window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"","ad_unit":"edtechtudo","bs_content_type":"guia","content_type":"guia","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 mes","data_publicacao":"Ate 2 meses","dia_publicacao":"26-03-2025","editoria":["TechTudo","Eletrodom\u00e9sticos","Geladeira"],"editoria_path":"eletrodomesticos\/geladeira","editorias_secundarias":["TechTudo \/ Eletrodom\u00e9sticos"],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["199","12","330","152","258","179","288","222","284","36"],"ep_age_restriction":false,"page_name":"guia","structure_tree":["TechTudo","Eletrodom\u00e9sticos","Geladeira"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Geladeira
Publicidade
Por , para o TechTudo


Quando a geladeira não gela, toda a rotina da casa entra em parafuso, já que esse eletrodoméstico é o coração da cozinha. Sem ele para conservar os alimentos, manter as bebidas geladas e até mesmo fazer certas receitas, como sobremesas, tudo começa a sair do lugar, e os gastos com comida, gelo e outras soluções para remediar acabam se tornando prejuízo absurdo. Mas então, o que fazer quando esse problema surge? Essas falhas podem acontecer a qualquer momento, e algumas delas podem ser simples e fáceis de resolver.

Para te ajudar a resolver esse problema, o TechTudo preparou um guia completo com possíveis problemas relacionados ao sistema de refrigeração da geladeira e quais as soluções possíveis. Desde algo mais simples, como instalação em local inadequado, termostato desregulado, vedação defeituosa, até questões mais complexas, como falhas em estruturas internas ou no motor. Veja, a seguir, como identificar o problema e encontrar a solução mais adequada.

Problemas no termostado podem afetar a refrigeração da geladeira — Foto: Valdenir Daniel Cavalheiro/Governo do Paraná
Problemas no termostado podem afetar a refrigeração da geladeira — Foto: Valdenir Daniel Cavalheiro/Governo do Paraná

📝 Geladeira Inox ou Evox: quais as diferenças? Descubra no Fórum do TechTudo.

Minha geladeira parou de gelar: o que pode ser?

Nos próximos tópicos vamos apresentar as causas mais comuns para a geladeira parar de gelar, e as soluções mais práticas, além de orientações específicas para marcas populares como Electrolux, Brastemp e Consul. Lembrando que em casos de problemas mais graves ou com o produto ainda na garantia a recomendação é procurar uma assistência técnica especializada.

  1. Geladeira liga mas não gela
  2. Geladeira não gela a parte de baixo
    2.1 Geladeira Electrolux não gela: o que fazer?
    2.2 Geladeira Brastemp não gela: o que fazer?
    2.3 Geladeira Consul não gela: o que fazer?

1.Geladeira liga mas não gela

Quando a geladeira liga, mas não gela, o problema pode estar relacionado a falhas simples de vedação, como porta mal fechada, borracha de vedação gasta, termostato desligado ou com a temperatura incorreta, chegando até questões mais graves, como as que envolvem o compressor ou vazamento do gás refrigerante. Nos casos mais simples, o próprio morador pode fazer os ajustes, mas quando é algo mais complicado, o ideal é buscar o auxílio de um profissional técnico especializado.

Caso a geladeira ainda esteja dentro do prazo de garantia, antes de qualquer ajuste, entre em contato com a assistência técnica autorizada para que o reparo seja feito. Abaixo listamos as principais causas de falha na refrigeração e suas possíveis soluções:

Conserto vazamento de gás na geladeira — Foto: Brastemp/Divulgação
Conserto vazamento de gás na geladeira — Foto: Brastemp/Divulgação

  • Porta mal fechada: um dos problemas mais comuns da geladeira é que a porta não fecha como deveria, seja por um objeto mal colocado ou uma borracha de vedação danificada, que podem impedir o fechamento correto, resultando em falha no resfriamento. No segundo caso, a borracha de vedação da porta pode ressecar, rachar ou perder a elasticidade com o tempo, comprometendo o isolamento térmico da geladeira, por isso, verifique se há sinais de desgaste na borracha e, se necessário, faça a substituição por uma nova.
  • Abertura frequente da porta: aquele abre e fecha da porta da geladeira é bem comum, principalmente na hora de cozinhar, em que você precisa pegar muitas coisas dentro do aparelho. Porém, essa atitude desregula a temperatura interna, tornando mais difícil a refrigeração. Por isso, evite abrir a porta desnecessariamente, procurando pegar todos os itens que precisa de uma só vez.
  • Temperatura incorreta: a depender da temperatura externa e da quantidade de produtos dentro da geladeira, muitas vezes a o termostato do aparelho pode estar num nível inferior ao que se recomenda. Por isso, avalie certinho cada fator para escolher uma temperatura, consultando o manual de instruções para verificar a ideal.

O motor da geladeira pode ser uma das razões para o equipamento nao gelar — Foto: Reprodução/Freepik
O motor da geladeira pode ser uma das razões para o equipamento nao gelar — Foto: Reprodução/Freepik

  • Condensador sujo: o condensador, grade localizada na parte traseira da geladeira, é responsável por dissipar o calor gerado pelo compressor/motor, e com o tempo, ele pode acumular poeira e sujeira, prejudicando a troca de calor e, consequentemente, comprometendo a refrigeração. Para evitar problemas, limpe a grade regularmente com um pano úmido ou aspirador de pó, tomando cuidado para não danificar os componentes.
  • Vazamento de gás do congelador: o gás refrigerante é o complemento principal para manter a refrigeração correta de qualquer dispositivo que gela e, por isso, qualquer vazamento pode comprometer todo o trabalho do aparelho. Ao suspeitar de um vazamento de gás, desligue a geladeira da tomada e chame um técnico especializado para realizar o reparo.
  • Resistência queimada: a resistência é responsável por derreter o gelo nas serpentinas da geladeira, o que ajuda a evitar o acúmulo e possível bloqueio da agem de ar. Então, se a resistência queimar, o gelo pode obstruir essas partes, impedindo a refrigeração adequada. Nesse caso, é necessário chamar um técnico especializado para realizar o reparo.

2. Geladeira não gela a parte de baixo

Em alguns casos, a geladeira pode apresentar problemas de refrigeração apenas na parte inferior, podendo ocorrer por fatores como falhas na vedação, bloqueio das saídas de ar, termostato com defeito ou desajustado, entre outros. A manutenção preventiva da geladeira, como limpeza regular do condensador e verificação da borracha de vedação, pode ajudar a evitar problemas de refrigeração, mas se a questão for mais grave, é de bom tom chamar um especialista para cuidar do assunto.

Abaixo listamos algumas soluções possíveis para as falhas mais simples e mais complexas para o caso de a geladeira não resfriar a parte de baixo:

  • Bloqueio das saídas de ar: verifique se as saídas que distribuem o ar frio estão obstruídas por alimentos, objetos ou gelo. No caso de objetos ou alimentos é só reorganizar o espaço interno da geladeira, mas se for pelo gelo, será necessário descongelar o refrigerador. Esse descongelamento também é válido para os modelos frost-free, pois mesmo tendo um degelo automático, os modelos frost-free podem apresentar um ciclo irregular na evaporação da água, e o líquido fica congelado antes de completar a drenagem, produzindo blocos de gelo no duto de refrigeração impedindo a circulação do ar frio.
  • Vedação e abertura de portas: veja se as borrachas da porta estão em bom funcionamento, bloqueando a troca de ar frio com o ambiente externo. Cheque também se algum objeto está impedindo o fechamento correto da porta.
  • Termostato: confira se o termostato está ligado e com a temperatura adequada. Geralmente ele fica na parte de cima do interior da geladeira, mas alguns também são colocados na porta em versões mais modernas. Caso, mesmo com o ajuste, a geladeira não resfriar na parte de baixo, será necessário a ajuda de um técnico especializado.
  • Excesso de gelo: o excesso de gelo pode prejudicar o funcionamento da parte de baixo da geladeira. Neste caso, tanto em geladeiras comuns, quanto às frost-free, que podem acumular gelo em dutos internos, a solução é esvaziar e desligar a geladeira na tomada até todo o gelo derreter. No caso de um modelo frost-free, para saber se todo o gelo já derreteu, basta verificar o reservatório posicionado em cima do compressor/motor. Se o recipiente estiver cheio de água ou transbordando é sinal de que o processo de degelo está completo.
  • Condensador sujo: o acúmulo de sujeira no condensador (grade localizada na parte de trás da geladeira), componente responsável por dissipar o calor gerado pelo motor, pode provocar falhas no resfriamento da geladeira. Neste caso, com a geladeira desligada na tomada, utilize um pano úmido, limpe com cuidado a grade para que a sujeira, como poeira e pelos de animais, seja retirada.

Para consertos mais complexos, o ideal é solicitar um técnico especializado — Foto: Brastemp/Divulgação
Para consertos mais complexos, o ideal é solicitar um técnico especializado — Foto: Brastemp/Divulgação

Se depois de verificar os problemas acima a geladeira continuar sem gelar na parte de baixo, o problema pode ser mais grave. Neste caso, o defeito pode envolver vazamento de gás, sistemas internos envolvendo circuitos elétricos ou dutos de refrigeração, resistência queimada e até questões mais sérias envolvendo o compressor. Ocorrendo qualquer uma dessas situações, somente um técnico especializado terá condições e equipamentos para identificar o defeito e realizar o procedimento adequado.

A seguir, vamos apresentar as causas comuns de falhas no resfriamento de marcas populares de geladeiras.

2.1 Geladeira Electrolux não gela: o que fazer?

A Electrolux é uma das marcas mais procuradas pelos consumidores e, se a sua geladeira não está gelando, os principais motivos podem estar relacionados a sujeira no condensador, bloqueios nas saídas de ar ou vazamento do gás refrigerante.

No caso do acúmulo de sujeira no condensador, basta limpar as grades na parte traseira da geladeira com um pano úmido. Já se as saídas de ar estiverem obstruídas, o ideal é reorganizar o posicionamento dos objetos no interior da geladeira para facilitar a circulação do ar frio em todas as partes da geladeira.

Por sua vez, se o problema envolver vazamento de gás, somente um técnico especializado poderá solucionar o defeito. No site do fabricante também é possível consultar os problemas mais comuns de uma geladeira e onde encontrar uma assistência técnica em sua região.

Limpeza da parte traseira da geladeira ajuda a manter o sistema de refrigeração em pleno funcionamento — Foto: Refrimaq/Divulgação
Limpeza da parte traseira da geladeira ajuda a manter o sistema de refrigeração em pleno funcionamento — Foto: Refrimaq/Divulgação

2.2 Geladeira Brastemp não gela: o que fazer?

As geladeiras Brastemp, conhecidas pelo seu design e durabilidade, podem apresentar problemas semelhantes aos da Electrolux e também defeitos envolvendo o sistema de degelo e controle de temperatura, e nos dois casos as soluções são simples. Sobre o acúmulo de gelo, o fabricante recomenda que a geladeira seja totalmente esvaziada e desligada na tomada por 24 horas. No caso da temperatura, verifique se o termostato está ligado e com a temperatura adequada para a quantidade de alimentos. Nas duas situações, ao terminar a verificação, ligue a geladeira e deixe fechada por pelo menos quatro horas e, se os problemas persistirem, entre em contato com uma assistência técnica.

Se a geladeira não gela, verifique a conservação da borracha da porta  — Foto: Divulgação/Lazada
Se a geladeira não gela, verifique a conservação da borracha da porta — Foto: Divulgação/Lazada

2.3 Geladeira Consul não gela: o que fazer?

Também entre as marcas líderes de mercado, problemas relacionados a falhas de refrigeração de uma geladeira Consul podem estar relacionados a aberturas frequentes de portas, falhas na vedação e resistência queimada. O ‘abre e fecha’ das portas e a vedação são situações comuns e de fácil solução. No caso da abertura de portas, uma mudança de hábitos pode resolver o problema. Procure abrir a geladeira apenas quando tiver certeza do que quer pegar e retire tudo de uma vez. Já para a vedação, basta trocar a borracha da porta da geladeira. Mas, mesmo com essas medidas, a geladeira continuar sem gelar, será necessária uma visita de um técnico para verificar a situação.

Por sua vez, se o problema envolver a resistência, o e técnico do fabricante também será necessário. Como os demais fabricantes, a Consul também disponibiliza um site para consultas e dúvidas sobre o funcionamento da geladeira. Para saber mais, clique aqui.

Manter a porta aberta por muito tempo compromete a refrigeração da geladeira — Foto: — Foto: Reprodução/Freepik
Manter a porta aberta por muito tempo compromete a refrigeração da geladeira — Foto: — Foto: Reprodução/Freepik

Com informações da Brastemp,Consul, Electrolux, Maytag.com e Whirlpool.com.

Vídeo: Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!

Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!

Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!

Mais recente Próxima Mais que um luxo: 7 motivos para ter um frigobar em casa
Mais do TechTudo