Montando o quarto dos sonhos? Veja 5 itens 'tech' que não podem faltar
A lista inclui uma série de equipamentos para refrigerar o ambiente, alimentos, bebidas e até cosméticos; além de dispositivos para iluminação e purificação de ar
Muita gente pensa que tecnologia e eletrônicos servem apenas para a cozinha, sala e lavandeira, como Alexas, lâmpadas inteligentes e frigobares. Mas o quarto também pode (e deve!) contar com equipamentos que tornam a rotina mais prática e confortável. De frigobar a lâmpada inteligente, alguns itens tech fazem toda a diferença na qualidade de vida.
Pensando nisso, o TechTudo elaborou um artigo completo listando cinco aparelhos essenciais para equipar o ambiente, incluindo tópicos como: para que eles servem, como funcionam, os principais modelos, os recursos extras, o consumo de energia elétrica e comparações entre os que possuem a mesma função. Veja nas linhas a seguir, quais são os melhores produtos tech para o quarto:

📝 Qual modelo de ar-condicionado não precisa de instalação? Veja no Fórum no TechTudo
1. Frigobar ou minigeladeira
Investir em um frigobar ou uma minigeladeira para o quarto é uma ótima opção para se armazenar água, bebidas, alimentos e cosméticos que necessitam de refrigeração, principalmente se o cômodo fica no segundo andar ou longe da cozinha da casa. Por exemplo, se o usuário tiver fome ou sede durante à noite não precisará deixar o local, com risco de acordar outros moradores para ir atrás de suprimentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/F/MngAKWR5GbcUootu5AkQ/343802-3.webp)
O frigobar inclui congelador, mais prateleiras, descongelamento automático e alta capacidade em litros. Já, a minigeladeira é dividida nos modelos residencial e automotiva; a primeira é semelhante à tradicional, só que numa escala menor; e a segunda funciona por meio de um carregador USB, ideal para transporte. Ambos os equipamentos possuem consumo de energia elétrica menor do que geladeira comum.
2. Purificador de Ar
O purificador de ar é um dispositivo com o objetivo de melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados — sendo ideal para consumidores que am o dia todo fora, alérgicos, asmáticos e que vivem em locais com alto nível de poluição ou ar seco. A principal vantagem do equipamento é que ele ajuda o usuário a prevenir doenças nasais ou relacionadas a poluição do ar; e evitar o ressecamento de vias nasais, olhos e pele.

O aparelho funciona por meio de filtros HEPA e de carvão ativado, o primeiro serve para capturar partículas pequenas; já o segundo remove odores e gases nocivos. Juntos, eles retiram a poeira, microrganismos, pólen, fumaça, cheiros indesejados e até mesmo o pelo de animais do cômodo. É importante verificar o manual de instruções, para ver quando o filtro deve ser trocado e garantir a eficácia do produto.
3. Ventilador de teto ou ar-condicionado
O ventilador de teto é um aparelho que possui a finalidade de realizar a circulação de ar no ambiente. Entre os benefícios estão: a otimização de espaço, a facilidade de limpeza, o manuseio por controle remoto, a luminária integrada, o funcionamento silencioso em comparação aos modelos de piso. Alguns ventiladores incluem a função de exaustor, geralmente utilizada no inverno, onde o equipamento gira no sentido anti-horário, para manter a casa aquecida. O consumidor também precisa verificar se as medidas do quarto são compatíveis com ventilador, pois há uma altura mínima; e contatar um técnico especializado na área para instalar o produto e deixar a manutenção em dia.

Já o ar-condicionado têm o objetivo de refrigerar ou aquecer um ambiente fechado, dependendo do modelo, ele pode ser usado o ano todo. Existem três formatos principais: o split, o de janela e o portátil. É importante analisar se a potência é adequada para o tamanho do cômodo, é necessário multiplicar 600 BTUs de potência pela metragem do cômodo (m²), e somar mais 600 para cada morador frequente e aparelho que emite calor. Entre as vantagens do aparelho estão: purificação do ar, controle da umidade, e ação antialérgica; evitando a proliferação de fungos e bactérias. O ventilador de teto geralmente tem um preço mais ível e consome menos energia, sendo uma boa opção para quem prioriza se refrescar. Para aqueles que preferem uma temperatura mais baixa, o ar-condicionado é o ideal.
4. Lâmpadas inteligentes
As lâmpadas inteligentes são dispositivos de iluminação com controle através de comando de voz, celulares, tablets e assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. Os principais modelos são: branco, neutro, amarelo o RGB – com até 16 milhões de tonalidades. Algumas das vantagens são: a economia de energia elétrica em relação às lâmpadas comuns e a otimização de tempo, com o recurso de programar horários para ligar, desligar ou mudar a temperatura de forma automática.

Por exemplo, o consumidor pode programar o modo luz branca para estudar, trabalhar ou limpá-lo durante o dia; e à noite, para luz amarela. Elas também podem ser conectadas à televisão ou aparelhos de música, sincronizando a intensidade da luz com os eletrônicos. Outro benefício das lâmpadas inteligentes é que são capazes de auxiliar na regulagem do humor do usuário, recriando o efeito de luz natural no cômodo ou um ambiente propício para o relaxamento.
Com informações de Yanko Design, Parachute e Cwtch Haus
🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?