O que não colocar na Air Fryer? Veja 6 materiais PROIBIDOS para o aparelho
Na hora de preparar uma receita na sua fritadeira elétrica, é importante ter cuidado com os materiais usados no cesto; veja se dá para colocar plástico, alumínio e mais no aparelho
Você sabe o que não pode colocar na Air Fryer? Apesar de prática e eficiente, a fritadeira de ar exige de cuidados específicos na hora de escolher os recipientes e utensílios usados nos preparos. Afinal, alguns materiais podem derreter, liberar substâncias tóxicas ou até causar acidentes graves, o que pode prejudicar a sua casa, saúde e bolso. Pensando em te ajudar a usar o aparelho com segurança, o TechTudo preparou uma lista com 6 itens que NUNCA devem ser colocados no eletrodoméstico. Confira quais são!
🔎 Como fazer café na cafeteira? Veja o a o em diferentes modelos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

📝 Aparelhos 110 V, 220 V ou bivolt: como descobrir a tensão elétrica? Saiba no Fórum TechTudo
O que não usar na Air Fryer? Veja materiais
- Plástico
- Isopor
- Vidro comum
- Papel Toalha
- Papelão
- Papel alumínio
1. Plástico
O plástico é, sem dúvida, um material que não deve ser usado na fritadeira elétrica. Por pertencer ao grupo dos polímeros, ele pode derreter quando exposto a altas temperaturas, causando diversos danos. Durante esse processo, é comum que o material forme uma sujeira pegajosa e difícil de remover, com risco de atingir a resistência do aparelho e comprometer os componentes internos.
Além dos prejuízos ao funcionamento, o material também pode liberar substâncias tóxicas quando aquecido, representando muitos riscos à saúde.

2. Isopor
O isopor é mais um item que deve ficar longe da sua air fryer. Feito de poliestireno expandido, o material é bastante usado para isolamento térmico e conservação de alimentos e bebidas. No entanto, dentro da fritadeira de ar, o item pode derreter, danificar o aparelho e liberar substâncias potencialmente cancerígenas. Por isso, opte por recipientes adequados para altas temperaturas, como vidro temperado ou formas de silicone.

3. Vidro comum
O vidro não refratário — ou seja, o tipo comum — pode até parecer seguro para usar na Air Fryer, mas não é. Esse material não foi feito para ar mudanças bruscas de temperatura e pode se estilhaçar com o choque térmico. Quando isso acontece, há risco de acidentes e também a possibilidade de pequenos fragmentos se misturarem aos alimentos.
Por isso, use apenas vidro temperado no aparelho (geralmente identificado na embalagem). Ele é mais resistente ao calor, oferece mais segurança e reduz as chances de trincas ou quebras durante o uso.
4. Papel Toalha
O papel toalha também não deve ser usado na air fryer, já que pode pegar fogo com facilidade devido à alta temperatura dentro do aparelho. O risco, portanto, não está apenas em danificar a fritadeira, mas também em provocar um acidente, como um incêndio.

Essa recomendação vale também para alguns outros tipos de papel, como guardanapos, que igualmente inflamam com facilidade. Inclusive, ao entrarem em contato com a resistência quente, podem liberar fumaça e resíduos, comprometendo a qualidade da comida e colocando sua saúde em perigo.
5. Papelão
Outro material completamente proibido na Air Fryer é o papelão. Seja em formato de recipiente ou forma, ele pode causar um incêndio, pois é inflamável e não foi feito para ar altas temperaturas. Além disso, o calor intenso pode fazer com que libere resíduos e produza muita fumaça no cesto, contaminando os alimentos e superaquecendo o aparelho.

Muitos usuários se perguntam se podem usar papel alumínio na Air Fryer, e a resposta é: depende. A recomendação varia conforme o fabricante e o modelo do aparelho, e, nesse sentido, é sempre necessário conferir o manual de instruções. Algumas marcas, como a Electrolux, permitem o uso do material, enquanto outras, como a Philco, desaconselham totalmente.
Mas, mesmo que a fabricante da sua fritadeira elétrica libere o alumínio, é preciso tomar uma série de cuidados. O principal deles é evitar cobrir completamente o fundo do cesto, pois isso compromete a circulação do ar quente e pode afetar o desempenho do aparelho. Além disso, nunca use o papel alumínio sozinho, sem nenhum alimento por cima. O material pode ser aspirado pelo fluxo de ar e, em casos extremos, causar incêndios.
Afinal, o que pode usar na air fryer?
Apesar de muitos materiais serem proibidos na fritadeira de ar, alguns são permitidos — e até recomendados. Um deles é a forma de silicone, que distribui o calor de maneira uniforme e não gruda. O papel-manteiga também pode ser um grande aliado, já que tem uma composição resistente, a altas temperaturas e ainda é descartável. Quer saber todas as opções possíveis? Confira esta matéria do TechTudo.