window.utag_data = {"ad_custom_data":"","ad_site_page":"techtudo\/mobile","ad_unit":"edtechtudo\/mobile","bs_content_type":"listas","content_type":"listas","cor_pagina":"#333","data_atualizacao":"Ate 4 meses","data_publicacao":"Ate 4 meses","dia_publicacao":"13-02-2025","editoria":["TechTudo","Celulares e Tablets"],"editoria_path":"mobile","editorias_secundarias":[],"ep":"False","ext-r":{"r":["coca-cola","colgate","facilidades","CEF","apple","unilever","heineken","bbrasil"]},"ext-bsafety":"conteudo seguro","ext-ctx-mc":["284","179","99","200","330","296","84","130","12","322"],"ext-iab-content-categories":[{"category_id":"596.632.635","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Smartphones","score":1},{"category_id":"596.632","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics","score":1},{"category_id":"596","category_name":"Technology & Computing","score":1},{"category_id":"596.599","category_name":"Technology & Computing>Computing","score":0.9888},{"category_id":"596.632.636","category_name":"Technology & Computing>Consumer Electronics>Tablets and E-readers","score":0.9433},{"category_id":"596.599.602.615","category_name":"Technology & Computing>Computing>Computer Software and Applications>Operating Systems","score":0.6178},{"category_id":"596.599.602","category_name":"Technology & Computing>Computing>Computer Software and Applications","score":0.5611},{"category_id":"596.599.630","category_name":"Technology & Computing>Computing>Laptops","score":0.5422}],"ep_age_restriction":false,"page_name":"listas","structure_tree":["TechTudo","Celulares e Tablets"]};
Celulares e Tablets
Publicidade
Por , para o TechTudo


Na hora de escolher um celular topo de linha, muitos consumidores ficam indecisos entre o iPhone, da Apple, e um modelo da Samsung. Embora ambas as marcas ofereçam aparelhos poderosos e repletos de recursos, a filosofia de cada uma é bem diferente. A gigante de Cupertino segue um caminho mais , com um ecossistema fechado, no qual seus dispositivos, sistemas e serviços trabalham de maneira integrada. Já a fabricante sul-coreana se destaca por oferecer maior diversidade de modelos, com mais opções de personalização e configurações, o que agrada quem busca um smartphone mais versátil e com mais liberdade para ajustes.

Se você está em dúvida entre um iPhone e um Samsung, é importante considerar o que cada marca tem a oferecer além das especificações. Nas próximas linhas, o TechTudo lista cinco razões pelas quais um iPhone pode ser a escolha ideal para quem busca mais do que apenas um celular de última geração. Confira a seguir.

Imagem de capa comparativo iPhone e Samsung — Foto: Arte/TechTudo
Imagem de capa comparativo iPhone e Samsung — Foto: Arte/TechTudo

📝 Não sabe como ativar a rede 5G no seu iPhone? Veja como no Fórum TechTudo

1. Ecossistema Apple

A Apple criou um ecossistema integrado que permite que seus dispositivos funcionem em perfeita harmonia. iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch e Apple TV compartilham dados e arquivos de forma automática, sem a necessidade de configurações complexas ou aplicativos de terceiros. Com o AirDrop, por exemplo, é possível transferir fotos, vídeos e documentos rapidamente entre dispositivos Apple. Já a função Handoff permite começar uma tarefa no iPhone e continuar no MacBook, sem interrupções.

Investir no ecossistema de produtos Apple é opção interessante para fãs da marca — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Investir no ecossistema de produtos Apple é opção interessante para fãs da marca — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Além disso, os dispositivos da Apple utilizam um Apple ID único, o que facilita a sincronização de aplicativos, contatos e anotações. O Apple Watch, por exemplo, pode desbloquear o MacBook automaticamente, enquanto o iPhone pode ser usado para atender chamadas feitas em um iPad.

Já no caso da Samsung, a experiência pode ser um pouco mais fragmentada. Embora a marca ofereça recursos semelhantes, como o Quick Share, sua integração depende de outros serviços do Google ou de aplicativos de terceiros, o que pode resultar em menor fluidez e compatibilidade limitada entre dispositivos de diferentes fabricantes.

2. Desempenho otimizado

Os iPhones são referência em se manterem estáveis, com um desempenho fluido e consistente mesmo com o ar dos anos. Isso acontece porque a Apple desenvolve tanto o hardware quanto o software dos seus aparelhos, garantido que o iOS esteja perfeitamente otimizado para os chips da linha Apple A. Um exemplo prático disso é o fato de o iPhone 11, lançado em 2019, ainda garantir um desempenho fluido mesmo seis anos após seu lançamento.

iPhone 15 Pro em mãos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
iPhone 15 Pro em mãos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Além disso, os iPhones costumam receber atualizações do iOS por um período de cinco a seis anos. Modelos antigos continuam funcionando bem graças a esses updates, que melhoram o desempenho e corrigem falhas de segurança. Já os celulares Samsung, por utilizarem o sistema Android modificado com a interface One UI, podem apresentar queda de desempenho ao longo do tempo após múltiplas atualizações, visto que a gama de smartphones a serem otimizados é muito maior.

3. Maior valorização na revenda

Quem troca de celular com frequência pode se beneficiar da maior valorização dos iPhones no mercado de usados. Diferente da maioria dos smartphones Android, que sofrem grande desvalorização após o lançamento, os iPhones mantêm um alto valor de revenda mesmo após anos de uso. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a maior parte dos smartphones usados vendidos na OLX eram iPhones.

Isso acontece por alguns motivos: atualizações prolongadas, materiais e, principalmente, alta demanda. A Apple oferece e para seus dispositivos por cerca de cinco a seis anos, o que significa que um iPhone antigo continua recebendo novas versões do iOS e recursos atualizados, mesmo que alguns sejam exclusivos para as novas versões.

iPhone 12 ainda é buscado por consumidores no mercado de usados — Foto: Unsplash
iPhone 12 ainda é buscado por consumidores no mercado de usados — Foto: Unsplash

Além disso, os iPhones são fabricados com materiais duráveis, como aço inoxidável e vidro de alta resistência, o que contribui para a longevidade do aparelho. Esses detalhes ajudam a criar uma imagem de um dispositivo mais confiável e de status entre os consumidores.

Aliado a isso, a popularidade dos iPhones também faz com que seja mais fácil encontrar compradores. Mesmo modelos antigos, como o iPhone 11 ou iPhone 12, ainda são bastante procurados, enquanto celulares Samsung lançados no mesmo período perderam valor mais rapidamente. Portanto, para quem pretende revender o celular no futuro e minimizar prejuízos ou comprar outro aparelho, um iPhone pode ser a melhor escolha.

4. Privacidade e segurança

A Apple tem uma política rígida de privacidade e segurança. O iOS oferece recursos como o Bloqueio de Rastreamento de Aplicativos, que impede que apps coletem dados sem permissão do usuário. Além disso, os aparelhos também contam a função Proteção de Dispositivo Roubado para oferecer uma camada extra de segurança ao iPhone. Somado a isso, o Face ID, tecnologia de reconhecimento facial da Apple, é um dos métodos de desbloqueio mais seguros disponíveis, mesmo comparando com a mesma tecnologia no Android.

Face ID é o recurso de reconhecimento facial do iPhone — Foto: Foto: Reprodução/FreePik
Face ID é o recurso de reconhecimento facial do iPhone — Foto: Foto: Reprodução/FreePik

A App Store também tem um processo mais rigoroso de aprovação de aplicativos, o que reduz o risco de malware ou apps maliciosos. Isso significa que o iPhone não permite a instalação de aplicativos de fontes externas, minimizando as chances de infecção por vírus ou phishing. Já no Android, a Google tem menos controle sobre a Google Play Store, o que tende a aumentar os riscos de aplicativos maliciosos.

5. Aplicativos são melhor otimizados no iPhone

Muitos desenvolvedores priorizam a versão para iOS ao criar aplicativos, escolha que garante uma melhor otimização no iPhone. Isso acontece porque a Apple tem um portfólio reduzido de modelos, o que facilita a adaptação dos aplicativos. Já no Android existem milhares de dispositivos com diferentes configurações de hardware, o que torna a otimização mais complexa, mesmo quando falamos apenas de smartphones da Samsung.

Instagram é melhor otimizado no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Instagram é melhor otimizado no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Um exemplo clássico é o Instagram, que tem melhor qualidade de imagem e vídeos no iPhone, pois o aplicativo utiliza diretamente as APIs da câmera do iOS. Já no Android, as fotos e vídeos muitas vezes são processados como capturas de tela, o que resulta em qualidade inferior. Além disso, alguns aplicativos chegam primeiro ao iPhone e podem demorar para serem lançados no Android.

Com informações de Pocketlint, Swappie e Slashgear

🎥 Veja também como tirar água do iPhone!

iPhone caiu na água? Esse truque vai expelir o líquido pelo alto-falante

iPhone caiu na água? Esse truque vai expelir o líquido pelo alto-falante

Mais recente Próxima 6 recursos de celulares que envelheceram mal e hoje ninguém mais usa
Mais do TechTudo