window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/eletronicos","ad_unit":"edtechtudo\/Eletronicos","bs_content_type":"guia","content_type":"guia","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 1 semana","data_publicacao":"Ate 1 mes","dia_publicacao":"25-05-2025","editoria":["TechTudo","Eletr\u00f4nicos"],"editoria_path":"eletronicos","editorias_secundarias":["TechTudo \/ Eletr\u00f4nicos \/ C\u00e2mera"],"ep":"False","ep_age_restriction":false,"page_name":"guia","structure_tree":["TechTudo","Eletr\u00f4nicos"]}; { "@type":"Organization", "@context":"https://schema.org", "name": "Techtudo", "url": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fpo%2Ftt2%2Fimg%2Ftt-trademark.png", "width": "248", "height": "60" } }
Eletrônicos
Publicidade
Por , para o TechTudo


O aspirante a fotografia que está buscando uma câmera de entrada para começar a tirar fotos, com certeza já se deparou com a Nikon D3100, câmera DSLR de 2010. Até hoje, o modelo é uma opção para os usuários que estão buscando, especialmente em mercado de usados, uma câmera digital e querem fazer um investimento inicial mais baixo, se comparado aos preços das DSLRs atuais.

Logo de cara podemos destacar que a Nikon D3100 tem excelentes especificações que, até hoje, conseguem competir com as últimas DSLRs do mercado. Com um sensor de 14.2 megapixels e gravação de vídeos em até 1080p, o modelo consegue competir, inclusive, com alguns celulares que portam câmeras mais avançadas. Para te ajudar a decidir se ela é uma boa aquisição 15 anos após o lançamento, o TechTudo preparou 4 pontos positivos e 3 negativos sobre a D3100. Confira a seguir.

Nikon D3100: veja prós e contras de comprar em 2024 — Foto: Reprodução/Harley Nascimento
Nikon D3100: veja prós e contras de comprar em 2024 — Foto: Reprodução/Harley Nascimento

📝 Devo comprar uma câmera digital usada? Confira no Fórum TechTudo

Tópicos abordados

Prós:

  1. Excelente qualidade de fotos
  2. Preço no mercado de usados
  3. Fácil de usar
  4. Alta compatibilidade de lentes

Contras:

  1. Conectividade
  2. Fotos precisam de tratamento
  3. Má qualidade em baixa luminosidade

PONTOS POSITIVOS

1. Excelente qualidade de fotos

A Nikon D3100, apesar de ser uma câmera de entrada de 2010, ainda tem muitas especificações que batem de frente com diversas DSLRs atuais e até mesmo com alguns celulares tops de linha. Ela acompanha um sensor de foto de 14.2 megapixels (para se ter uma ideia, o iPhone 14 só tira fotos em até 12 megapixels), com uma sensibilidade de ISO que varia de 100 à 3200.

Nikon D3100 ainda entrega uma alta qualidade em suas fotos  — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)
Nikon D3100 ainda entrega uma alta qualidade em suas fotos — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)

A qualidade das fotografias tiradas são seu ponto forte, com a D3100 sendo capaz de entregar belíssimas fotografias mesmo 15 anos após seu lançamento — apesar da visível perda de qualidade quando o assunto é fotos em baixa luminosidade. Vale destacar que a qualidade das fotos não depende apenas do desempenho da câmera, mas também das habilidades de fotografia do usuário que a utiliza.

2. Preço no mercado de usados

Por se tratar de um produto da década de 2010, é possível encontrar a Nikon D3100 por valores extremamente mais íveis se comparados às câmeras da atualidade. Com um bom garimpo, é plenamente capaz de encontrar a D3100 partindo a partir dos R$ 500 e em bom estado de conservação.

Para se ter uma ideia da diferença entre valores, uma Canon T7 – modelo DLSR de entrada atual da marca concorrente – é vendida nova por preços a partir de R$ 3.999, quase quatro vezes mais cara. Por esse valor, é praticamente impossível conseguir uma câmera melhor, deixando a Nikon D3100 como provavelmente a melhor opção disponível.

3. Fácil de usar

A Nikon D3100 é uma ótima câmera para iniciantes, principalmente pela facilidade que ela tem em ser manuseada. Por não se tratar de um modelo top de linha, ela tem opções de configurações bastante simples, amigáveis para usuários que ainda estão aprendendo a tirar fotos.

Além disso, ela conta com um modo de guia, que ajuda o usuário a enquadrar suas fotos, ensinando as condições ideais para tempo de exposição e qual ISO utilizar dependendo da qualidade da iluminação do momento e do objeto a ser fotografado. Seu sistema também já vem com o idioma português de fábrica, tornando o manuseio mais fácil para usuários que não sabem outras línguas.

4. Alta compatibilidade de lentes

Além de já vir com uma boa lente com autofoco e um zoom de até 55 mm, a Nikon D3100 também tem uma alta compatibilidade com diversas lentes do mercado, especialmente as que também são da Nikon.

Isso possibilita o usuário ter diversas lentes que podem funcionar para cenários diferentes, como algumas que conseguem tirar fotos com ainda mais zoom óptico – o que significa que não há perda de qualidade da imagem quando comparada ao zoom digital.

Lente padrão da D3100 já entrega excelente distância focal e zoom óptico — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)
Lente padrão da D3100 já entrega excelente distância focal e zoom óptico — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)

É importante prestar atenção no fato de que a D3100, assim como outros modelos de entrada da Nikon, não contém um motor de autofoco direto em seu corpo, sendo necessário estar integrado na lente, pois, caso não esteja, a câmera só irá conseguir focar de forma manual.

PONTOS NEGATIVOS

1. Conectividade

Um dos pontos mais fracos da D3100 é a sua falta de conectividade moderna, afinal, é uma câmera de 2010. Ela ainda se comunica via mini-usb, que está muito longe da praticidade e eficiência da conexão USB-C – presente em quase todos os dispositivos atuais.

Um agravante ainda maior para essa questão de conectividade é a ausência de e a Wi-Fi e outras tecnologias de transmissão de dados sem fio, tornando obrigatório o uso de cabos (ou retirar o cartão SD da máquina) caso o usuário necessite tirar as fotos do dispositivo, tornando a atividade muito mais demorada.

2. Fotos precisam de tratamento

Apesar de tirar ótimas fotos, a Nikon D3100 não tem um bom pós-processamento, especialmente se comparado às mirrorless mais atuais ou até mesmo outros modelos DSLR, deixando as fotos muito cruas caso não em por um tratamento de cores.

Fotos da D3100 precisam de tratamento pelo seu baixo pós-processamento nativo — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)
Fotos da D3100 precisam de tratamento pelo seu baixo pós-processamento nativo — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)

Isso significa que a maioria das fotos tiradas irão precisar de um tratamento feito manualmente pelo usuário em softwares como Lightroom ou RAWTherapee, especialmente as tiradas em RAW – formato que armazena todas as informações capturadas pelo sensor, sem nenhum tratamento ou compressão. Isso pode causar estranheza para quem está acostumado a fotos de celulares, que constam com bastante pós-processamento.

3. Fotos em baixa luminosidade

Mesmo tirando fotos com ISO em até 3200, a Nikon D3100 decepciona quando o assunto é fotografia em condições de baixa luminosidade – especialmente quando há necessidade de se capturar objetos em movimento, o que impossibilita aumentar o tempo de exposição. (Veja imagem abaixo)

Qualidade de fotos em baixa luminosidade deixa a desejar, mas pode ser melhor que muitos celulares atuais — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)
Qualidade de fotos em baixa luminosidade deixa a desejar, mas pode ser melhor que muitos celulares atuais — Foto: Reprodução/Harley Nascimento (tirada em uma Nikon D3100)

Fotos em ambientes com pouca luz podem ficar com efeitos de granulação e com uma qualidade visivelmente menor do que as fotos tiradas a luz do dia — podendo ser um forte obstáculo para quem busca fotos noturnas.

Vale a pena comprar uma Nikin D3100 em 2025?

A Nikon D3100 com certeza é uma excelente opção para aspirantes no assunto da fotografia que buscam uma boa câmera custo-benefício, especialmente se estão buscando no mercado de usados. Mesmo 15 anos após seu lançamento, ela ainda consegue entregar fotos em boas qualidades e com boa facilidade em ser manuseada, além da sua compatibilidade com diversas lentes atuais do mercado de câmeras.

🎥 [Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

[Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

[Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

Mais recente Próxima Novo carro elétrico da Xiaomi YU7 tem autonomia absurda e rival definido
Mais do TechTudo