Ar-condicionado split x de janela: qual comprar para a sua casa? Compare
Dois tipos de ar-condicionado funcionam de forma diferente e tem prós e contras; conheça as características de cada tecnologia para fazer a compra certa para você
Ar-condicionado split e de janela são duas tecnologias bastante comuns para combater o calor, mas é preciso entender que, embora ambos os tipos sejam fixos, eles carregam diferenciais cruciais. O primeiro é recomendado para espaços maiores, sendo mais econômico e silencioso, mas com instalação mais complexa e potencialmente mais cara. O segundo é mais simples e barato para instalar, mas faz mais barulho e tende a gastar mais energia.
Na sequência, navegamos entre as nuances e detalhes que diferenciam esses dois tipos de ar-condicionado fixos, explicando como cada um deles se compara. Assim, você pode ter uma ideia mais clara de qual solução é mais adequada para as suas necessidades e o que você abre mão escolhendo por um ou outro.

Veja os tópicos que serão abordados:
- O que é ar-condicionado split?
- O que é ar-condicionado de janela?
- Qual é mais potente/gela mais?
- Qual é mais econômico?
- Qual instalação é mais fácil?
- Qual faz mais ruído?
- Qual manutenção é mais trabalhosa?
- Qual é mais barato?
- Ar-condicionado split x de janela: qual escolher?
O que é ar-condicionado split?
Um ar-condicionado split é um sistema de ar-condicionado em que a unidade é dividida em duas partes: uma interna, instalada dentro de casa, e a outra externa, do lado de fora. O componente interno do split é responsável por circular o ar resfriado e baixar a temperatura do ambiente, enquanto o dispositivo externo — composto de compressor e condensador — libera o calor capturado no ambiente interno.
Modelos split, na comparação com os ares-condicionados de janela, oferecem rendimento melhor, com mais eficiência, ou seja, vão gastar menos eletricidade para realizar o mesmo serviço. Esse tipo de ar-condicionado também faz menos barulho do que aparelhos de janela, já que o compressor fica para fora. As limitações ficam por conta da instalação, que é mais complexa e cara.
O que é ar-condicionado de janela?
Os ares-condicionados de janela são modelos mais antigos e compactos, combinando todos os equipamentos do sistema em um único aparelho. O modelo de janela é, portanto, menor e tende a ser mais fácil e barato para instalar. Inclusive, além de poder ser montado na janela, como o nome diz, também pode ser fixado na parede.
Modelos de janela, no entanto, têm suas limitações. Esse tipo de ar-condicionado tende a consumir mais energia elétrica para funcionar e a emitir mais ruído, além de também obstruir parte da janela — o que pode prejudicar vista, circulação natural de ar e entrada de luz no ambiente.

Qual é mais potente/gela mais?
A capacidade de refrigeração do ar-condicionado não necessariamente depende do design. Um ar-condicionado de janela de 12.000 BTUs vai ser mais potente do que um modelo de 9.000 BTUs. O que muda, e você pode levar em conta, é que modelos split tendem a funcionar melhor com áreas maiores.

Isso ocorre principalmente por conta do compressor ser externo. No ar de janela, por exemplo, o componente é integrado ao aparelho e isso limita a eficiência do equipamento. Como o compressor esquenta durante o uso, isso pode comprometer a capacidade de resfriamento do aparelho.
Outra vantagem do split, que ajuda a explicar por que esses aparelhos são melhores para áreas maiores, é o formato do evaporador. Essa unidade é responsável por resfriar o ar e, nos splits, tem um efeito mais controlado na distribuição do ar resfriado.
Qual é mais econômico?
O split é o tipo de ar-condicionado mais econômico. Como esse aparelho divide a condensadora e a evaporadora em partes diferentes, o controle de temperatura tende a ser mais preciso. Além disso, o fato de a condensadora estar isolada no exterior do cômodo, por exemplo, faz com que o dispositivo não sofra os problemas de isolamento térmico que podem surgir com uma unidade de janela.
Ao mesmo tempo, como o split tem um evaporador maior e desenhado sem precisar considerar as necessidades do compressor acoplado, o modelo também tende a controlar a temperatura de forma mais rápida e precisa, o que contribui para consumo menor de eletricidade. No ar-condicionado de janela, a combinação de componentes em um único equipamento impõe limitações na operação do aparelho, que acabam tendo impacto também no consumo elétrico.

Qual instalação é mais fácil?
O ar-condicionado de janela é mais fácil de instalar. Como o sistema é todo composto de um único equipamento, é possível fixá-lo à janela tanta complicação. O aparelho só precisa de uma abertura, como uma janela ou furo na parede, e dispensa questões mais complexas envolvendo rede elétrica ou tubulações ligando evaporadora e condensadora, por exemplo. Em muitos casos, você pode até instalar o ar sozinho, sem precisar de técnico.
O split é diferente. Como o sistema se divide em partes, há toda uma questão referente à conexão entre essas partes. Não à toa, há tubos para mover fluido refrigerante entre compressor e evaporador, ligações elétricas entre os dois equipamentos e cuidados com o posicionamento do compressor no exterior. O split vai exigir um técnico e tem uma instalação mais demorada e cara devido à maior complexidade.

Qual faz mais ruído?
O ar-condicionado de janela faz mais ruído. Se você já teve a oportunidade de ar perto de um compressor externo de um split funcionando, já deve ter notado que o componente é barulhento quando acionado em alta capacidade. Ele é formado por um motor elétrico em alta rotação, criando pressão para condensar o fluido refrigerante. Porém, como o condensador fica para fora de casa, o ruído vai incomodar menos.
No ar de janela, o condensador é parte do dispositivo montado na sua janela ou parede. Como o condensador segue o mesmo princípio de operação da versão split — gerar pressão para condensar o fluido refrigerante —, todo aquele ruído que fica isolado lá fora no split a a fazer parte do ar-condicionado em si.
A ressalva é que condensadores de modelos de janela são menores e, assim, fabricantes tendem a criar designs que atenuam um pouco o ruído. Ainda assim, você pode sempre assumir que um ar-condicionado de janela será mais barulhento.

Qual manutenção é mais trabalhosa?
A manutenção do split é mais complicada. Nos dois tipos, você vai ter que observar filtros, realizar limpeza periódica e eventual drenagem de acúmulo de água. Porém, no modelo split, você também precisa garantir a pressão adequada do refrigerante, além de checar o condensador. Como o ar-condicionado é dividido em partes, a manutenção acaba mais complicada porque você precisa observar tanto a unidade interna como a externa.
Além disso, alguns dos tipos de desgastes e operações de manutenção do ar-condicionado split podem depender diretamente da intervenção de um profissional especializado, algo que, além de deixar a manutenção mais complexa, representa custos maiores de operação ao longo do tempo.
Qual é mais barato?
Já uma alternativa de split de entrada é o Philco Inverter de 12.000 BTUs. Ele é bem mais potente que o modelo de janela da Gree, sendo ideal para ambientes sensivelmente maiores que o de janela. O seu preço é um pouco maior, disponível por valores a partir de R$ 2.599 no Mercado Livre.
Vale dizer que o custo-benefício pode variar conforme o uso do aparelho, já que os modelos split são bem mais econômicos. Ou seja, é preciso levar em conta o quanto a conta de luz será impactante na decisão final. Além disso, recursos como a própria tecnologia inverter também são aspectos que fazem o preço subir.
Todas as ofertas de Gree GJC07BV-A6NRND1A 7.000 BTUs (127 V)
Ar-condicionado split X de janela: qual escolher?
Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, que precisam ser levadas em conta antes da compra. Enquanto os modelos de janela são mais baratos e fáceis de instalar, os split chamam atenção pela menor quantidade de ruído no funcionamento, assim como uma maior economia de energia — algo ótimo para quem tem problemas com a alta conta de luz.
Em termos de conforto e experiência de uso, você precisa considerar que o ar de janela é encontrado em faixas de potência menores. Dessa forma, é recomendado a instalação desse tipo de equipamento em cômodos menores, de baixa circulação de pessoas e sem muitos eletrônicos. Já o split tem maior variedade nas faixas de potência e vai funcionar melhor em espaços maiores ou maior concentração de calor.
De forma geral, o ar-condicionado split é mais moderno. Então, caso você possa gastar um pouco a mais, talvez essa seja a melhor opção. Mas é fato que nem todos têm a possibilidade de instalar um modelo mais complexo como esse. Nesses casos, optar por aparelho de janela também é uma boa opção.
Com informações de Jacobs Heating, Got Ductless, Legacy AC e Smith and Keene
🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?
Mais lidas de janeiro
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a fevereiro de 2025.