window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"","ad_unit":"edtechtudo","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 3 meses","data_publicacao":"Ate 3 meses","dia_publicacao":"25-02-2025","editoria":["TechTudo","Streaming"],"editoria_path":"streaming","editorias_secundarias":["TechTudo \/ Streaming \/ S\u00e9ries"],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["5","13","60","153","27","119","2","24","30","26"],"ext-iab-content-categories":[{"category_id":"SPSHQ5.326","category_name":"Genres>Romance","score":0.7837},{"category_id":"JLBCU7.640","category_name":"Entertainment>Television","score":0.5746},{"category_id":"SPSHQ5.648","category_name":"Genres>Factual","score":0.529}],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Streaming"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Streaming
Publicidade
Por , TechTudo

As minisséries da Globo provam que as produções originais da gigante do entretenimento podem ir muito além das novelas. Para quem gosta de obras mais curtas e com histórias fechadas, o Globoplay conta com uma seleção imperdível, que vão desde produções de época, como Ligações Perigosas (2016) e O Auto da Compadecida: A Série (1999), ando por obras inspiradas em livros de sucesso como O Fim (2023), escrito por Fernanda Torres, e até mesmo adaptações de clássicos da infância, como é o caso de Turma da Mônica: Origens (2024).

Se você está em busca de uma nova maratona e de novas produções rápidas para se aventurar, o TechTudo preparou uma lista com 12 minisséries que você precisa assistir pelo menos uma vez. Confira, a seguir, a lista completa com detalhes sobre o enredo, elenco, aprovação da crítica e onde assistir.

Fim é uma comédia dramática criada e baseada no romance homônimo de Fernanda Torres — Foto: Divulgação/Globoplay
Fim é uma comédia dramática criada e baseada no romance homônimo de Fernanda Torres — Foto: Divulgação/Globoplay

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Nessa lista, você confere 12 minisséries da Globo que você precisa assistir pelo menos uma vez:

  1. O Auto da Compadecida: A Série (1999)
  2. Assédio (2018)
  3. Amores Roubados (2014)
  4. Fim (2023)
  5. Felizes Para Sempre? (2015)
  6. Carcereiros (2017)
  7. Dupla Identidade (2014)
  8. Filhos da Pátria (2017)
  9. Supermax (2016)
  10. Ligações Perigosas (2016)
  11. Cosme & Damião: Quase Santos (2024)
  12. Turma da Mônica: Origens (2024)

1. Auto da Compadecida: A Série (1999)

Baseado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida é uma minissérie de comédia brasileira que acompanha as trapalhadas de João Grilo e Chicó, uma dupla de golpistas nordestinos que ganha a vida anunciando o filme A Paixão de Cristo pela Paraíba. Entre o céu, o sertão e o inferno, a história ganha uma reviravolta quando Chicó se apaixona perdidamente por Rosinha. Agora, para casar e agarrar a fortuna da prometida, Chicó precisará enfrentar o temível cangaceiro Severino.

Visto como um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira, o Auto da Compadecida foi exibida na Globo pela primeira vez em 1999 e dividida em 4 capítulos. A obra foi adaptada por Guel Arraes (Lisbela e o Prisioneiro) e conta com grandes nomes no elenco, como Matheus Nachtergaele (Cidade do Deus), Selton Mello (Ainda Estou Aqui), Fernanda Montenegro (Central do Brasil), Virgínia Cavendish (Casos e Acasos) e Marco Nanini (A Grande Família). A produção conquistou a nota de 9,2 no IMDb e uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.

Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) são especialistas na arte do trambique na série O Auto da Compadecida — Foto: Reprodução/IMDb
Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) são especialistas na arte do trambique na série O Auto da Compadecida — Foto: Reprodução/IMDb

2. Assédio (2018)

Assédio (2018) é inspirada no livro A Clínica: A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih, de Vicente Vilardaga. A história retrata uma rede de mulheres que se unem para denunciar os abusos sexuais que sofreram por parte de um médico famoso, especialista em medicina reprodutiva. Juntas, elas rompem o silêncio para uma repórter, inspirando outras vítimas e tornando público o crime que, até então, era confidencial no consultório.

Na direção do trio Amora Mautner (Vamp), Joana Jabace (Diário de um Confinado) e Guto Arruda Botelho, a produção é estrelada por Adriana Esteves (Os Outros), Antonio Calloni (O Clone), Elisa Volpatto (Bom Dia, Verônica) e Paolla Oliveira (A Força do Querer). Com um total de 10 episódios, o título conta com uma avaliação alta de 7,7 no IMDb.

Assédio (2018) retrata a força das mulheres contra um médico famoso — Foto: Divulgação/Memórias Globo
Assédio (2018) retrata a força das mulheres contra um médico famoso — Foto: Divulgação/Memórias Globo

3. Amores Roubados (2014)

Filho de uma ex-prostituta, Leandro se envolve com três mulheres no sertão nordestino: as casadas Celeste e Isabel, e a solteira Antonia, filha de Isabel. O sedutor constrói um relacionamento selvagem com as mulheres, mantendo um sentimento duradouro e avassalador. O enredo ganha força quando Jaime, marido de Isabel, suspeita que a esposa está tendo um caso, desencadeando uma personalidade cheia de ciúmes, vingança e obsessão.

Adaptada do romance de Carneiro Vilela A Emparedada da Rua Nova, Amores Roubados tem 10 episódios e é estrelado por Cauã Reymond (Ilha de Ferro), Dira Paes (Pantanal), Isis Valverde (Amor de Mãe), Murilo Benício (O Clone) e Jesuíta Barbosa (Praia do Futuro). No agregador de críticas IMDb, a obra de José Luiz Villamarim (O Canto da Sereia) foi avaliada em 7,9 pelo público geral.

Amores Roubados (2014) conta com um enredo repleto de romance, desejo e obsessão — Foto: Divulgação/Memórias Globo
Amores Roubados (2014) conta com um enredo repleto de romance, desejo e obsessão — Foto: Divulgação/Memórias Globo

4. Fim (2023)

Fim conta a história de quatro cariocas a partir do ponto de vista do ado, presente e velhice, tendo a morte como referência. A série, ambientada no Rio de Janeiro, é dividida em quatro fases que são desenvolvidas em paralelo entre os anos 1968 e 2012. A história, inicialmente, gira em torno do casal quase perfeito Ciro e Ruth, vivendo os altos e baixos da relação. O enredo também explora as traições, mágoas, mudanças, crescimento e frustrações.

Estrelado por Marjorie Estiano (Sob Pressão) e Fábio Assunção (Garota do Momento), a produção também reúne Emílio Dantas (Vai na Fé), Débora Falabella (Terra e Paixão) e Ary Fontoura (Fuzuê). A produção tem o roteiro assinado pela vencedora do Globo de Ouro Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), que também participa do elenco e assina a autoria do best-seller homônimo. No IMDb, a série original Globoplay foi avaliada em 8,2.

Fim é a mais nova minissérie brasileira que será exibida com exclusividade na Rede Globo — Foto: Divulgação/Globoplay
Fim é a mais nova minissérie brasileira que será exibida com exclusividade na Rede Globo — Foto: Divulgação/Globoplay

5. Felizes Para Sempre? (2015)

Felizes Para Sempre? é uma nova versão e releitura de Quem Ama Não Mata, uma minissérie de sucesso dos anos 1982. A história gira em torno dos conflitos de cinco casais dentro de uma mesma família. Marília e Cláudio, estão em crise após a morte do filho e, para apimentar a relação, decidem experimentar um ménage à trois com Denise, uma garota de programa que, por sua vez, mantém um relacionamento secreto com Danie. Cláudio tem dois irmãos: Hugo, que vê seu casamento ruir ao descobrir que é estéril e começa a questionar a paternidade de seu filho, e Joel, que tenta reconquistar sua ex-namorada, Susana; Norma e Dionísio, pais de Cláudio e casados há mais de 40 anos, am a enfrentar dificuldades quando revivem as paixões do ado.

A produção tem 10 episódios e é estrelada por grandes nomes da TV brasileira como Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Enrique Díaz (Mar do Sertão), Paolla Oliveira (A Dona do Pedaço), João Miguel (3%), Adriana Esteves (Avenida Brasil), Caroline Abras (O Mecanismo), João Baldasserini (Salve-se Quem Puder) e Selma Egrei (A Favorita). Na direção de Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a minissérie conta com uma aprovação de 8,0 pelos usuários da plataforma de crítica.

Felizes Para Sempre? (2015) é uma nova versão de Quem Ama Não Mata, série de sucesso dos anos 80 — Foto: Divulgação/Memória Globo
Felizes Para Sempre? (2015) é uma nova versão de Quem Ama Não Mata, série de sucesso dos anos 80 — Foto: Divulgação/Memória Globo

6. Carcereiros (2017)

Adriano é um historiador que se torna carcereiro para seguir os os do pai. O agente lida com os desafios do seu cargo no presídio, além das disputas entre facções criminosas e a presença de um terrorista internacional na instituição. As relações complicadas com a sua esposa, Janaína, e a filha adolescente, Lívia, também são exploradas no enredo.

Inspirado no livro homônimo de Dráuzio Varella, Carcereiros é dirigido por José Eduardo Belmonte (Uma Família Feliz), assim como o filme de 2019. A minissérie é estrelada por Rodrigo Lombardi (Verdades Secretas) e Giovanna Rispoli (Totalmente Demais). A obra tem nota 7,5 no IMDb. A série tem 3 temporadas e 33 episódios no total.

Carcereiros é uma série de televisão brasileira original do Globoplay — Foto: Divulgação/Globoplay
Carcereiros é uma série de televisão brasileira original do Globoplay — Foto: Divulgação/Globoplay

7. Dupla Identidade (2014)

Nesta produção, acompanhamos Eduardo Borges, conhecido como Edu, um serial killer que mata mulheres no Rio de Janeiro. Ele consegue escapar das investigações policiais enquanto vive a melhor fase de sua carreira profissional na política. No gabinete, Edu manipula as pessoas com jogos psicológicos e incentiva a polícia a persegui-lo.

Na direção de Mauro Mendonça Filho (Verdades Secretas) e René Sampaio (Amor da Minha Vida), a obra foi escrita pela novelista e autora Glória Perez (Travessia). Estrelada por Bruno Gagliasso (Caminhos da Índia), Luana Piovani (A Mulher Invisível) e Débora Falabella (Sinhá Moça), a obra foi avaliada em 7,4 no IMDb e conta com um total de 13 episódios.

Dupla Identidade é uma minissérie sobre um serial killer — Foto: Divulgação/Memórias Globo
Dupla Identidade é uma minissérie sobre um serial killer — Foto: Divulgação/Memórias Globo

8. Filhos da Pátria (2017)

A minissérie Filhos da Pátria é uma crônica sobre a revolução política brasileira de Getúlio Vargas. A história gira em torno da família de classe média Bulhosa, formada pelo pai, Geraldo, um funcionário público corrupto que faz de tudo para manter o status; a mãe, Maria Teresa, que é obcecada por fazer parte da alta sociedade, e os filhos Geraldinho, um rapaz imaturo, e Catarina, a mais responsável do clã.

A série, criada e dirigida pelo humorista Bruno Mazzeo (Cilada), conta com Fernanda Torres (Tapas & Beijos), Alexandre Nero (Fina Estampa), Johnny Massaro (Verdades Secretas), Lara Tremouroux (Medusa) e Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida) no elenco. No IMDb, a produção brasileira foi bem avaliada com uma nota de 8,7. A série tem 2 temporadas e 22 episódios no total.

Filhos da Pátria é uma crônica sobre a época política de Getúlio Vargas — Foto: Divulgação/Memórias Globo
Filhos da Pátria é uma crônica sobre a época política de Getúlio Vargas — Foto: Divulgação/Memórias Globo

9. Supermax (2016)

Supermax é um reality show fictício onde doze ex-presidiários são selecionados para uma cadeia desativada na Amazônia. O vencedor garante dois milhões de reais e o perdão do público pelos seus crimes ados. O enredo ganha força quando a produção do programa desaparece misteriosamente, deixando todos os confinados em estado de alerta. Comandado pelo apresentador Pedro Bial, os confinados ficam à própria sorte, tentando lidar com acontecimentos sobrenaturais do local.

Na direção de José Alvarenga Jr. (Os Normais: O Filme), a minissérie teve apenas 12 episódios. O elenco reúne nomes como Ademir Emboava (Assalto na Paulista), Maria Clara Spinelli (Quanto Dura o Amor?), Bruno Bellarmino (Estranho Amor), Erom Cordeiro (América), Nicolas Trevijano (Da Cor do Pecado) e Mariana Ximenes (Mania de Você). Apesar da baixa aceitação do público na época de lançamento, a obra está avaliada acima da média, totalizando 6 estrelas no IMDb. A série conta com 12 episódios.

Elenco principal de Supermax, série do Globoplay sobre reality de criminosos — Foto: Divulgação/Globo
Elenco principal de Supermax, série do Globoplay sobre reality de criminosos — Foto: Divulgação/Globo

10. Ligações Perigosas (2016)

Baseada no romance de época de Choderlos de Laclos, a minissérie dramática gira em torno de Isabel D’Ávila de Alencar, uma manipuladora que seduz os homens para vingar as mulheres. Ambientada no Brasil do século XX, a socialite conta com o apoio de Augusto de Valmont no jogo de sedução. Mas a situação sai do controle quando seu cúmplice se apaixona por sua vítima, Mariana.

A produção é estrelada por Patrícia Pillar (Amores Roubados), Selton Mello (Ainda Estou Aqui), Marjorie Estiano (Fim) e Alice Wegmann (Senna). Na direção de Vinícius Coimbra (Liberdade, Liberdade) e texto da novelista Manuela Dias (Amor de Mãe), a produção ganhou uma nota de 7,5 no IMDb e tem 10 episódios.

Ligações Perigosas (2016) é estrelada por Patrícia Pillar, Selton Mello, Marjorie Estiano e Alice Wegmann  — Foto: Divulgação/Memória Globo
Ligações Perigosas (2016) é estrelada por Patrícia Pillar, Selton Mello, Marjorie Estiano e Alice Wegmann — Foto: Divulgação/Memória Globo

11. Cosme & Damião: Quase Santos (2024)

Cosme e Damião: Quase Santos é uma minissérie de comédia que acompanha as aventuras e trapalhadas de dois amigos que vivem no subúrbio carioca. A série explora o cotidiano da dupla, que trabalha vendendo balas nas ruas do Rio de Janeiro, suas relações familiares e amorosas.

A obra, dirigida por Ian SBF (Entre Abelhas), é uma produção original do Globoplay, em parceria com o Multishow e o canal humorístico Porta dos Fundos. O elenco conta com Cezar Maracujá (O Primeiro Natal do Mundo), Rafael Portugal (A Culpa é do Cabral) e Dhu Moraes (Linda de Morrer). No IMDb, Cosme & Damião: Quase Santos recebeu uma avaliação de 6,1. A série tem 10 episódios.

Cosme & Damião: Quase Santos acompanha as trapalhadas de uma dupla no subúrbio carioca — Foto: Divulgação/Globoplay
Cosme & Damião: Quase Santos acompanha as trapalhadas de uma dupla no subúrbio carioca — Foto: Divulgação/Globoplay

12. Turma da Mônica: Origens (2024)

Baseado nos gibis do cartunista Mauricio de Sousa, Turma da Mônica: Origens conta a história do início da amizade entre Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. A minissérie alterna entre o ado e o presente, mostrando como os quatro amigos se conheceram em um hotel de férias na cidade de Limoeiro, durante uma gincana acirrada, e como eles permanecem inseparáveis, mesmo na terceira idade.

A criação é assassinada por Marina Maria Iorio (Bugados) e a direção fica para Daniel Rezende (Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa). O elenco conta com Giovanna Urbano, Felipe Rosa, Manu Colombo, Bernardo Faria e Sabrina Souza na versão infantil dos personagens. Já os atores Louise Cardoso (TV Pirata), Daniel Dantas (Cheias de Charme), Malu Valle (Minha Mãe é uma Peça), Paulo Betti (Tieta) e Dhu Moraes (M8 - Quando a morte socorre a vida) assumem a versão adulta. No IMDb, a série brasileira acumula 8,2 pontos. A obra tem 8 episódios.

Turma da Mônica - Origens mostra começo de amizade entre os personagens — Foto: Reprodução/Globoplay
Turma da Mônica - Origens mostra começo de amizade entre os personagens — Foto: Reprodução/Globoplay

Com informações de Globoplay, Memórias Globo e IMDb

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da

Mais recente Próxima 10 filmes muito satisfatórios onde você sente que a justiça foi feita
Mais do TechTudo