagradáveis.

Operadoras oferecem  de serviços de streaming, como Globoplay, como benefícios — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Operadoras oferecem de serviços de streaming, como Globoplay, como benefícios — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5. Roaming internacional

Se você costuma viajar para o exterior, vale conferir como a operadora lida com o roaming internacional. As principais empresas oferecem esse serviço, mas com diferenças. A Vivo, por exemplo, tem o Vivo Travel, disponível em mais de 175 países. A TIM trabalha com operadoras parceiras em diversos destinos para fornecer sinal para os clientes. Já a Claro oferece pacotes personalizados para as Américas, Europa e outras regiões.

Analise as opções e escolha a que melhor se adapta ao seu perfil de viagem e ao seu orçamento. Se você for alguém que não viaja com frequência, pode ser mais interessante comprar um chip virtual (eSIM) internacional. Em geral, os planos atrelados aos chips costumam ser pré-pagos, de forma que você pode escolher a franquia que melhor atende ao período de sua estadia.

Compare os serviços de roaming internacional — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Compare os serviços de roaming internacional — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Com informações de Android Police

🎥 Celular 5G baratinho? Agora isso é possível!

Celular 5G baratinho? Agora isso é possível!

Celular 5G baratinho? Agora isso é possível!

Recomendações

Mais recente Próxima Tim fora do ar? Sinal da operadora cai para usuários nesta quinta (8)

Mais lidas

Mais do TechTudo