10 receitas TOTALMENTE PROIBIDAS de preparar na sua Air Fryer
Algumas receitas não ficam saborosas, enquanto outras podem causar, além de muita sujeira, danos à fritadeira; confira, a seguir, o que você não deve preparar na sua air fryer
A air fryer possibilita preparar as mais variadas receitas de maneira saudável e rápida. Entretanto, por mais que a fritadeira seja bastante versátil, alguns alimentos não devem ser preparados nela, pois, além de não atingirem o sabor e a textura esperados, podem até danificar o aparelho. Para não estragar a tão esperada refeição, é importante avaliar se a air fryer é realmente a melhor opção para o cozimento.
Alimentos como massas com caldos ou molhos, carnes muito gordurosas e até pipoca, quando preparados na air fryer, podem causar um verdadeiro pesadelo na cozinha, com muita sujeira e fumaça, e, no pior cenário, comprometer a vida útil do eletrodoméstico. Para evitar que você e por essa experiência frustrante, o TechTudo preparou uma lista com dez receitas proibidas de preparar na fritadeira a ar. Veja, a seguir, o que deve ficar longe da sua air fryer.

📝 Black Friday: qual o melhor site para comprar eletrodomésticos? Veja no Fórum TechTudo
O que não preparar na air fryer: confira 10 receitas proibidas
- Pipoca
- Empanado caseiro
- Carne gordurosa
- Queijo
- Macarrão
- Bacon
- Torrada
- Arroz
- Vegetais frescos
- Ovos inteiros
1. Pipoca
Fazer pipoca na air fryer não é recomendado, seja com os grãos soltos ou com as versões de micro-ondas. Isso porque a fritadeira cozinha a partir da circulação de ar em alta velocidade, que pode fazer com que os milhos sejam arremessados pelo compartimento interno e arranhem as paredes do cesto. Eles também podem atingir componentes elétricos, provocando danos ao aparelho. Dessa forma, é melhor optar por fazer a pipoca na a, no micro-ondas ou em uma pipoqueira.

2. Empanado caseiro
Alimentos caseiros empanados, especialmente aqueles preparados com uma massa mais líquida, como anéis de cebola e tempurá, não devem ser fritos na air fryer. A massa tende a escorrer pelo cesto, resultando em uma verdadeira bagunça no eletrodoméstico. Além disso, a fumaça também pode ser um problema, especialmente por conta do resíduo líquido, que tem chances de queimar no interior do aparelho.
Empanados caseiros ou industrializados, aqueles com cobertura mais firme, normalmente à base de farinhas, podem ser levados à fritadeira, mas é interessante realizar certas etapas para garantir um alimento cozido por igual. Após pré-aquecer o aparelho, borrife um pouco de óleo ou azeite nos dois lados das peças e posicione-as no cesto de maneira que preencha apenas uma camada. Deixe assar pelo tempo determinado para o alimento, virando-o na metade do período para fritar uniformemente.

3. Carne gordurosa
Usar a air fryer para cozinhar carnes muito gordurosas, como a picanha, não é muito recomendado, pois é difícil controlar o cozimento para que fiquem no ponto certo, macias por dentro e douradas por fora. Isso pode resultar em uma carne ressecada ou malcozida. Para obter um melhor resultado, prefira os fornos convencionais ou elétricos, que são opções mais adequadas para esse tipo de preparo.

4. Queijo
A maioria dos queijos derrete muito rápido em altas temperaturas, o que torna o uso da air fryer uma má opção, pois podem acabar sujando todo o interior da fritadeira. Caso deseje aquecer o queijo até criar uma crosta, por exemplo, é melhor utilizar uma frigideira. Os alimentos recheados com queijo, por sua vez, podem ser assados no eletrodoméstico, mas é importante ter cautela quanto à temperatura e ao tempo de exposição ao calor do aparelho. Assim, opte por colocar pequenas quantidades por vez no cesto e vigie o preparo para que o queijo não vaze do alimento.

5. Macarrão
O macarrão é uma massa que precisa ser cozida em água, a qual deve ser evitada a todo custo dentro da air fryer, pois o contato do líquido com os componentes elétricos do aparelho pode causar danos permanentes. Apesar de ser possível realizar algumas etapas para a preparação de molhos na fritadeira, como assar alguns ingredientes, o macarrão deve ser cozido na a, a fim de assegurar a durabilidade de seu aparelho.

6. Bacon
Pode ser desafiador tostar o bacon na air fryer, pois, em alta temperatura, sua gordura acaba espirrando, o que pode ocasionar fumaça e odor de queimado. Por outro lado, ao tentar prepará-lo em temperatura mais amena, o resultado será um bacon malcozido e sem a textura crocante que se espera.
Dito isso, se insistir em assar bacon na air fryer, tenha bastante cuidado ao dispor as fatias devidamente separadas, em pequenas quantidades e formando apenas uma camada no cesto. Asse por 10 minutos, virando as tiras na metade do tempo para cozinharem de maneira uniforme.

7. Torrada
Torradas também não dão certo na fritadeira, pois tendem a ficar ressecadas ou tostadas apenas por fora, e podem queimar. Sendo assim, a torradeira é o eletrodoméstico indicado para essa função, pois é prática e consome menos energia elétrica. Caso opte por esquentar pão ou torrada no aparelho, verifique a temperatura e o tempo, a fim de que o alimento não fique seco ou queimado.

8. Arroz
O arroz, assim como outros grãos, não deve ser preparado na air fryer, pois exige cozimento mais lento e em água. Embora seja possível tentar cozinhá-lo no aparelho, utilizando um recipiente que e altas temperaturas, adicionando água e temperos e tampando em seguida, é provável que o resultado não seja satisfatório. Os grãos tendem a não cozinhar de maneira uniforme, e há ainda o risco de a água vazar e danificar a air fryer.

9. Vegetais frescos
Alguns vegetais podem ser feitos na air fryer, desde que o usuário observe o processo de cozimento na fritadeira para que eles não ressequem demais ou carbonizem. A dica é misturar os vegetais com um pouco de óleo ou azeite, posicioná-los no cesto de maneira que não fiquem grudados, e sempre acompanhar para se assegurar de que serão assados uniformemente.
Porém, verduras não devem ser colocadas na fritadeira, pois, como são muito leves, podem “voar” pelo cesto e acabar na parte elétrica do equipamento, além do risco de queimarem por conta das altas temperaturas.

10. Ovos inteiros
Não é uma boa ideia preparar ovos na air fryer, assim como no micro-ondas, já que eles não cozinham corretamente e podem até mesmo explodir. A maneira recomendada para cozinhar ovos continua sendo no fogão, em uma a com água. Se ainda assim desejar preparar ovos na air fryer, ela pode ser uma boa opção para fritá-los, desde que o ovo quebrado seja colocado em um recipiente levemente untado com óleo ou azeite.

Com informações de Southern Living, HuffPost, Instant Pot Eats
Air Fryer:
- Air Fryer: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma
- Air Fryer gasta muita energia? Entenda o consumo e saiba economizar
- Como usar Air Fryer: 10 dicas para iniciantes ou quem já tem uma
- Forma de silicone ou alumínio? Veja o que pode colocar na Air Fryer
- Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Veja 8 lugares proibidos
🎥Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos