Ainda Estou Aqui e mais: 10 filmes bons sobre a Ditadura Militar no Brasil
Assim como Ainda Estou Aqui, existem diversos outros filmes que abordam o período da Ditadura Militar, como Marighella e Cabra-Cega; veja 10 longas sobre o período
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/J/x/tlUzvvQgWYOigiHfu8eg/ainda-estou-aqui-fernanda-torres.webp)
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é oficialmente o filme que vai representar o Brasil no Oscar 2025. O longa é estrelado por Fernanda Torres (Os Normais) e Selton Mello (O Auto da Compadecida) e conta a história real do desaparecimento de Rubens Paiva durante a Ditadura Militar. Após o sequestro, a esposa faz de tudo para descobrir o paradeiro do marido. Ainda Estou Aqui é um dos filmes que aborda as consequências do regime no Brasil, assim como Marighella (2019) e Cabra-Cega (2004) – estes, já disponíveis em streamings como Globoplay e Amazon Prime Video.
Para entender mais sobre os impactos da Ditadura Militar no Brasil, o TechTudo te mostra 10 filmes que abordam acontecimentos durante o regime, disponíveis em streamings como Globoplay e Amazon Prime Video. Confira, a seguir, enredo, elenco e repercussão de cada título na crítica.

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo com filmes que abordam a Ditadura Militar no Brasil, você encontra:
- Ainda Estou Aqui (2024)
- Marighella (2019)
- O Que é Isso, Companheiro? (1997)
- Zuzu Angel (2006)
- Cabra-Cega (2004)
- Soldados do Araguaia (2017)
- Tatuagem (2013)
- Batismo de Sangue (2006)
- Eles Não Usam Black-tie (1981)
- Amores de Chumbo (2017)
1. Ainda Estou Aqui (2024)
A vida da família Paiva muda repentinamente quando o patriarca Rubens é sequestrado, em 1971. Sozinha com seus cinco filhos, Eunice faz de tudo para descobrir o que aconteceu com o marido, enquanto os militares se recusam a compartilhar qualquer informação. Selton Mello e Fernanda Torres estrelam como Rubens e Eunice. Fernanda Montenegro (Central do Brasil), mãe de Torres, também está no longa, interpretando a protagonista mais velha.
Com direção de Walter Salles, Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza e é o filme que irá representar o Brasil na próxima edição do Oscar. Previsto para ser lançado nos cinemas nacionais em novembro, o título acumula 8.1 pontos no IMDb e 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Por ora, não há data para o longa chegar ao streaming. Entretanto, o longa deve chegar ao catálogo do Globoplay, visto que também é produzido pela plataforma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/8/Z/im2mWZRq2Oz4U6pJYLdQ/ainda-estou-aqui-filme.webp)
2. Marighella (2019)
Com foco na vida de Carlos Marighella, o filme conta a história de um grupo de jovens guerrilheiros que luta pela volta do sistema democrático. Porém, o líder revolucionário sofre com as censuras e tentativas de boicote dos militares, principalmente do policial Lúcio. Marighella ganha vida com Seu Jorge (Irmandade), enquanto o militar é de Bruno Gagliasso (Paraíso Tropical).
O longa marca a estreia do ator Wagner Moura (Narcos) na direção e o elenco também traz nomes como Humberto Carrão (Todas as Flores), Bella Camero (Sangre) e Adriana Esteves (Os Outros). Disponível no catálogo do Globoplay, o filme é avaliado em 7.1 pontos no IMDb e tem 89% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.

3. O Que é Isso, Companheiro? (1997)
O longa se baseia em fatos reais para narrar o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, em 1969, organizado pelos grupos MR-8 e Ação Libertadora Nacional. O esquema é guiado por Paulo após a instauração do AI-5 e do desaparecimento de um grande amigo de luta. Pedro Cardoso (A Grande Família) interpreta o protagonista.
Dirigido por Bruno Barreto, o filme também traz Fernanda Torres, Selton Mello e Luiz Fernando Guimarães (Minha Nada Mole Vida) como os personagens Maria, Oswaldo e Marcão — baseados em personalidades reais. É outro filme disponível no Globoplay, com 7.4 pontos no IMDb e, ao todo, 59% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

4. Zuzu Angel (2006)
Zuzu Angel é o nome de uma famosa estilista nos anos 60 e 70 no Brasil. A vida da profissional muda quando o seu filho, Stuart, é sequestrado e morto pelos militares. Então, Zuzu começa uma grande batalha para descobrir o paradeiro do seu filho e denunciar os crimes do governo. A protagonista é de Patrícia Pillar (A Favorita), enquanto Stuart é interpretado por Daniel De Oliveira (Os Dias Eram Assim).
Na vida real, a estilista foi morta pelos militares, que forjaram um acidente de carro, cerca de cinco anos após o falecimento do filho. O filme, disponível para aluguel no Amazon Prime Video, foca na luta de Zuzu por justiça. Dirigido por Sergio Rezende, o longa é avaliado em 6.9 pontos no IMDb.

5. Cabra-Cega (2004)
Situado no auge dos anos de chumbo, Cabra-Cega fala sobre o militante Tiago, que fica gravemente ferido após um confronto com a polícia. Para se recuperar, ele fica escondido no apartamento de outro membro da armada, chamado Pedro, e conta com Rosa, que se torna seu único meio de contato com o mundo externo.
Débora Duboc (A Comédia Divina) e Leonardo Medeiros (A Vida da Gente) dão vida ao casal de protagonistas, enquanto Michel Bercovitch (Modo Avião) é Pedro. O título está disponível no Amazon Prime Video e tem direção assinada por Toni Venturi. Ao todo, Cabra-Cega tem 6.5 pontos no IMDb.

6. Soldados do Araguaia (2017)
Dirigido por Belisario Franca, o documentário narra um período específico da Ditadura Militar. Entre 1972 e 1975, o exército enviou um grupo de soldados de baixa patente para a Amazônia com um objetivo: destruir a Guerrilha do Araguaia, grupo contrário à Ditadura. 40 anos depois, os militares narram as atrocidades e o tratamento desumano destinado tanto aos militantes, quanto aos próprios soldados. Disponível no Amazon Prime Video, o documentário é avaliado em 7.1 pontos no IMDb.

7. Tatuagem (2013)
No final da década de 70, um grupo de artistas questiona as morais e bons costumes com apresentações ousadas em um teatro, no Nordeste do Brasil. O espetáculo, chamado Chão de Estrelas, é liderado por Clécio Wanderley. Tudo muda quando o líder conhece o jovem soldado militar Arlindo e os dois começam uma história de amor.

8. Batismo de Sangue (2006)
Nos primeiros anos da Ditadura, um grupo de cinco frades dominicanos se juntam na luta contra o regime militar. Baseado em história real, o filme narra a perseguição aos homens, considerados inimigos do Estado. No grupo estavam grandes personalidades, como Frei Betto e Frei Tito, que ganham vida como Daniel de Oliveira e Caio Blat (Grande Sertão) no filme.
Dirigido por Helvecio Ratton, o roteiro se baseia em livro homônimo, escrito por Frei Betto. Disponível no Globoplay e no catálogo do Amazon Prime Video, Batismo de Sangue acumula 7.1 pontos na plataforma do IMDb.

9. Eles Não Usam Black-tie (1981)
Uma metalúrgica entra em greve nos anos 80, liderada pelo sindicalista Otávio. No grupo de trabalhadores está o seu filho, Tião. Quando o jovem acaba engravidando a namorada, ele decide furar a greve para não perder o emprego. Começa, então, um grande conflito familiar. Giansco Guarnieri (Mulheres de Areia), Carlos Alberto Riccelli (Aritana) e Bete Mendes (O Rebu) interpretam Otávio, Tião e a namorada Maria. Fernanda Montenegro também está no elenco como Romana.
Vale lembrar que o movimento sindical foi forte resistência contra a Ditadura e o filme foi lançado ainda durante o regime militar, já mais enfraquecido politicamente. Eles Não Usam Black-tie tem direção de Leon Hirszman e está disponível no Globoplay. O filme é bem avaliado em sites agregadores, com 8.2 pontos no IMDb e 89% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

10. Amores de Chumbo (2017)
Prestes a completar 40 anos de casados, o casal Miguel e Lúcia são atrapalhados pela chegada de Maria Eugênia. A mulher, em questão, teve um relacionamento intenso com Miguel, ainda durante a Ditadura Militar. Aderbal Freire Filho (As Centenárias), Augusta Ferraz (Nem Tudo São Flores) e Juliana Carneiro da Cunha (Maria do Caritó) formam o trio Miguel, Lúcia e Maria. Com direção de Tuco Siqueira, o filme faz parte do catálogo do Amazon Prime Video e tem 6.6 pontos no IMDb.

Recomendações
🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix