Notebook, mini PC, desktop: veja qual computador é melhor para você
Conheça as principais alternativas de computadores do mercado para encontrar qual pode ser o tipo mais adequado de acordo com o seu perfil, uso ou orçamento
O computador ideal pode variar bastante de acordo com o perfil do usuário, principalmente considerando qual o tipo de uso o mesmo faz do equipamento. Enquanto alguns preferem as possibilidades de configuração e personalização dos desktops, outros não abrem mão da portabilidade dos laptops, tendo até mesmo usuários que demandam de algumas configurações específicas para seus tipos de atividades mais comuns.
Mas além dos PCs de mesa e notebooks, o mercado ainda oferece soluções como os 2 em 1, que combinam características de notebooks e tablets, além de equipamentos como os All-in-One. Sem contar os Mini PCs, que estão se tornando cada vez mais populares, até mesmo em segmentos de soluções avançadas. Abaixo, o TechTudo apresenta prós e contras de cada modalidade de computador para te ajudar a entender qual pode fazer mais sentido para o seu perfil.

📝 Notebook Lenovo 2 em 1: possível escrever em tela touch? Saiba no Fórum TechTudo
Desktops
Os PCs de mesa podem ser a alternativa mais interessante para quem busca o máximo em desempenho, e claro, para quem não demanda de portabilidade. Um desktop permite que o usuário defina praticamente todos os componentes, como U, GPU, placa-mãe, volume e tipo de RAM e muito mais, fazendo com que seja possível montar uma configuração de acordo com as necessidades do usuário.
Por outro lado, além de, geralmente, ocupar mais espaço que um laptop, um desktop ainda vai exigir um display, ou seja, um monitor ou tela conectada para que você possa utilizar o equipamento. Um outro ponto interessante referente aos PCs de mesa, é que na modalidade é muito mais simples realizar os tais upgrades (atualizações) do hardware, adicionando mais módulos de RAM ou armazenamento, assim como alterando placa-mãe, processador, placa de vídeo e por aí vai.
A tendência é que um desktop exija um investimento maior para aquisição, e principalmente em modelos de alto desempenho, o consumo de energia também tende a ser consideravelmente maior que o das outras soluções.
- Prós: possibilidades de configuração; upgrades mais simples; o a alto desempenho
- Contras: custo mais alto; pode exigir mais energia, tendo assim consumo mais alto
Um laptop é comumente considerado por aqueles usuários que pretendem transportar seu computador de um lado para o outro, tendo assim a portabilidade como um dos grandes diferenciais. Além disso, em um notebook o usuário encontra basicamente tudo o que precisa, uma vez que o equipamento traz todos os componentes, além de tela, teclado e mousepad.
Os notebooks também podem ser soluções muito versáteis, uma vez que no mercado você pode encontrar desde equipamentos de entrada, para um uso mais moderado, até soluções do segmento gamer, que prometem entregar o máximo em desempenho. Porém, o custo de um notebook gamer muito avançado tende a ser consideravelmente mais alto do que o de um desktop, e a tendência é que mesmo um notebook de ponta, não atinja o potencial de desempenho de um desktop da mesma faixa de preço.
Um outro ponto a se considerar em um notebook é que as possibilidades de upgrade são bem restritas, principalmente quando consideramos que modelos mais novos, já têm vindo de fábrica com módulos de RAM soldados, fazendo com que o volume adquirido não possa ser alterado posteriormente. A grande maioria dos notebooks também não permite que você mude itens como processador, GPU ou mesmo placa-mãe, de modo que, a substituição desses componentes se dá mais por conta de alguma falha e não para adicionar itens de maior capacidade.
É claro que existem modelos nos quais você pode trocar os módulos de RAM e as soluções de armazenamento, mas em relação aos desktops, as possibilidades de atualizações oferecidas pelos notebooks tendem a ser muito mais restritas.
- Prós: versatilidade; portabilidade; tudo em um equipamento só
- Contras: não permite muitos upgrades; custo alto no segmento de alto desempenho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/J/3B10kSQKyjHQdXcgzqug/notebook-hp-victus.webp)
Equipamentos 2 em 1
Uma outra modalidade que aparece no mercado são os modelos 2 em 1, que combinam as funções de laptop e tablet. Esses modelos possibilitam um posicionamento diferenciado da tela, que por sua vez, oferece e a toques.
Boa parte dos equipamentos 2 em 1 oferecidos no Brasil são para o segmento de produtividade, o que faz com que acabem tendo um preço um pouco mais alto que um laptop convencional, mas configurações intermediárias que podem ser interessantes para quem faz questão da interação por gestos.
Assim como os laptops convencionais, os modelos 2 em 1 são mais s quanto a upgrades e também não são as alternativas mais interessantes para quem busca desempenho extremo. O grande diferencial acaba sendo a tela com e a toques, fazendo com que os modelos atendam um segmento bem específico do mercado.
- Prós: portabilidade; e a toques na tela; versatilidade
- Contras: upgrades limitados; custo tende a ser mais alto; desempenho não é tão avançado

All in One
O segmento dos All in One (Tudo em Um, em tradução livre) é mais um que de modo geral tende a ter uma inclinação ao segmento corporativo. Como o nome sugere, um All in One traz todos os componentes do PC em um único equipamento, sendo uma espécie de monitor que também abriga os componentes do PC.
Além da tela, a carenagem do equipamento também traz os componentes essenciais como U, memória, placa-mãe e tudo mais para o sistema funcionar, tendo componentes similares ao que encontramos em notebooks. Ou seja, um All in One acaba sendo um monitor com componentes de um laptop em uma estrutura só.
Desse modo, temos os mesmos pontos fracos dos notebooks, com possibilidades de upgrades limitadas, e no caso de um dos componentes como placa-mãe ser danificada, é preciso trocar a mesma com U, GPU, RAM (soldada), o que pode deixar o reparo ou substituição consideravelmente mais caro.
Os All in One também não são sinônimo de alto desempenho, tendo, na maior parte dos modelos, configurações equilibradas, mas que não tendem a ser as mais adequadas para quem vai jogar ou mesmo utilizar aplicações que exigem mais do hardware. E é importante lembrar que assim como nos laptops, caso algum componente apresente algum problema, a substituição além de mais complicada, pode exigir um investimento maior e o acionamento de um profissional.
- Prós: design mais organizado; ocupa menos espaço que um desktop
- Contras: dificulta upgrades; custo mais alto; reparo mais complicado

MiniPC ou NUC
Os Minicomputadores ou NUCs, ainda não são assim tão populares no Brasil, mas em sites de importação existem diversas opções disponíveis que, por valores intermediários, prometem oferecer um desempenho bem interessante para quem precisa de um computador compacto para o dia a dia.
Como o nome sugere, um MiniPC é realmente bem compacto, tendo boa parte dos equipamentos um volume similar ao de uma set-top box para TV ou praticamente o mesmo tamanho de um modem de operadora de internet. Assim como os All in One, os componentes internos são os mesmos de alguns notebooks, mas também vai exigir um display externo conectado.
Por trazer componentes como placa-mãe miniaturizados, os MiniPCs também não são a melhor opção para desempenho extremo, apesar de algumas marcas já terem apresentado soluções para o segmento gamer, mas que ainda não chegaram e não têm previsão de chegar ao Brasil. Um MiniPC também não permite tantos upgrades, além de módulos de RAM e armazenamento, desse modo acabam sendo mais adequados para quem precisa de um desktop extremamente compacto, com baixo consumo e com um desempenho equilibrado.
- Prós: compactos; consumo baixo; versáteis
- Contras: não permite muitos upgrades; não oferece tanto desempenho

🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA