Micro-ondas não esquenta: 10 motivos para esse defeito e o que fazer
Aparelho pode apresentar diversos problemas, como baixa potência, fusível queimado e até mau contato com os cabos; veja o que é possível fazer para tentar solucionar
Quando o micro-ondas não funciona do jeito certo, a rotina na cozinha pode se tornar um verdadeiro caos. Afinal, o eletrodoméstico é um dos mais usados no dia a dia, seja para esquentar ou preparar pratos com rapidez e praticidade. Nesse sentido, o surgimento de problemas como a porta com defeito na trava, baixa potência ou fusível queimado podem causar bastante preocupação. Mas a boa notícia é que, na maioria das vezes, identificar a causa e encontrar a solução é mais simples do que parece.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os defeitos mais comuns que fazem o aparelho deixar de esquentar e como resolvê-los. Vale lembrar que, caso nenhuma das opções apresentadas funcione, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada. A seguir, confira o que fazer caso o seu micro-ondas tenha parado de funcionar.

📝 É verdade que 220 V economiza energia em relação a 127 V? Descubra no Fórum TechTudo
Micro-ondas parou de funcionar: descubra o que pode ser!
Além de listar as causas de defeito no aparelho, o guia do TechTudo apresenta soluções que podem aumentar a durabilidade da sua máquina. Confira no índice os tópicos que vão ser abordados nesta matéria:
- Porta com defeito na trava
- Problema no magnetron
- A potência está muito baixa
- Prato não gira
- Fusível queimado
- Funções impedem de esquentar
- Mau contato nos cabos
- Falha na placa de controle ou transformador
- Sobrecarga de alimentos no aparelho
- Defeito no diodo
1. Porta com defeito na trava
Se a trava da porta apresentar defeito, o micro-ondas não vai aquecer os alimentos. Isso porque a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado conta com um sistema de segurança que impede o funcionamento quando a porta não está totalmente fechada. Assim, a máquina pode não ligar, ou a luz interna permanecer acesa mesmo com a porta fechada, sem iniciar o preparo.
Para verificar o problema, é necessário remover o frontal. Se houver falha, pode ser preciso substituir o componente por um modelo compatível, disponível com o fabricante ou em lojas especializadas. No entanto, apenas realize a troca se tiver conhecimento técnico, pois desmontar o dispositivo sem experiência é arriscado.

2. Problema no magnetron
O magnetron é o componente responsável por gerar as ondas de micro-ondas que aquecem os alimentos. Se estiver com defeito, o aparelho pode não esquentar corretamente ou apresentar um ruído mais alto que o normal durante o funcionamento. Além disso, uma falha nessa peça faz com que os pratos demorem mais do que o normal para ficarem quentes.
Assim, para saber se o problema realmente está no item, faça um teste simples: encha um copo de água e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Em seguida, observe a temperatura antes e depois de aquecer. Caso o copo não esquente, isso pode indicar que o magnetron está com defeito.
Caso tenha conhecimento técnico, é possível testar a continuidade do magnetron com um multímetro, um instrumento de teste utilizado para medir dois ou mais valores elétricos. Com a ferramenta em mãos, verifique o número apresentado, que deve ser inferior a 1 Ohm (que se refere à resistência) para indicar funcionamento adequado. Se for necessário substituí-lo, o ideal é adquirir um componente compatível com o modelo do micro-ondas.

3. A potência está muito baixa
Se o micro-ondas não estiver aquecendo corretamente, o nível de potência pode estar configurado em um valor baixo. A maioria dos aparelhos permite ajustar a intensidade do calor por meio do botão potência ou power level, com opções que geralmente variam de 1 (mais baixo) a 5 (mais alto).
Além disso, se o equipamento estiver no modo descongelamento ou em outro programa pré-definido, ele pode operar em uma potência reduzida. Para resolver isso, verifique se o aparelho está no modo de cozimento normal.

4. Prato não gira
Se você colocou o alimento no micro-ondas e viu que o prato não está girando, o problema pode estar no anel de e ou no motor do prato giratório. Primeiro, verifique se o anel de e e o prato estão corretamente posicionados. Resíduos de alimentos ou sujeira podem impedir o movimento. Dessa forma, veja se a área está encaixada e limpa. Caso o problema persista, o motor pode estar desgastado ou com defeito. Nesse caso, pode ser necessário trocar o componente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/Q/ykrTY6S52g2pSRfD8Ncw/micro-baixa.webp)
5. Fusível queimado
A queima do fusível pode ser um motivo pelo qual o seu micro-ondas não está esquentando. Isso acontece porque os fusíveis protegem o aparelho contra superaquecimento e sobrecarga elétrica. Então, quando eles queimam, o micro-ondas não recebe energia e, logo, os alimentos não aquecem.
Para checar se esse é o problema, procure o fusível, que geralmente é um cilindro pequeno perto da bobina de cobre. Dependendo do modelo, ele pode estar em um compartimento branco. Em seguida, use um multímetro para testar a continuidade do item e ver se ele precisa ser substituído. Caso precise, basta comprar um do mesmo tipo em uma loja de materiais elétricos ou em uma assistência técnica autorizada da marca do seu aparelho.
6. Funções impedem de esquentar
Algumas funções podem estar ativadas e, assim, acabam limitando o aquecimento das suas refeições. O modo demonstração (ou demo mode), por exemplo, faz com que o aparelho funcione sem gerar calor. Outro ajuste que pode interferir é o cozimento programado, que regula a potência e o tempo de aquecimento. Para corrigir o problema, consulte o manual do seu modelo.

7. Mau contato nos cabos
Caso o seu aparelho não esteja recebendo energia de maneira adequada, ele dificilmente vai aquecer os alimentos. De maneira geral, isso pode ser identificado pela falta de iluminação no display ou ao abrir a porta e a luz não acender. No entanto, se o aparelho não possui display ou o problema ocorrer de maneira intermitente, pode haver falha na tomada.
Para verificar, desligue o plugue do micro-ondas e conecte novamente na rede. Ainda, teste outros aparelhos na mesma tomada para garantir que ela está funcionando corretamente. Além disso, confira o disjuntor para verificar se houve um desligamento acidental. Se o problema persistir, pode ser necessário inspecionar o cabo de alimentação ou chamar um técnico especializado.
8. Falha na placa de controle ou transformador
O transformador é um dos principais componentes do sistema elétrico e, quando apresenta defeito, pode gerar faíscas ou até um cheiro de queimado. Caso perceba esses sinais, o ideal é procurar um técnico especializado. Para quem tem experiência, o processo envolve desligar o aparelho, desconectar os fios do transformador, do capacitor e do magnetron, e, em seguida, substituir o componente defeituoso por um novo.
9. Sobrecarga de alimentos no aparelho
Colocar muitos alimentos no micro-ondas de uma só vez pode comprometer o aquecimento adequado. Afinal, o excesso de comida pode bloquear a circulação das ondas. Dessa maneira, os alimentos esquentam de maneira desigual ou demoram ainda mais do que o normal. Para evitar esse problema, divida os alimentos em porções menores ao colocar no aparelho e sempre verifique a quantidade máxima que o interior da máquina a.

10. Defeito no diodo
O diodo é um componente elétrico responsável por dobrar a voltagem enviada ao magnetron. Se ele estiver com defeito, é possível que o seu micro-ondas não tenha potência suficiente para aquecer os alimentos. Nesse caso, será necessário substituir o diodo por uma peça de reposição, que pode ser adquirida com o fabricante ou em lojas especializadas.
Para trocá-lo, comece desligando o micro-ondas da tomada, depois desencaixe o diodo do capacitor e remova-o da estrutura do aparelho. Vale ressaltar que, se você não se sentir à vontade para realizar o reparo, o mais indicado é procurar um técnico especializado.
Com informações de Dan Marc Appliance, WikiHow e Whirlpool.
Micro-ondas:
- Melhor micro-ondas: veja 11 modelos para comprar em 2024
- Qual a melhor marca de micro-ondas? Veja guia e modelos à venda
- Como limpar micro-ondas? Saiba lavar por dentro e fora do jeito certo
- Onde não colocar o micro-ondas? Veja 8 lugares proibidos
- O que não pode colocar no micro-ondas? 12 itens que podem explodir
- Como tirar cheiro de queimado do micro-ondas? Veja 3 formas de limpar
Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!