Como formatar uma unidade com o sistema de arquivos APFS no MacOS Sierra
No tutorial abaixo, descubra como formatar uma unidade com o sistema de arquivos APFS.
Por Da Redação; Para O TechTudo
A Apple está trabalhando em um novo sistema de arquivos conhecido como Apple File System (APFS) ou sistema de arquivos Apple. Esse formato provavelmente será o sistema de arquivos padrão no macOS e iOS em 2017. No momento, está disponível no macOS Sierra como um software de pré-lançamento, para que possa ser testado por quem desejar experimentar.
De acordo com a Apple, o APFS é uma nova geração de sistema de arquivos desenhado para se adaptar do Apple Watch ao Mac Pro. O sistema é otimizado para armazenamento em flash/SSD e projetado com a criptografia como recurso primário.

A Apple também adverte que unidades formatadas com esta versão de pré-lançamento do APFS podem não ser compatíveis com versões futuras do MacOS e a versão final do APFS.
A Apple tem como alvo uma versão final a ser lançada em 2017. A novidade estará nos discos do Mac, em unidades internas de iPhones, iPads, Apple TVs e Apple Watch.
grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
o 1. Para experimentar esse novo sistema, pegue um pendrive que não usa e coloque no seu Mac. Abra o Terminal do MacOS. Para isso, clique no ícone da lupa no superior do sistema.
No campo de busca, digite “Terminal”. Quando a opção do terminal aparecer no resultado, clique nele;

o 2. Para descobrir o identificador da unidade a ser formatada, digite o comando “diskutil list” e pressione a tecla enter;

o 3. Antes de formatar a unidade com APFS, execute o comando “diskutil apfs createContainer /dev/disk1s1″ para criar um contêiner APFS.
Lembre-se, de ajustar o último parâmetro para a identificação correta (no caso deste tutorial, disk1s1). No meio do processo, será necessário teclar y para autorizar a execução da tarefa;

o 4. Em seguida, execute o seguinte comando “diskutil apfs addVolume disk1s1 APFS novoAPFS” para adicionar um volume APFS. Como no o anterior, substitua “disk1s1″ com o identificador de dispositivo que você usou, e “novoAPFS” com o nome que deseja dar a unidade;

o 5. Imediatamente, a nova unidade será exibida no Finder do MacOS.

Pronto! Se depois de experimentar a unidade você quiser remover o APFS, use o utilitário de disco e formate o pendrive como você precisa.
Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.