Mata-mata do torneio de Counter-Strike 2 começa nesta semana com oito equipes ainda na disputa
window.utag_data = {}; { "@context":"https://schema.org", "type":"NewsArticle", "headline":"FURIA (CS:GO) | TechTudo", "description":"", "url":"/tudo-sobre/furia-csgo/", "image":"", "author": { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" }} }
Fórum
Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.
A FURIA Esports é uma organização brasileira de esports formada em fevereiro de 2017, que possui um time de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e disputa os maiores campeonatos do mundo. A line up atual conta com Yuri "yuurih" Gomes, Andrei "arT" Piovezan, Vinicius "VINI" Figueiredo, Kaike "Kscerato" Cerato, Paytyn "junior" Johnson, Lucas "Honda" e Nicholas "guerri" Nogueira como técnico.
O time brasileiro, que tem grandes apoiadores nas redes sociais como Neymar Jr e André Akkari, disputou pela primeira vez o IEM Katowice 2019, um dos maiores campeonatos do mundo, e a ESL Pro League. A organização apresenta jovens jogadores, que antes de participar da equipe, eram desconhecidos do cenário nacional, e podem surpreender nas próximas temporadas do competitivo.
A história
Fundada em fevereiro de 2017, a FURIA Esports foi uma das grandes revelações do Counter-Strike na América do Sul, mesmo com jogadores, até então, pouco conhecidos do grande público. No ano do lançamento, o time brasileiro conseguiu bons resultados como, por exemplo, os vice-campeonatos da Liga Profissional e da Experience League 2017.
A primeira escalação da equipe tinha: Caike "caike" Costa, Vinicius “VINI” Figueiredo, Guilherme "spacca" Spacca, Arthur "prd" Resende, Bruno "Sllayer" Silva e Nicholas “guerri” Nogueira. Após os vice-campeonatos, a FURIA seguiu na conquista do elenco ideal. Ricardo "s1" Shinji também ou pela organização.
Os destaques da FURIA Academy e a ascenção da FURIA Esports
Enquanto buscava estabilidade na equipe principal, em janeiro de 2018, a FURIA liderava um elenco “alternativo” junto ao principal. No início, a FURIA Academy era uma espécie de segundo time que contava com jogadores, ainda desconhecidos no Brasil. Neste elenco, apareceu o principal destaque atual da organização: o player kscerato, até aquele momento, era o melhor jogador da equipe Academy e chamava a atenção de todos.
Em fevereiro do mesmo ano, o time resolveu realizar mudanças radicais na line up. O in-game leader guerri foi convidado para ser o coach, arT foi contratado, VINI, que estava jogando com a equipe de base, foi recontratado e kscerato promovido para a equipe principal.
Com essa formação, a organização conseguiu títulos no cenário nacional como a Aorus League – Brazil: Finals, a Liga Profissional Alienware Gamers Club, a GG.BET Ascensão, a Aorus League – Invitational e a ESL Brasil Premier League Season 5. Em junho de 2018, a equipe principal embarcou para os Estados Unidos, com o objetivo de melhorar a competitividade do seu jogo para chegar no top do Counter-Strike mundial. Em outubro, a última mudança ocorreu com a saída de spacca e a entrada de AbleJ, outro jovem da FURIA Academy.
Desde então, a FURIA busca evoluir seu jogo e alcançar voos altos. O maior deles em 2019: a participação no Major Counter-Strike, IEM Katowice 2019. A organização ganhou a chance de disputar a competição, após ar pelo Minor das Américas e deixar para trás times conhecidos mundialmente como eUnited, Team One, Team Envy, entre outros.
Já em 2020, a equipe conquistou de vez seu espaço no cenário global de CS:GO. Inicialmente, o time teve boa campanha na DreamHack Open Anaheim 2020, chegando até a final, mas acabou derrotada por 2-0 pela equipe da Gen.G Esports. No mesmo ano, a FURIA ainda conquistou a DreamHack Masters Spring 2020: North America, DreamHack Open Summer 2020: North America, ESL Pro League Season 12: North America e Intel Extreme Masters XV - New York Online: North America. Os títulos levaram a equipe a ocupar o 3º lugar no ranking global da HLTV.
Tamanho destaque do time brasileiro no cenário internacional em 2020 levou os jogadores Kaike "Kscerato" Cerato e Henrique "HEN1" Teles a conquistarem o 18º e 16º lugar no ranking de melhores jogadores do ano, respectivamente. No dia 8 de janeiro de 2021, o jogador HEN1 anunciou a ida para o banco de reservas da equipe alegando um projeto com Vito "kNgV" Giuseppe e seu irmão Lucas "LUCAS1" Teles. A equipe começou o ano ocupando a 7ª posição no ranking da HLTV.
Elenco atual
Yuri “yuurih” Gomes
Andrei “arT” Piovezan
Vinicius “VINI” Figueiredo
Kaike “kscerato” Cerato
Paytyn "junior" Johnson
Lucas "Honda"
Henrique "HEN1" Teles (inativo)
Nicholas “guerri” Nogueira - Coach
Ex-jogadores
Rinaldo "ableJ" Moda
Guilherme "spacca" Spacca
Victor "bld V" Junqueira
Ricardo "s1" Shinji
Arthur "prd" Resende
Bruno "Sllayer" Silva
Caike "caike" Costa
Títulos
Aorus League - Brazil : 2018
Liga Profissional Alienware Gamers Club: Abril 2018
ESL Brasil Premier League Season 5: 2018
GG.BET Ascensão: 2018
ESEA Season 31: Global Challenge: 2019
EMF CS:GO World Invitational 2019
Arctic Invitational 2019
DreamHack Masters Spring 2020: North America
DreamHack Open Summer 2020: North America
ESL Pro League Season 12: North America 2020
Intel Extreme Masters XV - New York Online: North America 2020
Mata-mata do torneio de Counter-Strike 2 começa nesta semana com oito equipes ainda na disputa
Equipe brasileira estreia no mata-mata no sábado, com transmissão ao vivo via Youtube e Twitch; saiba mais
Mata-mata do campeonato de Counter-Strike começa nesta sexta-feira; ingressos ainda estão disponíveis
Premiação homenageia os principais nomes dos esportes eletrônicos do país; saiba como votar
Torneio começa nesta quarta-feira (03), com transmissão gratuita no YouTube, Twitch e streaming; confira tudo o que você precisa para acompanhar os jogos
Após Major de CS:GO em 2022 e IEM 2023, campeonato de Counter-Strike volta ao Rio para inaugurar era do CS2
Representantes do Brasil tiveram ótima atuação fase de abertura e seguem sonhando com o título mundial; confira todos os detalhes
Este é o primeiro campeonato de Counter-Strike 2 e será sediado na cidade de Copenhagen de 17 a 31 de março; confira todos os detalhes sobre a competição de CS2
Última fase ocorrerá na Spodek Arena e definirá o campeão do primeiro grande torneio internacional de CS2 de 2024
Confira todos os resultados na batalha por uma das seis vagas na fase final, os playoffs; a equipe brasileira FURIA foi eliminada durante a fase de Play In
Em breve!
Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.