Amazon Echo Spot em Review: nova Alexa substitui o Echo Dot com relógio
Despertador inteligente com Alexa integrada promete facilitar tarefas do dia a dia, além de conexão com demais aparelhos smart; confira detalhes, preço e se vale a pena

Echo Spot é o novo despertador inteligente da Amazon lançado em julho de 2024, e que chama atenção pela sua tela touch personalizável. O dispositivo com Alexa, a assistente virtual da fabricante, pode ser controlado por comando de voz ou aplicativo próprio — disponível para Android e iPhone (iOS). Inclusive, além da função nativa de despertador, o aparelho serve como um hub de monitoramento e de controle para casas conectadas, assim como as outras caixinhas com Alexa.
O design minimalista do Echo Spot combina com diversos ambientes, embora nós recomendemos que ele fique no quarto. O TechTudo testou o dispositivo durante duas semanas e, em nossos testes, a assistente não reconheceu alguns, como reprodução de músicas ou informações do clima — mas nada que a repetição do comando não resolvesse. Nas linhas a seguir, você pode conferir algumas impressões sobre o produto, que está disponível na Amazon por R$ 521 no momento de publicação da matéria — em agosto de 2024.

Amazon Echo Spot vale a pena? Confira análise da nova Alexa
📝 A Alexa da Amazon integra-se com o ChatGPT? Veja no fórum do TechTudo
Veja os pontos que serão abordados no review do Echo Spot:
- Ficha técnica do Amazon Echo Spot
- Design
- Tela
- Qualidade de som
- Funcionalidades
- Echo Spot vale a pena?
Ficha técnica do Amazon Echo Spot
- Lançamento: julho de 2024
- Preço oficial: a partir de R$ 521
- Tamanho: 113 mm x 103 mm x 111 mm
- Alto-falante: único, com 1,73 polegadas de diâmetro
- Resposta de frequência dinâmica: não informado
- Conectividade: Bluetooth e Wi-Fi 5
- Peso: 405 gramas
- Processador: Amazon AZ2 Neural Edge (MT8519)
- Memória: DRAM de 1GB + eMMC de 8 GB
Design
O Echo Spot tem um design elegante e pode ser encontrado nas cores preta ou branca — opção testada pelo TechTudo. Seu tamanho é bastante compacto, algo que facilita sua instalação na mesa cabeceira ao lado da cama — onde os despertadores normalmente são alocados. Além da tela touch, o dispositivo dispõe de botões na parte superior que permitem, por exemplo, desligar o aparelho e aumentar ou diminuir o volume do speaker.
Com formato semicircular, a caixinha conta com uma tela de 2,83 polegadas, base emborrachada para evitar deslizamentos, assim como entrada para a fonte de energia. Também vale dizer que o Echo Spot tem três microfones embutidos, o que remete a uma boa captação, mesmo se o usuário estiver longe do aparelho. Uma dica, contudo, é não colocar o dispositivo próximo a TVs ou aparelhos de som, pois isso irá prejudicar também a captação dos comandos de voz.
Tela
A tela sensível ao toque de 320 x 240 pixels auxilia em atividades do dia a dia, como consultar as horas e o clima. Ela também mostra músicas ou podcasts em reprodução e os compromissos do dia, além do tempo restante para o fim de um timer ou despertador. Inclusive, o de LED também indica se há alarmes programados. Isso foi muito útil, por exemplo, ao cozinhar, para não esquecer um alimento no fogo ou, ainda, para contar o tempo de cozimento correto.
Um ponto interessante da tela é a adaptação automática para o período noturno. Durante a noite e até o período matutino, a tela se ajusta para não incomodar o sono, com cores mais fracas e com brilho praticamente nulo na tela. Porém, é bom dizer que não é possível assistir a vídeos no YouTube ou em serviços de streaming, por exemplo.

Qualidade de som
O Echo Spot promete alta definição sonora, muito por conta do seu direcionamento frontal e do alto-falante de 1,73 polegadas — especificação similar ao do Echo Dot 5, último lançamento da série da Amazon. Embora o som seja agradável, o aparelho pode não ter uma boa performance para usuários mais sensíveis aos detalhes, como ao grave das músicas. Nesse caso, a melhor opção é escolher caixas da JBL, LG ou Ultimate Ears, que são desenvolvidas unicamente para obter uma qualidade de áudio máxima.
Além disso, diferentemente do Echo Dot, o Echo Spot não apresenta uma entrada auxiliar para caixas de som, por exemplo. Porém, é possível combiná-la a outros speakers como aparelhos com Alexa, home theaters com Fire TV Stick, ou pela função "par estéreo" do aplicativo da assistente virtual.
Funcionalidades
É possível configurar o Echo Spot por meio da Alexa. Ao selecionar os interesses, o aplicativo sugere ao usuário diversas funcionalidades, como sugestões de jogos, reprodução de estações de rádios ou serviços de streaming, como o Spotify e notícias do dia. A caixinha ainda serve como central de controle para dispositivos smart, como lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado, robôs aspiradores e TVs. No teste, o foco foi neste último aparelho: foi possível, por exemplo, controlar a TV com comandos de voz como “ligue ou desligue”, “mude para o canal X” e “aumente/abaixe o volume”, função que o Echo Spot desempenhou bem.
Mas, sem dúvida, as melhores utilidades do Echo Spot estão na previsão do tempo e na ativação de despertadores. Com apenas um comando de voz, ela pode ativar timers ou alarmes para todos os dias da semana em horários diferentes. Inicialmente, ela respondia dizendo a temperatura em Fahrenheit, mas isso foi facilmente resolvido ao pedir para que, das próximas vezes, ela me dissesse o clima em graus Celsius.
Sobre a recepção aos comandos de voz, às vezes, houve alguns empecilhos. Por vezes, ao pedir a reprodução de músicas nacionais, por exemplo, ela tocava outras que não tinham relação alguma com as pedidas. O mesmo ocorria com pedidos sobre a programação de canais de TV, por exemplo, quando ela respondeu sobre cinemas próximos a mim.

Echo Spot vale a pena?
O Echo Spot apresenta um tamanho compacto e diversas funções que podem facilitar o seu uso, principalmente em relação às tarefas do cotidiano. Ao montar a sua rotina, por exemplo, o aparelho pode ser programado para iniciar o dia, ligando a cafeteira smart, acendendo as luzes e ligando a TV. Por outro lado, você pode programar a rotina do sono durante a noite, controlando o ar-condicionado ou outros elementos.
O dispositivo vale a pena para quem quer uma caixinha com Alexa aliada às funções de um despertador inteligente — seja para controlar o sono ou para deixar o quarto mais conectado. A presença de um relógio também é um diferencial, já que os Echo Dot com relógio não são mais fabricados. No entanto, caso esses detalhes não sejam atrativos para o usuário, talvez seja melhor comprar uma caixinha mais barata, como o Echo Pop ou o próprio Echo Dot.
Aparelho vale a pena, ainda que pequenos ajustes sejam necessários
A Amazon Echo Spot realmente ajuda em atividades do cotidiano, além de desempenhar funções úteis para usuários que possuem mais dispositivos smart em casa. Se este não é o caso, ela pode não ser tão interessante.🎥 Alexa Echo Dot, Pop e Show: onde NÃO colocar a assistente!

Alexa Echo Dot, Pop e Show: onde NÃO colocar a assistente!
Recomendações
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de agosto de 2024.