Qualcomm anuncia Snapdragon 7 Gen 4 com foco em InteligĂȘncia Artificial
Chip chega à linha intermediåria com e a Bluetooth 6.0, cùmera com super resolução, geração de imagens por IA e jogos mais fluidos com Snapdragon Elite Gaming 4.0
A Qualcomm anunciou, nesta quinta-feira (15), o lançamento oficial do Snapdragon 7 Gen 4, novo chipset da sua linha intermediĂĄria . A plataforma chega com promessas de elevar a experiĂȘncia multimĂdia dos usuĂĄrios, oferecendo mais poder grĂĄfico, avanços em InteligĂȘncia Artificial (IA) e recursos de ĂĄudio e imagem que antes eram s a modelos topo de linha. Os primeiros celulares equipados com o processador devem ser lançados ainda neste mĂȘs por marcas como Honor e vivo â que, no Brasil, Ă© conhecida pelo nome Jovi.
Segundo a fabricante, o Snapdragon 7 Gen 4 entrega desempenho 27% superior ao da geração anterior em tarefas de U e renderização grĂĄfica atĂ© 30% mais rĂĄpida com a nova GPU. O avanço mais expressivo, no entanto, estĂĄ na InteligĂȘncia Artificial: a plataforma promete um salto de 65% na performance de IA, com e a assistentes inteligentes e modelos de linguagem (LLMs) que podem rodar direto no dispositivo, sem depender da nuvem.

đ Como saber o processador do notebook? Tire dĂșvidas no FĂłrum do TechTudo
Chip intermediĂĄrio com "DNA de flagship"
Embora pertença Ă sĂ©rie 7 â tradicionalmente voltada a celulares de categoria intermediĂĄria â, o Snapdragon 7 Gen 4 incorpora algumas tecnologias que estrearam nas linhas mais potentes da Qualcomm, como a sĂ©rie 8. Ă o caso da XPAN (Expanded Personal Area Network), plataforma de conectividade sem fio que, atravĂ©s de uma combinação entre o Bluetooth e o Wi-Fi, busca melhorar a qualidade do ĂĄudio optando pela melhor conexĂŁo possĂvel, evitando interferĂȘncias e desconexĂ”es frequentes.
Outro destaque Ă© o e Ă criação de imagens por IA diretamente no aparelho, sem conexĂŁo externa, com direito a modelos como o Stable Diffusion 1.5 â a mesma tecnologia usada para gerar imagens realistas com IA. Assim, a tendĂȘncia Ă© que recursos como esse em a equipar alguns celulares intermediĂĄrios.

A nova geração tambĂ©m estreia, pela primeira vez na sĂ©rie intermediĂĄria da Qualcomm, a compatibilidade com o Bluetooth 6.0 e o Electronic Image Stabilization (EIS) â tecnologia de estabilização eletrĂŽnica de imagem que ajuda a reduzir tremores em vĂdeos e fotos. Ambos os recursos eram, atĂ© entĂŁo, exclusivos das linhas .
Para quem gosta de jogar no celular, o Snapdragon 7 Gen 4 traz a evolução de alguns recursos, como o Adaptive Performance Engine 4.0. Trata-se de uma ferramenta que monitora o uso em tempo real e ajusta dinamicamente o desempenho do processador e da GPU para mais fluidez, menor aquecimento e mais autonomia de bateria.
"Com a plataforma mĂłvel Snapdragon 7 Gen 4, estamos oferecendo novos nĂveis de possibilidades na sĂ©rie 7 com experiĂȘncias orientadas por IA incorporadas diretamente ao hardware, tornando mais fĂĄcil do que nunca para os usuĂĄrios capturar, criar e compartilhar", disse Chris Patrick, vice-presidente sĂȘnior e gerente geral de aparelhos mĂłveis da Qualcomm.
HONOR e vivo devem adotar ser as primeiras a adotar o chip
Segundo a Qualcomm, a HONOR e a vivo serĂŁo as primeiras fabricantes a adotar o novo chip em seus smartphones. Os modelos ainda nĂŁo foram anunciados oficialmente, mas devem ser apresentados ainda este mĂȘs.
Segundo um vazamento divulgado pelo site notebookcheck, a linha Honor 400, que deve chegar ao mercado no segundo trimestre, pode contar com a presença do chip. Jå em relação a vivo, o Vivo S30 e o Vivo S30 Pro Mini, também segundo rumores, podem contar com o novo Snapdragon 7 Gen 4.
Com informaçÔes de Qualcomm, notebookcheck e androidgeek

Como Ă© feito um celular? VĂdeo mostra etapas em fĂĄbrica da Realme