Modo desenvolvedor do celular: o que é, como ativar e funções úteis
O modo desenvolvedor presente em celulares Android tem diversos recursos interessantes; entenda o que ele é e conheça algumas funções úteis para ativar no seu aparelho

O modo de desenvolvedor do Android conta com uma série de funções que podem otimizar a experiência dos usuários que utilizam o sistema operacional da Google. Entre elas, estão, por exemplo, a possibilidade de usar o celular como um controlador MIDI para mexer em programas como FL Studio ou Ableton no PC. Outros recursos disponíveis são usar uma tela duplicada em aplicativos, e até mesmo “enganar” apps sobre a sua localização em tempo real.
Na matéria a seguir, confira o que é o modo desenvolvedor do Android, aprenda como ativar e desativar essa opção de configuração em seu aparelho, e veja algumas de suas possibilidades de uso. Vale observar que a interface do recurso pode mudar de acordo com o modelo do seu celular, porém, seguindo o o a o dessa matéria, você conseguirá utilizá-lo sem maiores problemas.

📝 Como liberar espaço no celular Android? Veja no Fórum do TechTudo
Modo desenvolvedor do Android: saiba mais sobre essa funcionalidade
Confira no índice a seguir todos os tópicos que serão tratados nesta matéria sobre o modo desenvolvedor.
- O que é modo desenvolvedor no celular e para que ele serve?
- Como ativar o modo desenvolvedor do celular?
- Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
- 6 funções do modo desenvolvedor do Android para conhecer agora
1. O que é modo desenvolvedor no celular e para que ele serve?
O modo desenvolvedor do Android é uma opção que permite ar recursos "escondidos" em aparelhos que rodam o sistema operacional do Google. Ele foi criado tendo como foco os desenvolvedores de aplicativos, na finalidade de que eles pudessem explorar essas funções para otimizar o desenvolvimento de apps. No entanto, a modalidade também pode ser útil para usuários comuns, e qualquer um pode ativá-la.
No modo desenvolvedor, é possível, por exemplo, obter informações adicionais sobre uso, desempenho e estatísticas da memória do dispositivo, ou mesmo fazer uma senha de backup local para salvar dados e restaurar outras aplicações. Na versão do Android 4.1 e anteriores, as opções do desenvolvedor estão habilitadas por padrão, enquanto para Android 4.2 e superiores, é preciso realizar manualmente a ativação da função.

2. Como ativar o modo desenvolvedor do celular?
o 1. e as configurações do seu dispositivo (ícone de engrenagem) e, depois, vá em "Sobre o telefone" (em alguns aparelhos essa opção fica logo no começo, enquanto em outros, no final);

o 2. Esse segundo o pode ser diferente de acordo com o modelo do seu dispositivo. Em alguns aparelhos, você deve tocar em "Informações do software", depois em "Número de compilação", voltar para as configurações e clicar em "Opções do desenvolvedor" no final da tela para fazer a ativação. Já em outros dispositivos, é preciso localizar "Versão" ou "Número da versão" e tocar sete vezes em "Versão" ou "Número da versão", até que a mensagem "Você agora é um desenvolvedor" apareça. Vale ressaltar que alguns dispositivos podem solicitar o código PIN para concluir a operação depois disso.

3. Como desativar o modo desenvolvedor do celular?
Além de saber como ativar o modo desenvolvedor do seu celular, é válido conhecer o o a o para desativar essa opção, caso queira. Para isso, e as configurações do seu aparelho e digite "opções do desenvolvedor" no campo de buscas (ou procure por ela na tela de configurações). Por fim, toque sobre essa opção e clique na chave para desativá-la.

4. 6 funções do modo desenvolvedor do Android para conhecer agora
Agora que você sabe como ativar e desativar o modo desenvolvedor do seu celular, confira 6 funções disponíveis nessa opção "escondida" do seu aparelho Android.
1. Usar o celular como controlador MIDI
É possível utilizar um dispositivo Android como um controlador MIDI a partir das opções de desenvolvedor. A sigla MIDI — que, no inglês, significa Musical Instrument Digital Interface (Interface Digital de Instrumento Musical, em tradução livre) — é, basicamente, uma linguagem que transforma o celular em controle sem fio a partir de aplicativos, como o Wireless Mixer. Com ele, os usuários poderão controlar um teclado sem fio usando o celular.
Para usar a ferramenta, é preciso habilitar o Android como um dispositivo USB-MIDI por meio das "Configurações" do celular. Depois, é preciso tocar na opção "Opções do desenvolvedor", deslizar a tela para baixo até o campo "Depuração USB", e tocar no ícone deslizante para ativá-lo. Após realizar a ação, o aplicativo de teclado MIDI escolhido poderá ser usado no dispositivo.

2. Usar modo de tela duplicada em qualquer app
É possível também ativar o modo de tela duplicada em aplicativos no Android. O recurso permite a duplicação de telas mesmo em aplicativos que não am o procedimento. A função é útil para aumentar a agilidade ao realizar tarefas múltiplas. Para ativar o recurso, basta ir em "Configurações" e clicar nas "Opções do desenvolvedor". Após isso, arraste a tela para baixo até encontrar o campo "Forçar redimensionamento das atividades", e tocar no controle deslizante para a direita.

3. "Enganar" a sua localização para apps
Pelo modo desenvolvedor, usuários do Android também podem "modificar" a sua localização sem nem sair do lugar em que estão. O recurso modifica as coordenadas de GPS utilizadas por alguns aplicativos, o que acaba "confundido" os programas, sendo uma forma de contornar situações em que apps exigem uma localidade diferente para funcionar.
Para utilizá-la, antes, é necessário fazer o de um aplicativo que consiga criar localidades falsas para outros apps, como o Location Changer, disponível na Play Store. Depois de baixá-lo, é preciso ar as "Configurações" do dispositivo e as "Opções de desenvolvedor". Em seguida, faça o ajuste no campo "Selecionar app de local fictício", selecionando o aplicativo salvo no celular. Por fim, basta retornar ao aplicativo.

4. Deixar as animações do sistema mais rápidas
Além das funções anteriores, as configurações de desenvolvedor do Android possibilitam deixar as animações do sistema operacional mais rápidas, como as que envolvem a transição entre aplicativos ou mesmo a abertura deles. Para isso, basta ar novamente as "Opções do desenvolvedor", em "Configurações". Em seguida, encontre "Escala de janela", "Escala de transição" e "Escala de duração". A velocidade normal de reprodução delas costuma ser de 1x ou 0,5x. Logo, ao ajustar os números para valores mais baixos é possível deixar as animações mais rápidas.

5. Monitorar e verificar apps em funcionamento
Outro ajuste útil dentro do modo de desenvolvedor do Android é o monitoramento de como aplicativos estão funcionando no celular. Ele é interessante para identificar casos de lentidão no dispositivo ou mesmo qual aplicação pode estar consumindo uma maior quantidade de espaço de armazenamento dele.
Para ar essa opção, vá nas "Configurações" do celular, depois em "Opções do desenvolvedor", e selecione o campo "Serviços em execução". Ao ter o à lista com detalhes de processos de cada um dos aplicativos em execução, você tem à sua disposição a alternativa de escolher o desejado e pará-lo a qualquer tempo.

6. Usar modo noturno em qualquer app
Por fim, outra possibilidade interessante do modo desenvolvedor é ativar o modo escuro em todos os aplicativos. O recurso foi disponibilizado a partir da versão do Android 10, e ajuda no descanso na visão dos usuários. Porém, em alguns deles, é possível que o ajuste dificulte a visualização dos elementos disponíveis para interação.
Para ativar a funcionalidade, é preciso ir, mais uma vez, até as "Configurações" do Android, buscar as "Opções do desenvolvedor", e tocar no botão deslizante do campo "Modificar o recurso forçar modo escuro". A ação fará o recurso permanecer sempre ativo no dispositivo.

Com informações de Android, Lifewire, MakeUseOf, Droidrant e Synaptic Sound
Veja também: como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema

Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema