Gamer de PC prefere jogos antigos a novos lançamentos, indica estudo
Apenas 8% do tempo das horas de jogo em 2024 foram dedicadas a lançamentos do ano; veja títulos mais populares
Gamers de PC am mais tempo jogando títulos antigos do que lançamentos recentes. É o que aponta um relatório da Newzoo, que mostra uma preferência por jogos que chegaram ao mercado há mais de dois anos. Títulos clássicos, como Counter-Strike – agora com Counter-Strike 2 (CS2) – e League of Legends (LOL), ficaram à frente de games disponibilizados ao longo do ano de 2024. Estes, por sua vez, encontram barreiras para se destacarem em um cenário cada vez mais competitivo na plataforma.
O estudo foi apresentado pelo diretor de consultoria da empresa de inteligência de mercado de videogames, Ben Porter, durante a Game Developers Conference (GDC) 2025, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de março. A seguir, confira os números detalhados e a lista de jogos mais populares.

👉 Quais os melhores jogos de estratégia e RPG? Opine no Fórum do TechTudo
Os dados apontam que 92% das horas de jogo no PC em 2024 foram dedicadas a títulos com mais de dois anos de idade. Desses, 67% se concentraram em lançamentos com seis anos ou mais, principalmente games competitivos gratuitos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e CS2 (7,1%), League of Legends (LOL) (6,4%), Roblox (6,2%), Dota 2 (5,8%) e Fortnite (5,4%).
Títulos lançados entre dois e cinco anos atrás representaram uma parcela menor, mas ainda expressiva, de 25% do tempo total de gameplay. Em contrapartida, apenas 8% do tempo foi dedicado em jogos publicados no ano ado, entre eles Helldivers 2, Metaphor: ReFantazio e Black Myth Wukong. De acordo com a Newzoo, é um perfil dos gamers de PC a prioridade por "jogos mais antigos e de serviço contínuo"

Nos consoles, a diferença também é evidente, embora menos acentuada. Cerca de 44% do tempo no PlayStation e 49% no Xbox foram dedicados a jogos com mais de seis anos. Ainda assim, os jogadores dessas plataformas investiram 15% do tempo em lançamentos de 2024, quase o dobro do registrado no PC. Apesar do aumento no número total de horas de jogo, a concentração em títulos AAA antigos reflete uma limitação para a entrada de novos games no seleto grupo de sucessos duradouros, alerta o estudo.

Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos