O que é hardware? Veja para que serve, exemplos, tipos existentes e mais
Hardware constitui uma máquina nas suas partes internas e externas. Termo se refere a dispositivos como teclado, monitor e mouse, além de processadores, RAM e U

O hardware é a parte concreta, que pode ser tocada, e forma qualquer dispositivo eletrônico. Para simplificar, podemos considerá-lo como o "corpo" de uma máquina: monitor, teclado, processador, memória RAM e mouse — todos são elementos que compõem o hardware, seja na parte interna ou externa. Na maioria das vezes, estes elementos podem ser trocados, e é comum que sejam substituídos para aprimorar ou adicionar novas funcionalidades ao dispositivo. Por exemplo: trocar um HD por um SSD para aumentar o armazenamento e o desempenho do notebook, adicionar uma ventoinha para resfriar um PC, colocar um cartão micro SD para salvar mais fotos no celular, entre outros.
O hardwares são divididos em cinco categorias diferentes: armazenamento, processamento, entrada, saída, e entrada e saída. Por isso, é importante entender o que é hardware, para que serve, e quais são os diferentes tipos de hardware. Veja todos os detalhes no guia abaixo.

📝Cooler fazendo barulho muito alto no PC: como resolver? Confira a resposta no Fórum do TechTudo
O que é hardware? Saiba tudo no guia completo
O TechTudo preparou uma lista sobre o que é hardware com todas as dúvidas relacionadas ao tema. No índice, veja os tópicos que serão abordados:
- O que significa hardware?
- Para que serve um hardware?
- Principais categorias de hardware
- Quais são os tipos de hardware?
- Exemplos de hardwares
- Qual a diferença entre hardware e software?
1. O que significa hardware?
A palavra hardware, originalmente em inglês, é traduzida como "ferragens" de forma direta para o português. Porém, no contexto da tecnologia, o hardware refere-se à parte física da máquina, tanto externa quanto interna: placas de vídeo, processadores, memórias, monitor, mouse, teclado, e outros componentes essenciais. Estes elementos exercem funções primordiais nos dispositivos eletrônicos. Pode ser considerado como o "corpo" da máquina, tudo aquilo que se pode tocar.

O hardware funciona sempre em conjunto com o software, que seria uma espécie de "cérebro" da máquina, tudo aquilo que a faz responder aos comandos, como aplicativos e sistemas operacionais. Ambos estão presentes em todo tipo de dispositivo, desde smartphones e relógios inteligentes, até computadores e smart TVs. Vale lembrar que é possível trocar diversas partes do hardware da sua máquina, para adicionar ou aprimorar funcionalidades.
2. Para que serve um hardware?
O hardware, além de compor fisicamente a máquina, serve para manter o funcionamento dela, interno e externo. Configurações de hardware incluem informações como armazenamento disponível (HD, SSD, cartão de memória etc), dispositivos conectados (unidades de disco, interface serial) e ferramentas de gerenciamento de energia (cabos, portas de entrada e saída etc). Na parte externa, os hardwares também são essenciais. Em um computador, por exemplo, o funcionamento de elementos como monitor, teclado e mouse é fundamental.
3. Principais categorias de hardware

Como mostrado anteriormente, o hardware pode ser dividido em duas categorias principais: interno e externo. Os componentes internos são responsáveis por processar ou armazenar as instruções fornecidas pelo programa ou "cérebro" da máquina", ou seja, o software. São os elementos que normalmente não amos, por ficarem na parte de dentro da máquina. Compõem o hardware interno itens como a placa-mãe, o disco-rígido e a Memória de o Aleatório, ou RAM.
Já o hardware externo é conhecido também como periférico. São os componentes que normalmente ficam conectados ao computador, com funções de entrada ou de saída. Além disso, estes hardwares também auxiliam na comunicação entre o usuário e a máquina, tornando diversos recursos simplificados, como é o caso das impressoras, do mouse e do teclado, por exemplo.
4. Quais são os tipos de hardware?
Os componentes dos hardwares estão separados, ainda, em cinco tipos diferentes, de acordo com a função que exercem. São elas: armazenamento, processamento, entrada, saída, e entrada e saída. Entenda cada um destes tipos e a diferença entre eles:
- Armazenamento:

Estes dispositivos são fundamentais para o funcionamento da máquina. Os hardwares de armazenamento primário do computador, que incluem a RAM (Memória de o Aleatório) e a memória cache, são internos à máquina e mantêm os dados armazenados de forma temporária. Eles também conseguem o aos dados rapidamente.
Hardwares de armazenamento também incluem qualquer dispositivo de armazenamento secundário, que mantêm os dados salvos de forma permanente e que permitem uma capacidade de armazenamento maior, como disco rígido, pen drives e unidade óptica.
- Processamento:

Aqui, falamos dos dispositivos responsáveis por processar as informações do computador. Os dados recebidos nos dispositivos de entrada precisam ar por uma etapa intermediária antes de serem enviadas aos dispositivos de saída. Este intermediário é o hardware de processamento. A U, ou Unidade Central de Processamento, é uma das partes mais fundamentais de um computador. É através dela que as instruções das atividades da máquina são processadas.
- Entrada:

Os dispositivos de entrada referem-se àqueles com os quais o usuário interage, envia comandos, e que estão conectados ao computador. São os itens a partir dos quais é possível que o usuário insira dados ou informações. Como explicado acima, os dados fornecidos pelos dispositivos de entrada são "interpretados" pelos dispositivos de processamento. Exemplos mais comuns incluem o teclado, onde o usuário pode inserir texto entre dezenas de teclas; o mouse, com o qual o usuário controla o cursor; o microfone, que capta o som e consegue converter voz em sinais elétricos; e o scanner, que digitaliza imagens e documentos.
- Saída:

Este tipo de hardware é responsável por transformar as informações do computador em dados que podem ser interpretados pelo usuário. Eles fazem o caminho inverso dos dispositivos de entrada. Os dispositivos de saída, portanto, são o resultado final daquilo que vemos, escutamos e interagimos no computador. Os monitores são os dispositivos de saída principais, já que ele exibe informações do computador em forma de texto, vídeo, áudio, entre outros.
- Entrada e Saída:

Dispositivos de entrada e saída exercem papéis simultâneos de comunicação, ou seja, podem enviar dados para um computador (saída) e podem receber dados de um computador (entrada). Um dos exemplos deste tipo de dispositivo são os displays touchscreens, ou telas sensíveis ao toque. Ao mesmo tempo que exercem a função de exibir informações da máquina, ela também recebe comandos do usuário.
5. Exemplos de hardwares
Como mostrado anteriormente, existem diversos tipos de hardware, com funcionalidades muito variadas. Alguns, como os periféricos, são mais visíveis e costumamos usá-los no dia a dia. Outros, ficam dentro das máquinas e são mais desconhecidos. Conheça alguns exemplos de hardwares de diferentes tipos:

- Placa-mãe: placa de circuito que armazena a U e outros hardwares essenciais;
- Mouse: dispositivo controlado pela mão que faz o cursor se mover dentro do monitor;
- RAM: também chamada de Memória de o Aleatório, a RAM armazena memórias temporárias e as deixa íveis para os programas do computador;
- Unidade de disco rígido: armazena memórias temporárias e permanentes em diferentes formatos;
- Pendrive: dispositivo externo e removível de memória que se conecta com o computador por meio de uma entrada USB;
- Impressora: dispositivo de saída que transfere dados do computador para um papel em forma de texto e imagens;
- GPU: a Unidade de Processamento Gráfico é um microprocessador responsável por processar gráficos;
- Fones de ouvido: todos os tipos de fone são dispositivos de saída que exibem áudio para um usuário;
- Teclado: periférico de entrada que permite que os usuários insiram texto, números e caracteres especiais;
- Monitor: dispositivo de saída que exibe informações e imagens geradas pelo computador.
6. Qual a diferença entre hardware e software?

Se o hardware é o "corpo" da máquina, tudo aquilo que se pode ver e tocar, o software seria o "cérebro". O software representa o conjunto de comandos e instruções que fazem um dispositivo eletrônico funcionar. São exemplos de software os aplicativos e os sistemas operacionais presentes nos computadores e nos smartphones.
Vale lembrar que o funcionamento pleno de um dispositivo depende tanto do software quanto do hardware, e ambos estão presentes na maior parte das máquinas. Além disso, eles não são fixos, e podem ser alterados e melhorados, caso o usuário deseje.
Com informações de TechTarget, GeeksForGeeks, Techopedia e ComputerHope.
🎥Veja também: assista ao vídeo e saiba como usar o ChatGPT, chatbot da OpenAI

Como usar ChatGPT? Veja o que é e como ar chatbot da OpenAI