window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/mobile","ad_unit":"edtechtudo\/mobile","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 2 anos","data_publicacao":"Ate 2 anos","dia_publicacao":"10-04-2024","editoria":["TechTudo","Celulares e Tablets","Celular"],"editoria_path":"mobile\/celulares","editorias_secundarias":[],"ep":"False","ext-iab-content-categories":[{"category_id":"596.599.602.604","category_name":"Technology & Computing>Computing>Computer Software and Applications>Photo Editing Software","score":1},{"category_id":"596","category_name":"Technology & Computing","score":1},{"category_id":"596.632.635","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Smartphones","score":1},{"category_id":"596.632.633","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Cameras and Camcorders","score":1},{"category_id":"464","category_name":"Science","score":0.9273},{"category_id":"596.632","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics","score":0.7779},{"category_id":"596.599","category_name":"Technology & Computing>Computing","score":0.7773},{"category_id":"596.632.636","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Tablets and E-readers","score":0.7178},{"category_id":"239.248.255","category_name":"Hobbies & Interests>Arts and Crafts>Photography","score":0.706},{"category_id":"464.472","category_name":"Science>Space and Astronomy","score":0.562}],"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["284","179","38","330","130","197","317","288","99","183"],"ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Celulares e Tablets","Celular"]};
Celular
window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'organic-thumbs-feed-01-stream', container: 'taboola-mid-article-saiba-mais', placement: 'Mid Article Saiba Mais', target_type: 'mix' });
Como tirar foto da Lua pelo celular Android e iPhone

Como tirar foto da Lua pelo celular Android e iPhone

📝 Como tirar foto da Lua com celular? Veja debate antigo no Fórum TechTudo

Como tirar foto da Lua com celular?

Os smartphones mais modernos têm diferentes especificações que facilitam a captura de fotos da Lua, mas existem algumas dicas básicas que podem ser aplicadas a todos os celulares. Em muitos casos, a foto pode melhorar de qualidade ajustando a exposição, ou quantidade de luz na foto, que chega até o sensor da câmera. Esta configuração pode ser controlada pelos indicadores de abertura da câmera, ISO e velocidade do obturador.

Celulares com zoom óptico aumentam a qualidade da foto da Lua — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Celulares com zoom óptico aumentam a qualidade da foto da Lua — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A abertura do sensor controla a quantidade de luz que entra na câmera do celular. Para tirar fotos da Lua, não é necessária uma abertura muito grande, visto que o astro já tem bastante luminosidade. O ideal é manter este índice entre f/8 e f/13. Já a ISO controla a sensibilidade do sensor da câmera, quando está num nível maior permite que o usuário faça imagens mais nítidas, tendo menos iluminação. Porém, é necessário estar atento porque as fotos tendem a ficar mais “granuladas”, então é recomendado manter o ISO num nível mediano.

Por fim, a velocidade do obturador opera a quantidade de tempo em que o sensor da câmera fica aberto para a entrada da luz. No caso das fotos da Lua, a velocidade pode ser mais lenta, desde que o celular tenha um apoio fixo para que a imagem fique borrada.

Vale ressaltar que também é necessário um cuidado especial com o zoom das câmeras. Quanto maior a proximidade da lente, menor vai ser a qualidade da imagem capturada pelo celular. Isto ocorre principalmente com modelos que têm zoom digital, mas não é uma preocupação para smartphones que apresentam zoom óptico. Neste caso, é possível abusar do zoom sem colocar em risco a qualidade da foto. Além das configurações “internas”, é recomendado que os usuários utilizem um tripé para a captura de uma boa foto da Lua. O ório mantém o celular parado e evita que as imagens fiquem borradas e escurecidas.

Como tirar foto da Lua com iPhone?

O iPhone historicamente oferece menos recursos de zoom óptico e digital e, por isso, sai atrás de celulares potentes que usam o sistema Android. Porém, modelos mais atuais, como o iPhone 14 Pro e o iPhone 15 Pro, já oferecem alcance de zoom óptico de 3x e zoom digital até 15x. No caso do iPhone 15 Pro Max são apresentados 5x no zoom óptico e 25x no digital, que podem ser colocados para tirar fotos da Lua.

Foto da Lua com iPhone 14 — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo
Foto da Lua com iPhone 14 — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo

Para capturar imagens da Lua no iPhone é necessário primeiramente escolher um dia sem nuvens aparentes e estabilizar o smartphone, se possível, utilizando um tripé. Em seguida, os usuários devem caprichar no uso do zoom, de preferência até chegar ao limite de alcance do zoom óptico. Porém, alguns celulares da Apple têm um zoom limitado de apenas 5x no máximo, o que pode não ser o suficiente. Neste caso, o uso do zoom digital a a ser o ideal.

Quando chegar ao zoom desejado, toque em cima da Lua na imagem, para focar o astro e, em seguida, use o símbolo amarelo (com ícone de sol) para diminuir a luminosidade ao redor do foco. A Apple não permite que o ISO ou o obturador da câmera sejam configurados, mas a exposição pode ser alterada. Vale ressaltar que o Modo Noturno e o HDR também podem ser ativados para melhorar a qualidade das fotos.

Os modelos da linha da Samsung costumam focar em câmeras potentes, além de permitirem a configuração dos recursos de exposição de luz. Por exemplo, o Galaxy S24 Ultra (modelo mais recente da fabricante sul-coreana), traz um zoom "com qualidade óptica" de 10x e digital de até 100x, o que torna bem mais fácil a captura de imagens da Lua. Porém, para isto, é necessário configurar manualmente algumas funções da câmera do smartphone.

Foto da Lua com o Galaxy S23 Ultra — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Foto da Lua com o Galaxy S23 Ultra — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Em primeiro lugar, a ISO da câmera deve ser mantida entre 100 e 200, aumentando a nitidez da foto. Já a velocidade do obturador pode ser testada entre 1/60 e 1/125 — observe qual opção se encaixa melhor na situação do seu celular. Além disso, a exposição da câmera deve ficar em em um valor médio (entre f/10 e f/15), para evitar que a imagem fique muito clara ou escura. Vale lembrar que a qualidade da fotografia depende do zoom, e o movimento do dispositivo deve ser o menor possível e é recomendado o uso de tripé, para manter a estabilidade.

Como tirar foto da Lua com Xiaomi?

Os smartphones da fabricante chinesa também podem ser configurados manualmente para tirar fotos da Lua. Enquanto a edição da exposição, ISO e velocidade do obturador ocorre de forma parecida em celulares de outras marcas, em modelos da Xiaomi é recomendado desativar a opção HDR, que pode alterar a qualidade da imagem automaticamente.

Câmera ao tirar foto da Lua com IA ligada — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Câmera ao tirar foto da Lua com IA ligada — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Usuários de smartphones lançados a partir do Mi 9 (disponibilizado em 2019) podem aproveitar um recurso exclusivo chamado Modo Lua. O recurso foi reformulado em 2020 e ou a se chamar SuperMoon. Ele promete otimizar a captura de imagens do satélite natural e funciona graças a um software de inteligência artificial. Para ar o SuperMoon, basta entrar na câmera do dispositivo e ir até o modo de Inteligência Artificial. Em seguida, aumente o zoom para 4x e ative o modo Lua. Vale ressaltar que a ferramenta é polêmica, e alguns usuários acusam a Xiaomi de estar “falsificando” as imagens, por usa tecnologia de IA.

Como tirar foto da Lua com Motorola?

Assim como os celulares Samsung e Xiaomi, os smartphones da Motorola também podem ser configurados manualmente atendendo necessidades para fotografar a Lua. Para isto, basta ajustar a ISO para um nível mediano, a abertura da câmera pode ficar menor e a velocidade do obturador abaixo do padrão. Estas opções permitem uma maior qualidade no momento da captura, mas devem ser acompanhadas de uma preocupação com a estabilidade do modelo.

Outra opção a ser explorada nos celulares da Motorola é o modo Night Vision. Ele é ativado em ambientes com pouca luz, servindo para capturar mais detalhes e cores mais precisas. Se o recurso não foi acionado automaticamente, é possível ativá-lo ando os modos da câmera e pressionando em "Mais". Em seguida, toque em Night Vision.

O ideal é que os usuários testem fotos com diferentes ângulos e métodos para conseguir fazer a imagem perfeita da Lua.

Com informações de Apple, Samsung (1, 2), Motorola e GSM Arena

Recomendações

Mais recente Próxima Tem iPhone 12? Atualização do iOS pode carregar o celular mais rápido

Mais lidas

Mais do TechTudo